quinta-feira, 25 de janeiro de 2018

Exército Revolucionário Popular da Coreia



A partir de Juche 107 (2018), por decisão do Bureau Político do Comitê Central do Partido do Trabalho da Coreia, o aniversário de fundação do Exército Revolucionário Popular da Coreia será no dia 25 de abril, que anteriormente era comemorado a fundação do Exército Popular da Coreia.

A decisão que no momento aparenta ser estratégica de forma a promover um evento grandioso em meio aos Jogos Olímpicos de Inverno de Phyongchang em fevereiro com a ocasião do aniversário do Exército Popular da Coreia, também tem uma base histórica muito coerente.

O Exército Revolucionário Popular da Coreia foi a primeira forças armadas revolucionárias da história da Coreia, fundado em 25 de abril de Juche 1934, pois anteriormente o chamado "Exército" de Guerrilha Popular Anti-Japonesa não tratava-se de forças armadas bem estabelecidas e treinadas. O ERPC representou um avanço decisivo na luta armada anti-japonesa e também uma base importante para a construção de um novo Estado.

Considerava-se então que sendo o Exército Revolucionário Popular da Coreia o antecessor do atual Exército Popular da Coreia fundado em 8 de fevereiro de Juche 37 (1948) por Kim Il Sung, deveria-se comemorar a fundação do exército - que da atual forma é o EPC - na data em que a primeira forças armadas foi fundada.

Contudo, o Bureau Político do Comitê Central do PTC decidiu após vários anos de festividades importantes na data de 25 de abril, trocar no ano que marcaria o 70º aniversário do ERPC (8 de fevereiro) para o que marcará o 70º aniversário do EPC. Em Juche 106 (2017), comemorou-se como data importante o 85º aniversário do EPC.

O ERPC era um exército mais bem preparado, embora não fossem forças regulares, e possuíam armas soviéticas e membros que receberam treinamento dos soviéticos durante um tempo e estavam bem mais bem preparados para o combate com as forças japonesas e avançaram uma ofensiva maior para a libertação da pátria. Outro ponto a se destacar também é que o exército era um de firma convicção ideológica, que defendia a Ideia Juche com armas, sendo um avanço importante da política do Songun que foi iniciada naquele período histórico entre o final dos anos de 1920 e início  dos anos de 1930 quando a luta-antijaponesa se intensificou.


O Exército Revolucionário Popular da Coreia libertou a Coreia do domínio colonial japonês e transformou-se em 1948 em forças armadas regulares, transformando-se no Exército Popular da Coreia, um dos exércitos mais fortes do mundo, imbuído com espírito revolucionário e modernas táticas de combate. O espírito da luta armada anti-japonesa mantém-se vivo no EPC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário