segunda-feira, 12 de junho de 2023

A primeira guerra imperialista do mundo


Conhecimentos gerais mundiais.

A história registra inúmeras guerras que violaram a soberania de outros países e povos e infligiram grandes desgraças e desastres à humanidade. A maioria delas foram guerras causadas diretamente pelos imperialistas ou por sua intervenção.

A Guerra Hispano-Americana é conhecida como a primeira guerra imperialista do mundo pela redistribuição colonial mundial.

No final do século XIX, o imperialismo estadunidense, que vinha se expandindo por meio de agressões e guerras, tomou as ilhas das Índias Ocidentais e as colônias espanholas no Oceano Pacífico, preparou o posto avançado para a agressão ao leste asiático e partiu para o ataque para conquistar a hegemonia da região latino-americana.

Para realizar esta ambição, em fevereiro de 1898, os imperialistas estadunidenses manipularam a explosão de seu cruzador "Maine" que estava atracado em Havana, Cuba, e declararam guerra depois de colocar a culpa na Espanha.

A Espanha, um império em declínio, rendeu-se após uma série de derrotas na guerra com os Estados Unidos.

Por meio dessa guerra, os Estados Unidos conseguiram roubar as colônias ocupadas pela Espanha e conquistar a hegemonia na América Latina, especialmente no Caribe. De acordo com o Tratado de Paris que foi firmado em dezembro de 1898, Filipinas, Guam e Porto Rico, que haviam sido colônias da Espanha, tornaram-se colônias dos Estados Unidos.

A "vitória" dos EUA foi conquistada através de um temperamento astuto e intrigante. Os EUA usaram habilmente a luta dos povos de Cuba e Filipinas contra os colonialistas espanhóis com uma falsa promessa de "independência". No entanto, depois de atingirem seu objetivo, eles reprimiram impiedosamente sua luta de libertação.

Cuba tornou-se formalmente um “país independente”, mas os imperialistas estadunidenses despacharam uma força de agressão em 1899 e transformaram o país em sua própria colônia.

A Guerra Hispano-Americana mostrou claramente a natureza bandidesca do imperialismo estadunidense e abriu um novo período sangrento de novas agressões e guerras do imperialismo pela redistribuição das colônias.

Rodong Sinmun

Nenhum comentário:

Postar um comentário