quarta-feira, 21 de junho de 2023

Kim Jong Ho


Kim Jong Ho foi um talentoso geógrafo e estudioso realista no período feudal da dinastia Joson (1392-1910).

Nascido em uma família de camponeses na então província de Hwanghae, ele se interessou muito por geografia e cartografia desde os primeiros anos.

Aqui está uma história sobre ele.

Quando tinha 10 anos, ele tentou chegar à periferia de sua aldeia a pé durante todo o dia. Quando o sol se pôs, ele falhou em fazê-lo e voltou para casa.

Quando os pais lhe pediram para não o fazer, disse que era o seu sonho percorrer todos os recantos do país.

Ele cresceu com esse sonho desde a infância e propôs compilar um mapa ao governo feudal coreano várias vezes, mas sem sucesso.

No entanto, ele manteve sua decisão inicial e se dedicou ao desenho do mapa. Com base nos dados que ele havia coletado enquanto viajava por todo o país por um período prolongado e de Phaldo-do (um mapa das oito províncias da Coreia) feito por Jong Sang Gi, seu predecessor, ele fez o mapa Chonggu-do em 1834, que registrou não apenas localizações fisiográficas e formas de montanhas, cadeias de montanhas, rios e lagos, mas conteúdos geográficos históricos e econômicos até certo ponto.

Mas acabou sendo complicado na composição do desenho e impreciso em alguns dados.

A fim de traçar um mapa mais correto, ele conduziu outra pesquisa de campo detalhada de todas as partes da Coreia, do Monte Paektu à Ilha de Jeju, por 27 anos. No decorrer disso, ele escalou o Monte Paektu duas vezes.

Com base em seu estudo e pesquisa de três décadas, ele fez o Mapa Taedongyo em 1861, um mapa completo da Coreia com uma escala reduzida de 1:162.000, e o publicou em blocos de madeira. O mapa mostrava um alto nível de compilação de mapas naqueles dias.

Para dar uma explicação do mapa e informações complementares a ele, compilou Taedongjiji, um livro de geografia (32 volumes em 15 livros) que tratava sistematicamente de cerca de 40 itens, incluindo estatísticas vitais, mercados, impostos, tipos de navios e suas medições e serviços, estações retransmissoras e alfândegas por cidades.

Ele ficou famoso na história da nação coreana por ter prestado serviços ativos para criar o valioso patrimônio geográfico do país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário