sexta-feira, 16 de dezembro de 2022

Os raios do Sol que iluminaram o território africano


Passaram 11 anos desde o falecimento do grande camarada Kim Jong Il, grande homem sem igual no mundo e Sol da humanidade progressista do mundo.

Neste dezembro de saudade, nós recordamos com emoção sobre a abnegação e esforços dedicados pelo grande General para o desenvolvimento das relações de amizade com os países africanos.

Há 58 anos, em outubro de 1964, o grande General se encontrou com os membros da delegação do Partido e governo da República de Mali que visitou nosso país.

O grande General averiguou detalhadamente sobre a saúde e as condições de hospedagem e comida da delegação e disse como segue:

"Embora RPDC e Mali estejam em diferentes latitudes e longitudes e se diferenciem em cor da pele e costumes, ambos povos têm a esperança comum de construir uma nova sociedade.

E, em seguida, o grande General deu instruções valiosas sobre a construção de uma nova sociedade em Mali dizendo que é necessário ter o espírito de apoio nas próprias forças para construir um país independente sem ser subordinado a outros.

Depois de haver escutado os ensinos valiosos do grande General, o primeiro ajudante do Presidente disse com emoção que os donos de Mali são os malineses e que a construção de um novo Mali deve ser realizada com as forças dos malineses, e enfatizou que guardariam isso como sua fé política.

Em março de 1984, o grande General recebeu a notícia de que Sékou Touré, presidente da Guiné que era tão eminente que o consideravam como “pai da África”, havia falecido, lamentou muito e tomou medidas detalhadas sobre o envio de nossa delegação de condolências.

Ademais, quando o governo de Senegal nos solicitou a cooperação necessária para a construção do Monumento da Renascença Africana que seria levantado em seu país, o grande General Kim Jong Il enviou aos especialistas hábeis e fez construí-lo como o melhor monumento memorial no continente africano e símbolo de amizade.

O Presidente de Senegal, emocionado pelo nobre dever moral internacionalista do grande General, lhe expressou respeitosamente um sincero agradecimento no discurso proferido na cerimônia de revelação do monumento memorial realizada em abril de 2010 na ocasião do 50º aniversário da independência.

Didier Ratsiraka, Presidente de Madagascar que visitou nosso país em outubro de 1985, outorgou com sentimento de infinita veneração ao General que apoiou e respaldou com sinceridade a construção da nova sociedade dos países africanos a “Ordem da Grande Cruz Nacional” de primeira classe e muitos personagens de alto escalão dos círculos político e social da região entregaram com respeito as condecorações, medalhas e presentes.

As façanhas imortais do grande General realizadas para o desenvolvimento das relações com os países africanos serão guardadas com esmero na alma de todos nós através das gerações e séculos e brilharão eternamente.

No futuro também, nós apoiaremos invariavelmente os esforços dos povos africanos para rechaçar as intervenções das forças estrangeiras, lograr a unidade nacional e assegurar a paz e estabilidade da região e contribuiremos de modo ativo ao fortalecimento e desenvolvimento das relações de amizade e cooperação com os países africanos segundo a demanda da nova época.

Song Se Il, Presidente da Associação Coreia-África

Nenhum comentário:

Postar um comentário