domingo, 14 de janeiro de 2018

Junto com o nome de “Saenal”



Entre as publicações que hoje os escolares e os jovens coreanos preferem é o jornal Saenal.

Este jornal impresso serve para dar publicidade aos escolares exemplares, assim como suas experiencias obtidas nas atividades esportivas sócio-políticas. E divulga conhecimentos científicos e técnicos e as obras literárias e artísticas criadas pelos estudantes.

O Saenal, o primeiro jornal revolucionário da Coreia, nasceu em 15 de janeiro de 1928 por iniciativa do Presidente Kim Il Sung.

Naquela época, a Coreia estava sujeita ao domínio militar do imperialismo japonês.

Já nos primeiros dias que empreendeu o caminho da revolução com o grande propósito de restaurar o país, Kim Il Sung, consciente da importância da organização na luta revolucionária, fundou a União para Derrotar o Imperialismo composto por jovens da nova geração e, mais tarde, organizou vários grupos revolucionários, como a Associação das Crianças da Coreia em Jilin, a União da Juventude Comunista da Coreia, a União da Juventude de Paeksan e a União das Crianças Saenal.

A última organização revolucionária para crianças na Coreia foi criada em dezembro de 1926 com os filhos patrióticos da região de Fusong e teve como objetivo lutar para aniquilar os imperialistas japoneses e libertar o país, derrubar a velha sociedade e construir uma nova.

À medida que as organizações revolucionárias se expandiram, Kim Il Sung considerou a mídia de massa necessária para chamar pessoas de diferentes setores para a luta anti-japonesa e decidiu publicar um jornal da UNS. Ele propôs chamá-la de Saenal no sentido de aspirar um novo dia e colocar grande esforço nos preparativos para sua elaboração.

Sob sua meticulosa atenção, os membros da UNS e da UJP publicaram a primeira edição do jornal (100 cópias em caligrafia).



Esta publicação revelou e condenou a ocupação militar da Coreia pelo império japonês e sua política de pilhagem colonial e apontou que somente quando as massas populares, mestres da revolução, lutarem com força unida contra ela, seria possível restaurar o país. E em seus artigos intitulados "Como os latifundiários apareceram?" Como é a forma que eles exploram os camponeses ?, etc., desmascarando as contradições da sociedade de classes e a natureza dos proprietários de terras e dos capitalistas. Além disso,  inseriu artigos que explicam o marxismo-leninismo, o conhecimento científico sobre a história do desenvolvimento da sociedade humana e os dados referentes à iluminação cultural.



O jornal Saenal teve uma grande influência mesmo sendo simples e modesto.

Apesar da intensa vigilância e repressão dos inimigos japoneses, espalhou-se por uma grande área, incluindo Fusong, e inculcou na juventude, crianças e habitantes a consciência anti-japonesa e a esperança para a nova sociedade livre de exploração e opressão, para alcançar o dia da libertação da pátria. E serviu tanto de material de estudo como de propaganda e agitação em massa em vários grupos de massas, como a União da Juventude Anti-Japonesa, a União da Juventude Comunista da Coreia e a Associação das Mulheres Antijaponesas, além da União das Crianças Saenal.



Ele desempenhou um papel importante em dar a visão de mundo a jovens e crianças e exortá-los com energia para a luta patriótica anti-japonesa. A criação deste jornal deu origem a publicações revolucionárias nativas da Coreia.

Hoje, também contribui muito para educar escolares e crianças como pilares excelentes que possuem o conhecimento multifacetado, como futuros trabalhadores confiáveis ​​do país.




*Saenal (새날) em coreano quer dizer "novo dia".

Por: Naenara

Nenhum comentário:

Postar um comentário