segunda-feira, 13 de setembro de 2021

Recordando a história do desenvolvimento das relações de amizade RPDC-Senegal


8 de setembro de 2021 é o dia que marca o 49º aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas entre a República Popular Democrática da Coreia (RPDC) e a República de Senegal.

Acolhendo este dia nós recordamos com emoção a significativa história do desenvolvimento das relações de amizade estabelecidas entre os dois países cruzando o oceano e continente.

Senegal situado no litoral do Oceano Atlântico da parte ocidental do continente africano foi objeto de agressão e dominação colonial dos imperialistas durante muito tempo.

O povo de Senegal empreendeu uma enérgica luta contra a dominação e subordinação dos imperialistas e, por fim, em abril de 1960, logrou a independência do país.

O grande camarada Kim Il Sung apoiou e respaldou com ajuda material e espiritual desinteressada a luta do povo Senegal para eliminar as sequelas da dominação colonial e construir uma nova sociedade.

O grande camarada Kim Il Sung se encontrou pessoalmente com o primeiro presidente de Senegal Léopold Sédar Senghor, e com o presidente de Senegal Abdou Dioup que visitaram nosso país em maio de 1974 e em junho de 1986, respectivamente.

O Presidente Senghor, fascinado pela distinta grandeza, sublime virtude internacionalista e nobres qualidades do grande camarada Kim Il Sung respeitou e venerou infinitamente o grande Líder como um genial estrategista e distinguido político e o presidente Dioup também o elogiou altamente como um extraordinário homem eminente.

Depois do estabelecimento das relações diplomáticas ambos países desenvolveram de modo ativo as relações de amizade e cooperação em vários setores como política, economia e cultura e cooperaram estreitamente nos cenários internacionais defendendo os princípios de respeito à soberania e da não intervenção nos assuntos internos.

Ampliar e desenvolver ainda mais as relações de amizade e cooperação RPDC-Senegal de longa história e tradição conforme à demanda da nova época constituem nossa invariável posição.

Nós, no futuro também, apoiaremos e respaldaremos a luta do povo de Senegal para lograr o progresso social e a prosperidade e nos esforçaremos de modo ativo para desenvolver continuamente as relações de amizade e cooperação entre ambos países.

Pak Yong Hyok, secretário-geral da Associação Coreia-África

Nenhum comentário:

Postar um comentário