terça-feira, 8 de agosto de 2017

Discurso de Ri Yong Ho na Reunião Ministerial do Fórum Regional da ASEAN



Pyongyang, 8 de agosto (KCNA) - O Ministro das Relações Exteriores da RPDC, Ri Yong Ho, fez um discurso na Reunião Ministerial do Fórum Regional da ASEAN realizado em Manila, Filipinas, em 7 de agosto.

Observando que é importante, acima de tudo, estabelecer uma visão correta com a compreensão correta da essência da questão nuclear da península coreana, ele disse:

"Para todos os efeitos, o problema nuclear na península coreana é aquele que foi criado e desenvolvido na atual fase hoje por causa dos Estados Unidos, cuja responsabilidade também cabe apenas aos EUA.

A posse de armas nucleares e ICBM pela RPDC é uma legítima opção de autodefesa diante da ameaça nuclear clara e real colocada pelos EUA contra a RPDC.

No entanto, os Estados Unidos manipularam várias "resoluções de sanções" contra a RPDC no Conselho de Segurança da ONU, disfarçando assim a questão.

Se não existisse a política hostil aplicada pelos EUA há mais de 70 anos contra a RPDC desde o primeiro dia de sua fundação e essa política não tivesse se intensificado com uma chantagem e ameaça nuclear não disfarçada, a questão nuclear da península coreana não existiria.

Para o nosso povo que experimentou distúrbios desastrosos de guerra na península coreana pelos EUA, a poderosa dissuasão de guerra para a defesa nacional é uma opção estratégica inevitável e é um patrimônio estratégico precioso que não pode ser revertido nem trocado por nada.

Nós, em nenhuma circunstância, colocamos as armas nucleares e mísseis balísticos na mesa de negociação. Nem devemos seguir na estrada para reforçar as forças nucleares escolhidas por nós mesmos, a menos que a política hostil e a ameaça nuclear dos EUA contra a RPDC sejam fundamentalmente eliminadas.

Desta vez também, os EUA fabricaram uma nova "resolução de sanções" contra a RPDC no Conselho de Segurança da ONU. A RPDC já deixou sua posição clara de que responderá com fortes medidas de acompanhamento e atos de justiça.

A RPDC, que depende da auto-suficiência e do autodesenvolvimento, como seu modo de existência, pode contrariar completamente a política hostil e os atos dos EUA. Se os EUA atacarem a RPDC com força militar, a RPDC está pronta para ensinar os EUA a lição mais grave de sua história com sua força estratégica nuclear."

Nenhum comentário:

Postar um comentário