quinta-feira, 30 de novembro de 2017

Samil Wolgan


Samil Wolgan  (1 de março), o órgão da Associação para a Restauração da Pátria (ARP) no período da luta armada anti-japonesa, desempenhou um grande papel em despertar o povo coreano para a resistência nacional anti-japonesa.

Os combatentes revolucionários avançaram com os preparativos para a publicação do órgão em relação à intenção do Presidente Kim Il Sung, mesmo em condições difíceis de travar a sangrenta luta contra os imperialistas japoneses.

O problema mais difícil permaneceu mesmo após a última etapa da preparação para a publicação da primeira edição de Samil Wolgan: a aquisição de equipamentos de impressão. Naquela época, eles tinham apenas um antigo mimeógrafo. Eles também não tinham tinta, rolo, estêncil e papel.
 
Eles resolveram a escassez sozinhos. Quando a tinta estava curta, queimavam a casca de bétula  e pegavam a fuligem recolhida. Eles deixavam a fuligem imersa em óleo e misturavam com tinta fabricada em fábricas, antes de usá-la. Quando o rolo estava desgastado, ferviam uma mistura de cola e resina e derramavam em um molde para fazer um rolo.

Em suas reminiscências "No Transcurso do Século", Kim Il Sung disse que a dedicação extenuante ao Samil Wolgan merece menção proeminente como um protótipo de autoconfiança e coragem.

O número inaugural do Samil Wolgan foi publicado em 1 de dezembro de Juche 25 (1936).

Nenhum comentário:

Postar um comentário