sábado, 24 de junho de 2023

Os estadunidenses se enganaram sobre os coreanos


Na madrugada de 25 de junho de Juche 39 (1950), o Gabinete da República Popular Democrática da Coreia convocou uma reunião de emergência.

Foi porque o exército títere da camarilha de Syngman Rhee, por instigação dos EUA, havia lançado um ataque surpresa contra a metade norte da Coreia naquele dia.

Foi uma guerra total sem declaração.

Até então, os EUA não haviam registrado nenhuma derrota em cerca de 110 guerras durante o período entre sua fundação em 1776, após o massacre dos indígenas na América, e a Primeira Guerra Mundial.

Mas a RPDC havia sido libertada da ocupação militar japonesa apenas cinco anos antes, e o Exército Popular da Coreia havia sido fundado há pouco mais de dois anos.

Todos os participantes da reunião estavam perdidos em vários pensamentos sobre a possível gravidade e ferocidade da guerra. Mas eles ouviram o primeiro-ministro Kim Il Sung dizer ao entrar no salão de reuniões: Os estadunidenses são tão tolos. Eles estão enganados sobre o povo coreano.

Depois de subir à plataforma, ele disse: Os ianques estão olhando para o povo coreano com desdém; como diz o ditado, apenas um pedaço de pau serve para domar um lobo; devemos provar nossos verdadeiros méritos para aqueles que se lançaram sobre nós, sem saber quem somos.

Na reunião, ele proferiu um discurso histórico, intitulado "Eliminemos os invasores por meio de uma contraofensiva decisiva."

Referindo-se ao fato de que os imperialistas estadunidenses, que há muito cometiam provocações para uma guerra de agressão, finalmente provocaram a guerra fratricida instigando a camarilha títere de Syngman Rhee, apesar dos esforços pacientes da RPDC, ele disse: Agora que a camarilha títere de Syngman Rhee desencadeou uma guerra civil, não podemos ficar de braços cruzados; se hesitarmos em lutar neste momento crítico, nosso povo novamente será incapaz de evitar o destino da nação arruinada; devemos lutar contra o inimigo para salvaguardar a independência de nossa pátria e a liberdade e a honra de nossa nação; devemos enfrentar a bárbara guerra de agressão do inimigo com a justa guerra de libertação.

Naquela época, o mundo não conseguia entender sua coragem obstinada e sabedoria militar nem prever o resultado que sua ordem de contra-ataque traria na guerra.

Jang Chang Nam

Nenhum comentário:

Postar um comentário