A convite do camarada Xi Jinping, Secretário-Geral do Comitê Central do Partido Comunista da China e Presidente da República Popular da China, o estimado camarada Kim Jong Un, Secretário-Geral do Partido do Trabalho da Coreia e Presidente de Assuntos Estatais da República Popular Democrática da Coreia, realizou uma visita à República Popular da China de 2 a 4 de setembro, para participar das comemorações do 80º aniversário da vitória na Guerra de Resistência do Povo Chinês contra o Japão e na Guerra Mundial Antifascista.
Esse encontro, ocorrido seis anos após o anterior, constituiu mais uma reunião histórica entre os máximos dirigentes dos dois partidos e dos dois países, demonstrando ao mundo a vitalidade, a solidez e o caráter contemporâneo da amizade China-RPDC, e representando uma ocasião importante para o desenvolvimento ainda mais estreito das relações de amizade e cooperação entre ambos.
Com os máximos dirigentes segurando firmemente o leme, um novo capítulo das relações China-RPDC continua se desenvolvendo.
Em 3 de setembro, o camarada Xi Jinping e o camarada Kim Jong Un, lado a lado na tribuna principal da Praça Tiananmen, participaram do grande desfile militar junto a dirigentes de mais de vinte países — um quadro vívido que expressa as recordações de uma história compartilhada, o mais alto respeito pelos feitos de uma grande vitória e a continuidade da tradicional amizade China-RPDC que se transmite de geração em geração.
Em 4 de setembro, os camaradas Xi Jinping e Kim Jong Un mantiveram um longo encontro no Grande Salão do Povo, durante o qual trocaram opiniões amplas e profundas sobre questões de interesse comum e alcançaram uma série de importantes consensos, traçando assim um plano estratégico para o desenvolvimento das relações entre os dois partidos e os dois países.
Por ocasião do 77º aniversário da fundação da República Popular Democrática da Coreia, os camaradas Xi Jinping e Kim Jong Un trocaram mensagens de felicitação, demonstrando de forma clara e concreta a profunda confiança mútua e a sincera amizade entre os dois países, que compartilham o mesmo destino e se ajudam mutuamente como bons vizinhos, bons amigos e bons camaradas.
Além disso, os máximos dirigentes dos dois partidos e dos dois países, por meio de uma série de atividades de confraternização, manifestaram a indestrutibilidade e a vitalidade pujante da tradicional amizade China-RPDC.
Como embaixador extraordinário e plenipotenciário da República Popular da China na República Popular Democrática da Coreia, tive a honra de testemunhar pessoalmente o momento histórico do encontro entre os máximos dirigentes dos dois partidos e dos dois países, e senti profundamente que a comunicação estratégica e a orientação recíproca dos camaradas Xi Jinping e Kim Jong Un constituem a garantia fundamental das relações bilaterais.
Sob a sábia liderança do camarada Xi Jinping e do camarada Kim Jong Un, as relações China-RPDC certamente navegarão por tempestades e avançarão vigorosamente.
Ao longo dos dias memoráveis de contatos telefônicos, a amizade combativa tornou-se, com o passar do tempo, ainda mais sólida.
A tradicional amizade China-RPDC foi forjada nas chamas da luta pela independência nacional, fortalecida nas batalhas justas de apoio à resistência contra os Estados Unidos e consolidada continuamente no curso da revolução socialista e da construção de ambos os países.
Durante meus dois anos e meio de serviço, pude sentir a cada momento as profundas raízes dessa tradicional amizade China-RPDC, firmemente consolidada pelo sangue e pelo fogo da luta revolucionária.
Visitei o casa natal no acampamento secreto do monte Paektu e o Museu da História Revolucionária de Samjiyon, e acompanhei a comemoração do 88º aniversário da vitória na Batalha de Pochonbo, no local onde ocorreu o combate.
Sempre que visitava locais históricos da luta revolucionária antijaponesa, recordava-me dos heroicos feitos do povo e do exército de ambos os países, lutando lado a lado na região nordeste da China e repelindo corajosamente os invasores japoneses.
Prestei homenagens nos memoriais dos mártires do Corpo de Voluntários do Povo Chinês localizados em mais de 20 lugares, incluindo a cidade de Pyongyang, a cidade de Kaesong, o condado Hoechang na província de Pyongan Sul, o condado de Unsan na província de Pyongan Norte e o condado Jangjin na província de Hamgyong Sul.
Em cada memorial, fiquei profundamente impressionado com o apreço do Partido, do Governo e do povo coreano pela amizade China-RPDC e pela lembrança dos veteranos do Corpo de Voluntários do Povo Chinês, e fui tocado pela amizade combativa entre os dois países, selada com sangue.
A história e a realidade demonstraram que a tradicional amizade China-RPDC superou as provações de uma complexa situação internacional, tornando-se mais firme com o passar do tempo, e que jamais poderá ser abalada.
Olhando para o futuro, devemos caminhar juntos de mãos dadas e construir coletivamente um amanhã belo.
Durante meu mandato, visitei 12 das 13 províncias e cidades da RPDC, ficando profundamente impressionado com os novos avanços vigorosos na construção da causa socialista do país.
Em cada lugar que visitei — desde os novos conjuntos residenciais da zona de Hwasong em Pyongyang, até o Complexo de Estufas de Kangdong, a Fábrica de Cosméticos de Sinuiju, a Fábrica de Bebidas de Samjiyon, a Fábrica de Processamento de Trigo de Haeju e a Fábrica de Calçados de Wonsan — testemunhei, sob a sábia liderança do camarada Kim Jong Un e do Partido do Trabalho da Coreia, os grandes avanços alcançados pela RPDC, e pude sentir o ímpeto vibrante do povo coreano, unido de coração e empenhado em lutar com audácia para concretizar os objetivos apresentados no 8º Congresso do Partido.
Este ano é de importância significativa tanto para os dois partidos e dois países quanto para os povos da China e da RPDC.
A China concluirá com êxito o 14º Plano Quinquenal, enquanto o povo coreano celebrará com vitória o 80º aniversário do Partido do Trabalho da Coreia e o 9º Congresso do Partido.
Olhando para o futuro, a parte chinesa, guiada pelas importantes orientações conjuntas alcançadas pelos máximos dirigentes de ambos os partidos e países, fortalecerá as visitas de alto nível e a comunicação estratégica, intensificará o intercâmbio de experiências de gestão partidista e estatal, e aprofundará a cooperação prática em diversos setores, abrindo conjuntamente uma nova fase para a causa socialista dos dois países.
A amizade China-RPDC fluirá incessantemente, como as águas límpidas do rio Yalu (rio Amnok, na Coreia).
Como embaixador extraordinário e plenipotenciário da República Popular da China na República Popular Democrática da Coreia, sinto-me profundamente honrado por ter vivenciado e participado diretamente do histórico processo de desenvolvimento contínuo da amizade China-RPDC, e continuarei, junto a todos os colegas da embaixada chinesa, lutando incansavelmente pelo maior avanço das relações China-RPDC.
Estou convencido de que, com a liderança estratégica do camarada Xi Jinping e do camarada Kim Jong Un, e com o esforço conjunto dos povos da China e da RPDC, as relações China-RPDC certamente alcançarão um futuro ainda mais brilhante.

Nenhum comentário:
Postar um comentário