terça-feira, 25 de junho de 2019

Resposta ao senhor Manian, correspondente do L'Humanité


27 de julho de 1950.


Pergunta: Qual é a avaliação de Sua Excelência acerca da situação militar de hoje, na Coreia, um mês depois do inicio da guerra?

Resposta: O povo coreano não queria esta guerra, mas sim lutava pela reunificação pacífica do país.

Todavia, os imperialistas ianques e seus lacaios, a camarilha títere sul coreana, desataram a guerra fratricida em nosso país. Os documentos capturados em Seul por nosso Exército Popular testemunham que a guerra provocada pela camarilha títere de Syngman Rhee vinha sendo preparada há muito tempo sob a direção da missão militar dos EUA.

Como já é plenamente evidente, para os imperialistas ianques a guerra fratricida na Coreia lhe é necessária não somente como pretexto para sua agressão armada contra a Coreia, mas também para realizar sua política agressiva em outras regiões da Ásia.

Além disso, a guerra na Coreia é necessária para levar a cabo o pérfido plano dos incendiários de guerra do imperialismo ianque, o projeto de militarizar e fascistizar no futuro os EUA e submeter ainda mais à obediência os povos que subjuga.

Provocando esta guerra, a antipopular camarilha vende-pátria de Syngman Rhee tenta cumprir as instruções de seu amo, os EUA, e manter sua posição que se corrói crescentemente.

Ao desatar a guerra em nossa Coreia, os imperialistas estadunidenses menosprezaram consideravelmente o poderio do coreano. Contudo, nosso Exército Popular, com apoio e ajuda ativos do povo e dos guerrilheiros, libertou três quartos das partes das zonas da Coreia do Sul em um mês de combates; aniquilou a maior parte do exército títere de Syngman Rhee e das tropas agressoras imperialistas ianques, que desembarcaram na terra coreana; esmagou completamente a 24ª divisão do exército estadunidense, e segue avançando com valentia.

Nosso Exército Popular está forjado e adquiriu experiência nos combates, convertendo-se em um exército ainda mais poderoso que antes.

Pergunta: Sua Excelência, acredita que a guerra durará muito tempo ou terminará rapidamente?

Resposta: Nós não pensamos que possamos lograr facilmente o triunfo. Entretanto, o povo coreano está firmemente decidido a lutar até expulsar completamente de nossa Coreia os invasores armados imperialistas ianques e lograr a vitória final.

Pergunta: Qual é o fator que permitirá ao Exército Popular da Coreia vencer os agressores armados ianques?

Resposta: O fator que determinará a vitória do Exército Popular da Coreia é, antes de tudo, que luta por uma causa justa, pela liberdade e independência de sua pátria contra os agressores imperialistas ianques e seus lacaios. Os oficiais e soldados do Exército Popular da Coreia são conscientes disto. O povo coreano, que durante longo tempo padeceu com o domínio colonial, não quer ser escravo dos imperialistas estadunidenses.

O Exército Popular da Coreia conta em sua luta com a ajuda e apoio constantes de todo o povo coreano, assim como o apoio e respaldo dos povos progressistas do mundo inteiro. Todos estes fatos estimulam nosso Exército Popular a realizar façanhas heroicas.

Ademais, há que ressaltar que nosso Exército Popular está equipado com boas armas. Tudo isto contém a garantia fundamental de seu triunfo.

Por outra parte, as tropas agressoras do imperialismo ianque empreendem uma injusta guerra agressiva com vista a converter o povo coreano em escravo e submetê-lo aos monopolistas dos EUA. Tal guerra é desnecessária, desde logo, ao povo, e aos soldados dos EUA. Por isso não é casual que soldados estadunidenses não combatam com valentia na Coreia e se entreguem como prisioneiros ante ao Exército Popular da Coreia.

Pregunta: Os danos causados pelos bombardeios dos aviões do exército agressor ianque podem influir no resultado da guerra? O que o povo coreano pensa das atrocidades cometidas pelos agressores ianques na Coreia?

Resposta: Os agressores imperialistas ianques bombardeiam sem hesitar as cidades e campos da Coreia e assassinam de modo selvagem os habitantes pacíficos. Na guerra esses saqueadores colonialistas pisoteiam flagrantemente o Direito Internacional reconhecido por todo o mundo. Eles continuam bombardeando cidades pacíficas, onde não há nenhum objetivo militar. Também bombardearam indiscriminadamente as zonas habitadas, destruindo moradias, obrigando as pessoas a viverem viver sem lar e assassinando-as aleatoriamente.

Os imperialistas estadunidenses encobrem suas ações bestiais com as resoluções do Conselho de Segurança, aprovadas ilegalmente mediante sua máquina de votação, o que implicou na violação da Carta de la ONU.

Eles mancham a bandeira da ONU com o sangue do povo coreano. A invasão armada dos imperialistas ianques contra a Coreia será marcada como página tenebrosa e suja da história da ONU.

Os imperialistas ianques revelaram abertamente sua natureza sinistra.

Nos tempos passados haviam em nosso país alguns ingênuos que se deixavam enganar por las palavras enfadonhas dos Estados Unidos sobre o “humanitarismo”, porém, após experimentar a amargura na própria carne nos dias de hoje, foi dissipada a ilusão acerca do imperialismo ianque.

Os imperialistas ianques, com sua agressão armada, não poderão quebrar a firme vontade do povo coreano. Sua ferocidade desperta ainda mais ódio de nosso povo contra eles. Estas barbáries não debilitam, mas fortalecem o poderio do povo coreano, que se alçou na luta pela liberdade e independência.

Pregunta: O que Sua Excelência pensa do movimento internacional surgido hoje em todos os países do mundo para apoiar o povo coreano na luta contra a invasão armada dos EUA?

Resposta: Todos os povos progressistas expressam sua indignação pelas atrocidades dos agressores imperialistas ianques contra a Coreia. Em todos os países do mundo ressoam as vozes vigorosas de centenas de milhares de homens e mulheres que exigem: “Imperialistas ianques, saiam da Coreia!”

Esta solidariedade internacional estimula o povo coreano e lhe infunde novo vigor na luta pela liberdade e independência de sua pátria.

Pergunta: Sua Excelência tem algo a transmitir para o povo francês?


Resposta: Em nome de todo povo coreano envio minhas saudações amistosas ao povo francês, amante da liberdade, e aproveito esta oportunidade para destacar nossa gratidão por seu apoio ao povo coreano na luta contra os invasores armados imperialistas estadunidenses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário