sábado, 31 de dezembro de 2022

Impulsionemos fortemente a instituição das leis e o desenvolvimento integral do Estado tomando a Constituição Socialista do Juche como arma única



Informe do camarada Choe Ryong Hae, membro do Presidium do BP do CC do PTC, primeiro vice-presidente da Comissão de Assuntos Estatais e presidente do Presidium da APS da RPDC, no ato comemorativo pelo 50º aniversário da instituição da Constituição Socialista da RPDC. 26 de dezembro de Juche 111 (2022)

Camaradas!

Faz 50 anos desde que a Constituição Socialista de nossa pátria, a República Popular Democrática da Coreia, foi promulgada.

É um dia muito significativo para que olhemos para trás com orgulho da gloriosa história de meio século da genuína Constituição do povo e carta política do grande Juche, em que foram materializados incessantemente seus nobres princípio e ideal, e tomá-la como única arma poderosa do desenvolvimento do Estado.

Em 27 de dezembro de Juche 61 (1972), aqui mesmo no Palácio de Congressos Mansudae, foi adotada por unanimidade a "Constituição Socialista da República Popular Democrática da Coreia" redigida pessoalmente pelo grande Líder camarada Kim Il Sung.

Não podemos pensar à parte de nossa Constituição Socialista, que assegurou firmemente a construção do sistema social de nosso país e assegura a garantia dos direitos e interesses do povo, na marcha heroica de hoje que impulsiona a base definitiva da prosperidade nacional e cumpre uma por uma as metas audazes de um país rico e poderoso militarmente e na história de luta imortal que fertilizou a rota de avanço inexplorada com esforços incansáveis e fé na vitória certa mantendo no alto a bandeira do socialismo do Juche sem conhecer frustração e hesitação mesmo diante das severas provas e dificuldades.

Neste momento, o povo de todo o país que tem à sua frente o ano novo de 2023, que marcará o 75º aniversário de fundação da República, e se despede de 2022 sem esquecer os orgulhosos êxitos logrados, em que criou e lutou invariavelmente sob a direção destacada do partido enfrentando dificuldades sem precedentes desde a fundação do país, gravou em seu coração nossa Constituição como bandeira absoluta mais preciosa que veio impulsionando vigorosamente o forte avanço da construção do Estado socialista jucheano.

Nesta ocasião muito significativa, expresso a mais cálida gratidão e máxima glória ao estimado camarada Kim Jong Un, que vem fortalecendo energicamente o poderio do sistema social de nosso país com excelente liderança e ideia, e o máximo respeito ao grande Líder camarada Kim Il Sung e ao grande Dirigente camarada Kim Jong Il que prepararam a firme base legal que assegura a felicidade e a prosperidade eterna do povo e de nosso país e abriram nova época da construção do Estado socialista.

Camaradas!

A Constituição Socialista de nosso país é a Constituição revolucionária e mais popular que materializa a imortal Ideia Juche e carta política original sem precedentes na história mundial de legislações.

A proclamação da Constituição, precisamente a lei básica que regula a existência e o desenvolvimento do sistema social do Estado, é uma tarefa muito importante e prioritária na construção do Estado.

Nossa Constituição é uma Constituição Popular que foi proclamada refletindo a vontade geral de todo o povo e preparada com base nisso na luta revolucionária pela realização dos interesses e demandas independentes das massas populares.

O camarada Kim Il Sung, grande Líder do povo, preparou a raiz histórica da Constituição da República no "Programa de 10 pontos da Associação para a Restauração da Pátria" e no programa político do Governo Revolucionário Popular já no período severo da luta armada antijaponesa, e fez com que fosse proclamada a Constituição democrática e popular segundo as circunstâncias peculiares do país na época, a demanda do povo e o caráter da revolução após a libertação.

Com a fundação da República em setembro de Juche 37 (1948), nosso povo, que contava com sua primeira Constituição do Estado, realizou com sucesso a revolução socialista em um curto período histórico e logrou mudanças transcendentais em todas esferas da vida social do Estado impulsionando a construção socialista.

O grande Líder, compreendendo profundamente as demandas da nova época da realização da causa revolucionária e a realidade da República transformada em Estado socialista armado com poderosa base independente, dirigiu e organizou sabiamente o trabalho para preparar uma Constituição adequada à natureza do sistema socialista de nosso país que se baseia na primazia das massas populares.

