sábado, 23 de junho de 2018

Discurso de Kim Jong Il pronunciado em banquete na China em 2010


O Dirigente Kim Jong Il, Secretário Geral do Partido do Trabalho da Coreia e Presidente do Comitê de Defensa Nacional da República Popular Democrática da Coreia, pronunciou um discurso no banquete.

Segue o discurso:

"Estou muito contente de poder visitar de novo a China cumprimentando o cordial convite do respeitado camarada Secretário Geral Hu Jintao e realizar este encontro significativo com ele e outros camaradas chineses.

Antes de tudo, gostaria de expressar meu profundo agradecimento ao camarada Secretário Geral Hu Jintao por haver oferecido este banquete tão suntuoso para nós apesar de sua apertada agenda de trabalho e ter pronunciado um discurso excelente.

Ao mesmo tempo, agradeço o camarada Secretário Geral Hu Jintao, que organizou para nós uma detalhado e minucioso programa de visita às cidade de Dalian e Tianjin, e a outros camaradas do centro e das localidades que nos acolheram cordialmente e nos trataram com suma hospitalidade.

Durante esta visita que realizamos nesta temporada agradável quando a China acolheu a nova primavera após resistir às nevadas e ao frio mais intensos a cabo de várias décadas, visitamos a região nordeste da China, onde queríamos visitar desde muito antes, percebendo na própria pele o sentimento de amizade do amigável povo chinês mais cálido que estes dias primaverais que chegam segundo a lei da natureza.

Durante esta visita, fomos testemunhas presenciais das novas mudanças surpreendentes para todo o mundo que sob a direção do Partido Comunista da China liderado pelo camarada Secretário Geral Hu Jintao, alcançam os habitantes da região nordeste da China em todos os domínios como a política, a economia e a cultura segundo a estratégia de desenvolver esta zona, base industrial de larga historia.

Em particular, ficamos muito impressionados com o renovado aspecto de Dalian e Tianjin, que no século XIX, foram esquartejadas e pisoteadas sendo terrenos concedidos às potências imperialistas e cenários da batalha entre elas para ampliar a zona de sua influência e que hoje se transformaram de maneira irreconhecível eliminando completamente o atraso secular.

Hoje em dia, centenas de milhares de habitantes chineses, maltratados e humilhados no passado, constroem com grande ânimo a potência socialista próspera no extenso território chinês.

Esta realidade comovedora nos faz conhecer bem que a política do PCCh é a mais justa que convém à realidade da China e manifesta sua vitalidade em todas partes do país.

Os acontecimentos admiráveis, que se produzem hoje na China socialista, voltam a confirmar esta verdade presente em uma canção: 'Sem o Partido Comunista não há a nova China'.

O fato de que tudo caminha bem na China, nosso vizinho-irmão, deixa mais firme nossa convicção de que é invencível o socialismo que optamos e mantemos.

Estamos muito seguros de que o fraterno povo chinês, unido com mais firmeza em torno do Comitê Central do Partido encabeçado por seu Secretario Geral, camarada Hu Jintao, construirá uma sociedade socialista desenvolvida harmoniosamente ao materializar cabalmente o espírito do 17º Congresso do PCCh sob a grande bandeira do socialismo ao estilo da China e tomando por guia diretriz a teoria de Deng Xiaoping, o fundamento da ideia de "3 representantes" e a concepção de desenvolvimento cientifico, e realizará sem falta a reunificação total de todo o país.

Desejo de todo coração que ao materializar cabalmente por agora as tarefas apresentadas na terceira sessão da 11ª legislatura da Assembleia Popular Nacional, o povo chinês cumpra neste ano todas as metas de desenvolvimento econômico e social do 11º plano quinquenal, mantenha o desenvolvimento econômico estável e sustentável e volte a manifestar o poderio da China em prosperidade auspiciando com êxito a Exposição Mundial de Shanghai inaugurada solenemente e aos futuros Jogos Asiáticos de Guangzhou.

Ao visitar esta vez a região nordeste da China, histórica testemunha da amizade Coreia-China, pudemos confirmar novamente o valor desta amizade, riqueza comum que foi preparada faz muito tempo pelo camarada Presidente Kim Il Sung liderando a sangrenta luta comum anti-japonesa junto com os revolucionários chineses da velha geração e nos foi herdada.

Estamos agradecidos de que o coletivo da direção central do partido chinês prestou profunda atenção ao fortalecimento e desenvolvimento das relações de amizade dando-lhes sempre muita importância desde o ponto de vista estratégico e enviando seu apoio e respaldo sinceros à causa socialista de nosso povo.

Os tradicionais vínculos de amizade Coreia-China, que superaram de século após século as provas da história de toda índole, impulsionam energicamente a luta dos povos dos dois países pela causa socialista e contribuem grandemente apara a paz e a estabilidade da Península Coreana, do Nordeste Asiático e do resto do mundo.

Depois de definir o ano passado como 'o ano de amizade Coreia-China' pela primeira vez na história, nossos dois países intercambiaram visitas das delegações de alto nível e celebraram bem as significativas atividades mostrando assim ao interior e ao exterior a inabalável amizade Coreia-China.

Estou contende de que se consolida e se desenvolve continuamente a amizade Coreia-China arraigada profundamente no coração dos povos de nossos países.

Especialmente, estou muito satisfeito de que esta visita a China tenha sido uma magnífica oportunidade para ampliar a confiança mútua e aprofundar ainda mais o entendimento reciproco.

Também no futuro ao igual que no passado, nosso partido e o governo da República seguirão fazendo ingentes esforços para fortalecer e desenvolver mas globalmente e dinamicamente a amizade Coreia-China, nossa riqueza comum."

Link (em espanhol): https://bit.ly/2tovV2C

Nenhum comentário:

Postar um comentário