A Constituição Socialista, promulgada na histórica Primeira Sessão da V Legislatura da Assembleia Popular Suprema, foi redigida pessoalmente pelo grande Líder que se dedicou de corpo e alma para expressar em cada palavra e artigo a materialização cabal a filosofia política da independência e o ideal de Iminwichon (considerar o povo como o céu).

A apresentação e proclamação da Constituição Socialista estabeleceu um estrutura institucional e legal sólida para fortalecer e desenvolver incessantemente nossa República como genuíno Estado do povo.

A superioridade do sistema socialista reside no fato de que as massas populares, que são a base e o fundamento do Estado e são responsáveis por seu desenvolvimento, tornam-se mestres do Estado e da sociedade, e o Estado serve às massas populares.

Contudo, o estabelecimento do sistema socialista não materializa automaticamente o caráter popular do Estado socialista, mas quando todas atividades do Estado são subordinadas e aspiram à proteção e defesa dos direitos e interesses das massas populares, e quando isso é firmemente garantido por lei, a revolução e a construção podem ser impulsionadas exitosamente e a vitalidade do socialismo pode ser plenamente demonstrada.

Em nossa Constituição Socialista, os princípios para oferecer bem-estar e todo tipo de benefícios e conceder substancialmente o papel e status de dono de todas as coisas ao povo são estipulados claramente por lei.

Tudo, desde a relação de propriedades dos meios de produção e a soberania nacional, até a liberdade de atividades sociais e culturais, o direitos à educação, trabalho e descanso, e o direito à votar e concorrer nas eleições concedido aos cidadãos são codificados em nossa Constituição segundo o caráter independente e criador das massas populares.

A ideia de dar primazia às massas populares, que faz com que tudo sirva ao povo e que todos os problemas que se apresentam na revolução e na construção sejam resolvidos pela força deste, é um princípio fundamental que penetra na Constituição Socialista, e precisamente aqui está a superioridade e o caráter peculiar de nossa Constituição.

Nossa Constituição apresenta integralmente questões de linha e de princípios decorrentes do direcionamento completo da construção do Estado e do desenvolvimento da sociedade à realização dos interesses independentes do povo.

Nossa Constituição Socialista, que regula claramente e de forma compreensiva os deveres dos órgãos estatais, tarefas de luta e meios para cumpri-los, as tradições revolucionárias e a ideia reitora da República, e estabelece legalmente na Constituição Socialista escolhida pelo próprio povo os êxitos preciosos logrados sob a direção do partido, serve como regra precisa para a construção e atividades do Estado.

Diferente das constituições de outros países que regulam preferencialmente o sistema de organismos estatais, nossa Constituição coloca política, economia, cultura e defesa nacional como capítulos independentes e regula os princípios básicos e tarefas de luta para desenvolver todas esferas da vida social do Estado, sendo uma carta completamente original em sua estrutura e conteúdo.

Essa é mais uma característica importante da Constituição Socialista de nosso país que assegura firme, legal e institucionalmente a causa revolucionária das massas populares e garante substancialmente a vida criativa e independente às massas populares segundo a demanda natural do sistema socialista.

Nossa Constituição Socialista, que tem firme caráter criativo, revolucionário e popular sem paralelo na história mundial de legislações, tornou-se a lei do próprio povo, recebendo apoio absoluto de toda a população, e é uma arma poderosa que impulsiona vigorosamente a causa revolucionária do Juche e a construção do Estado próspero mesmo diante de quaisquer ventos e marés.

O principal caráter revolucionário da Constituição Socialista de nosso país é que ela é o código do líder.

A luta das massas populares pela independência é essencialmente uma causa do líder, e defender e aderir às façanhas e ideia do líder deve ser a principal missão da Constituição Socialista.

Assim como a história de nossa República não pode ser pensada em separado da causa dos grandes líderes, a história da Constituição Socialista de nosso país é a história da Constituição do líder consistente com a ideia e feitos de direção dos líderes.

A Constituição Socialista de nosso país, que compila as façanhas revolucionárias imortais dos grandes líderes que guiaram sabiamente a luta pela independência e o socialismo, foi nomeada como Constituição de Kim Il Sung segundo o invariável desejo e vontade de todo o povo no 1º período de sessões da 10ª Assembleia Popular Suprema realizada em setembro de Juche 87 (1998) e foi mais desenvolvida aprofundada sendo formulada como Constituição de Kim Il Sung e Kim Jong Il no 5º período de sessões da 12ª Assembleia Popular Suprema 

Nossa Constituição Socialista define o preâmbulo como uma parte constituinte independente e importante, defende e adere às façanhas e ideia dos camaradas Kim Il Sung e Kim Jong Il na direção do Partido do Trabalho da Coreia e exalta do grande Líder camarada Kim Il Sung e o grande Dirigente camarada Kim Jong Il como líderes eternos da Coreia Juche, e comprova em nome e realidade seu nome de Constituição do líder ao regular explicitamente acerca de que se deve cumprir até o fim a causa revolucionária do Juche, desenvolvendo-a e continuando-a.

A história da Constituição Socialista de nosso país é um período glorioso em que foi demonstrada plenamente sua superioridade e enorme vitalidade como código do grande líder, da revolução e do povo no curso da complicada luta revolucionária que continua ao longo dos séculos.

A Constituição Socialista, que reflete a invariável demanda e aspiração de todo o povo e a perspicácia e o nobre amor à pátria dos grandes líderes que levantaram como pilares firmes os princípios fundamentais da construção do Estado e previram o futuro de centenas e milhares de anos do cumprimento da causa socialista, é uma sólida guia da vida social e desenvolvimento do Estado e uma poderosa arma de luta e progresso.

A Constituição Socialista da República desempenhou um papel verdadeiramente importante e grandioso na realização da causa de modelar toda a sociedade segundo a Ideia Juche.

Sob a firme garantia da Constituição Socialista, a unidade e unificação ídeo-política de todo o povo, que tem como centro o líder na trajetória histórica em que as três revoluções (cultural, tecnológica e ideológica) foram impulsionadas vigorosamente, se tornaram mais sólidas, e nosso país brilhou diante de todo o mundo como realidade socialista prometedora e mais poderosa que logrou prosperidade e civilização e faz avançar a revolução e a construção com as próprias forças e próprio método tendo como base a fidelidade patriótica das massas populares, implementando cabalmente os princípios de independência, autarquia e autodefesa.

Com base na Constituição Socialista, várias leis setoriais como a Lei do Trabalho Socialista, a Lei da Terra, a Lei da Saúde Pública Popular e a Lei sobre o cuidado e educação das crianças, foram promulgadas e aplicadas preparando uma firme base legal para fortalecer incessantemente o poderio do socialismo ao nosso estilo e elevar ainda mais o papel e status das massas populares como donas dos meios de produção e do poder do Estado.

A função e o papel do Poder Popular foram aprimorados de forma abrangente, e as forças política, econômica e militar do país foram consolidadas na vigorosa luta pela construção da pátria rica e próspera.

Todas as conquistas na construção de nosso Estado, que adquiriu esplendidamente a imagem de uma sociedade socialista superior nas massas populares junto com o apogeu da época do Partido do Trabalho, são um claro testemunho da força e vitalidade da Constituição Socialista do Juche.

Nossa Constituição cumpriu perfeitamente sua missão de defender firmemente e desenvolver o socialismo que é a vida de nosso povo.

Em meados da década de 1990, quando se aproximava a batalha decisiva que decidiria se nosso povo se tornaria escravo do imperialismo ou um bastião da independência, nosso partido levantou no alto a bandeira do Songun para defender a todo custo o socialismo, a pátria e o destino do povo.

O sistema de aparatos estatais centrado na defesa nacional, que assegurou firmemente por lei a política Songun de nosso partido, teve uma significância excepcional em fortalecer ainda mais o Governo da República, defender o socialismo e os ganhos da revolução conquistados ao custo de sangue e preparar um trampolim para a construção da potência.

Graças à sólida base legal do combate em defesa da pátria e do socialismo, nosso Estado garantiu perfeitamente a estabilidade sócio-política mesmo em tempos de duras adversidades, conquistou vitória após vitória no grande confronto com as forças da aliança imperialista e emergiu como potência militar, ideológica e política invencível.

Nosso povo, que desfruta de uma vida independente e criadora sob a política popular dispensada invariavelmente pelo partido e pelo Estado mesmo nos momentos difíceis, sente na prática a vitalidade da Constituição Socialista, a qual este apoia e considera como o precioso do sistema socialista que cuida, protege e se responsabiliza pela vida genuína das pessoas. Portanto, são considerados como grande orgulho da vida, ademais de ser um dever cívico, os esforços e devoção patrióticos pelos assuntos estatais, colocando-os à frente dos assuntos domésticos, e lutar resolutamente diante de quaisquer adversidades em defesa do sistema socialista e da lei do precioso povo, pelo grande partido e o Estado socialista. 

Nossa Constituição Socialista é uma arma política poderosa que permite ao nosso Estado socialista jucheano alcançar um desenvolvimento ininterrupto sem perder seu frescor e resiliência e aumentar sua força e prestígio nacional.

Olhando para os 50 anos passados, nos quais o século mudou e as gerações mudaram várias vezes, pode-se dizer que a maior mudança política no cenário internacional foi a deterioração e o colapso de não poucos Estados socialistas.

Isso não ocorreu de forma alguma porque a ideologia socialista era errônea ou porque as aspirações e desejos das pessoas haviam mudado, tampouco era um processo do desenvolvimento social que deveria ser vivenciado.

O fracasso e a frustração, a estagnação e o retrocesso na construção do Estado socialista são também diretamente relacionados com a garantia legal da construção do Estado.

Como a Constituição do Estado Socialista é uma arma legal que contribui verdadeiramente ao cumprimento da causa revolucionária e da causa da independência das massas populares, deve definir claramente os meios e tarefas a serem mantidas no desenvolvimento geral e na construção da lei do Estado, assim como estabelecer de forma legal os êxitos já logrados cumprindo adequadamente com sua missão.

O fracasso na construção do Estado socialista em vários países no século passado deixou como lição que se deve fortalecer constantemente o papel e a função da lei e especificar em momento apropriado na Constituição, que é a lei fundamental, o programa de ação que corresponda aos interesses e aspiração do povo e às demandas da revolução, exibindo intensa vitalidade diante das metas e do ideal do socialismo e frustrando as persistentes manobras de obstrução das forças hostis e reagindo à imprevisibilidade da mudança da situação.

A nova época da revolução do Juche é a mais gloriosa em que se escreve um novo capítulo na construção da lei socialista e grandes mudanças são logradas no desenvolvimento do Estado.

No novo século do Juche, nosso povo fez avançar vitoriosamente a revolução e a construção ao cumprir cabalmente com as demandas da Constituição Socialista mesmo em contínuas e inesperadas condições severas que ameaçavam seriamente o desenvolvimento do Estado, enfrentando dificuldades e desafios inimagináveis no passado.

O estabelecimento do novo sistema de aparatos estatais, tendo a Comissão de Assuntos Estatais como núcleo, foi uma nobre expressão da vontade inabalável de nosso povo de levar a cabo até o fim a causa socialista sob a direção única do grande líder e a carta política que preparou o fundamento de longo prazo para a prosperidade eterna da Coreia Juche.

Como a Comissão de Assuntos Estatais passou a administrar e dirigir a totalidade dos trabalhos estatais como a construção econômica e a construção da defesa nacional, ocorreu uma nova transformação na luta de nosso povo pela realização do plano de construção da potência do Partido do Trabalho da Coreia.

A preparação do ambiente e condições que asseguram a vitória do socialismo ao nosso estilo impulsionando adequadamente a construção da capacidade de defesa nacional autodefensiva sob uma poderosa garantia legal foi o êxito mais admirável logrado no desenvolvimento do Estado.

A adoção da lei sobre consolidar a posição de Estado nuclear autodefensivo em resposta à crescente ameaça de guerra nuclear das forças hostis serviu como oportunidade transcendental para fortalecer em grande medida a força de dissuasão de guerra de nosso Estado e cumprir a nova linha de desenvolvimento paralelo do partido.

Nosso partido apresentou a conclusão da grande causa da construção das forças armadas nucleares do Estado como tarefa de máxima importância da construção do Estado poderoso e logrou uma vitória milagrosa que pôs para sempre um ponto final na história de chantagem nuclear unilateral dos EUA contra nós ao realizá-la brilhantemente.

Como é levantada uma grande mudança no fortalecimento da capacidade de defesa do Estado, nosso país emergiu como potência militar mundial tanto nominalmente como na prática, e a época de primazia ao nosso Estado, a época da potência mais digna na história nacional de 5.000 anos, foi aberta.

A legalização da política das forças armadas nucleares do Estado, que foi executada em setembro passado, demonstrou ao mundo a audácia e bravura da Coreia Juche que é uma digna potência nuclear que defende resolutamente a soberania e os interesses nacionais e a decisão independente de nosso partido e governo. Foi um evento histórico da nação que lançou as bases para a prosperidade nacional preparando aparatos políticos e diretivos capazes de assegurar firmemente até o futuro distante a segurança eterna do Estado e do povo.

Com este grande evento histórico, que nem mesmo os países que se dizem potências nucleares se atreveriam, o prestígio nacional da Coreia Juche, que possui capacidade e força prática para acabar com a tirania imperialista, se tornou mais brilhante como centro da política mundial, e a marcha geral de todo o povo para o desenvolvimento integral do socialismo foi ainda mais acelerado com firme base legal.

Sob a direção e ideia de construção da lei original de nosso partido, o sistema legal do Estado que se baseia na Constituição Socialista foi completado e foi logrado um grande progresso no aprimoramento do papel da lei na vida social do Estado.

A teoria e ideologia do estimado camarada Secretário-Geral sobre o desenvolvimento e fortalecimento de nosso país como genuíno Estado do povo, onde a lei defende o povo e o povo cumpre a lei, materializando o ideal da primazia das massas populares, é uma guia programática da construção da lei jucheana que possibilita impulsionar vigorosamente a construção socialista ao tornar todo o povo como verdadeiro dono da lei e encarnação da consciência revolucionária de cumpridor das leis, e assegura confiavelmente por meio da lei a materialização da política popular do partido e do Estado.

Nossas leis, que impulsionaram ativamente o trabalho para completar o sistema legal por esferas em correspondência com as demandas da realidade em transformação, os interesses e demandas do povo no princípio de assegurar adequadamente os princípios políticos, o realismo e o espírito de serviço ao povo, foram ainda mais desenvolvidas e fortalecidas como arma poderosa da construção da potência socialista.

Numerosas leis setoriais como a Lei de recursos subterrâneos, a Lei de administração urbana, a Lei de asseguramento da educação (edificação) para os jovens e a Lei de implementação do ensino obrigatório geral de 12 anos, foram recentemente promulgadas, ou alteradas e complementadas, e foram logrados preciosos frutos na execução da linha e política do partido que as materializou na vida social e na administração do Estado.

Embora nosso partido e Estado se encontrem em condições difíceis e haja muitas coisas a serem feitas, o assunto de cuidado das crianças foi definido como política prioritária e mais importante e foi regulada por lei e é desenvolvido vigorosamente em nosso país o trabalho para assegurar excelentes condições de criação às futuras gerações.

A Lei de desenvolvimento do campo rural socialista, que definiu questões importantes que se apresentam na realização do novo programa da revolução rural, e outras relacionadas, foram adotadas e foram preparados êxitos práticos no desenvolvimento rural da nova época em escala nacional com execução resoluta.

É uma vitória preciosa que nosso país tenha superado no curto período de 90 dias a crise inesperada após estabelecer um novo recorde na história profilática mundial impedindo o influxo do vírus maligno durante dois anos e três meses em meio à crise global de saúde pública.

Nosso partido e governo, que colocam a segurança da vida do povo em primeiro lugar nos trabalhos do Estado, seguiram rigorosamente as medidas legais para responder às mudanças na situação profilática, completando ainda mais e dividindo em segmentos a lei de profilaxia de emergência, e neste curso reforçaram ainda mais a capacidade profilática e a capacidade de resposta à crise do Estado.

Graças à direção refinada do partido, foi lograda uma virada transcendental na vida de observância da lei socialista.

A lei tem como premissa sua execução completa, e seu poder e superioridade são demonstrados através da obediência consciente dos membros da sociedade.

A totalidade dos trabalhos judiciais, incluindo o trabalho para estabelecer o temperamento revolucionário de observância da lei em toda a sociedade e o trabalho para a execução da lei, se orientam firmemente a impulsionar a construção socialista e defender nossa unidade monolítica, e o sistema e a ordem pública foram ainda mais fortalecidos em todas esferas.

Uma atmosfera social coletivista e patriótica está crescendo em todo o país com a intensificação do trabalho para proteger os jovens das ideias e culturas reacionárias, defender estritamente as disposições legais do Estado e fazer com que os funcionários e trabalhadores tenham uma correta consciência de observância da lei.

A sublimação incessante da primazia do nosso Estado como sentimento ideológico de todo o povo e a promoção segura, com firme garantia legal, do rápido desenvolvimento de nossa República que aspira à potência, ao avanço e à modernidade, é a realidade orgulhosa da grande época de Kim Jong Un.

Ter reforçado firmemente o sistema social do Estado socialista ao nosso estilo, guiando a elevar constantemente o papel e a capacidade legal e governamental dos órgãos do poder do Estado e aclarado brilhantemente os problemas práticos e teóricos que se apresentam na construção da lei jucheana foram façanhas imortais pela causa da construção da potência que foram acumuladas pelo estimado camarada Kim Jong Un.

O Partido do Trabalho da Coreia, que registrou a mais longa história de partido no poder na história do movimento revolucionário mundial, mantém a Constituição Socialista mais avançada como uma arma poderosa e estabeleceu como temperamento nacional peculiar servir com total entrega ao povo e defender os interesses e demandas deste, guiando em nosso país o desenvolvimento integral e a construção da lei do Estado de forma mais precisa e perfeita.

Nossa Constituição, que faz materializar perfeitamente os princípios socialistas e independentes na construção do Estado e serve ao povo considerando este como ente mais sagrado, é uma riqueza preciosa de nossa República e todos seus cidadãos.

Nossa Constituição, como arma que promove fortemente a construção da potência socialista, continuará cumprindo satisfatoriamente sua missão histórica original.

Neste momento, quando olhamos com orgulho para o sagrado desenvolvimento da grande carta política socialista, expressamos mais uma vez nosso fervoroso apoio à Constituição Socialista de nosso país, que é a poderosa e mais avançada do mundo, com o consenso de todo o povo coreano.

Camaradas!

Em nossa Constituição Socialista, as façanhas revolucionárias imortais do grande Líder camarada Kim Il Sung e do grande Dirigente camarada Kim Jong Il foram sintetizadas, e foram condensados o futuro da pátria poderosa e próspera e a linha de vida da construção do Estado que não pode ser cedida em nenhuma circunstância.

É uma grande honra para nosso Estado e povo possuir uma grande carta política que conduz vigorosamente à realização do grande ideal e apoia solidamente o socialismo ao nosso estilo até os dias da construção da sociedade comunista.

O Governo da República acelerará uma nova era de grande rejuvenescimento nacional apegando-se firmemente, como única arma, à Constituição Socialista do Juche que é uma nobre herança revolucionária do grande Líder e do grande General.

Todo o povo deve se levantar vigorosamente na luta pelo desenvolvimento integral do socialismo ao nosso estilo apoiando por todos os meios a direção e ideia do estimado camarada Kim Jong Un, que é o grande líder de nosso Estado.

Os funcionários e órgãos governamentais devem se esforçar devotadamente para executar perfeita e corretamente as políticas populares do partido e do Estado tomando firmemente o lema prático e patriótico de servir ao povo com total entrega.

Nosso país prosperará ainda mais quando todos cidadãos vivam e lutem como verdadeiros trabalhadores socialistas que dedicam o coração patriótico sinceramente pelo desenvolvimento e prosperidade do país e observem estritamente as leis e normas do Estado de forma voluntária, pensando nos interesses estatais antes dos interesses como cidadão.

Camaradas!

A história de 50 anos da Constituição Socialista gravou como crença imutável a verdade de que a elevada dignidade e o prestígio da República e a grande vitória e glória podem continuar por mais 500 ou 5.000 anos somente sob a direção de nosso partido.

À medida que se luta pela abertura de nova fase de vigoroso desenvolvimento estatal segundo nossa agenda, vontade e desejo, aumentam os desafios e dificuldades que obstaculizam o caminho.

No entanto, por contarmos com a direção do invencível Partido do Trabalho da Coreia, nossa sagrada causa de levantar uma potência socialista, um país do povo rico e poderoso, será cumprida sem falta.

A Constituição Socialista, que assegura firmemente o desenvolvimento e fortalecimento do sistema social de nosso Estado que é centrado nas massas populares, será eterna junto com a gloriosa história do Partido do Trabalho da Coreia que abre nova época de grandes mudanças nunca antes vistas na história nacional e se responsabiliza pelo destino do povo.

Que todos lutemos mais vigorosamente pela prosperidade infinita de nosso grande Estado, por sua causa sagrada e nobre ideal.

Viva o estimado camarada Kim Jong Un, grande líder de nosso partido e Estado e bandeira de todas vitórias e glórias!

Viva a República Popular Democrática da Coreia, nossa pátria gloriosa!

Viva a Constituição Socialista da República Popular Democrática da Coreia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário