terça-feira, 7 de outubro de 2025

29º Seminário Internacional "Os partidos e uma nova sociedade" realizado no México

O 29º Seminário Internacional "Os partidos e uma nova sociedade" foi realizado no México, de 25 a 27 de setembro.

Participaram do evento líderes e deputados de vários partidos políticos do México, o embaixador extraordinário e plenipotenciário de nosso país naquele país, bem como representantes de cerca de 100 partidos e organizações de mais de 50 países, incluindo Rússia, China, Vietnã, Laos, Nicarágua, Brasil e Venezuela.

Após os discursos de congratulação, foram feitas várias intervenções.

Os oradores ressaltaram que o dia 10 de outubro marca o 80º aniversário da fundação do Partido do Trabalho da Coreia, destacando que desde o início de sua criação o Partido manteve a construção e as atividades partidistas sob o princípio da primazia das massas populares, sendo fiel à sua missão e dever como partido governante socialista. Mencionaram também que, sob a sábia direção do estimado camarada Kim Jong Un, as obras para o desenvolvimento integral e o florescimento do socialismo estão sendo promovidas de forma vigorosa.

Eles afirmaram com convicção que o Partido do Trabalho da Coreia, apoiando-se em seu pensamento revolucionário, em sua causa justa, em sua dignidade absoluta e em sua força conquistada com esforços incansáveis, jamais tolerará o padrão duplo ilegal e arbitrário das forças hegemônicas que negam a justiça internacional e violam a soberania das nações, e que continuará lutando energicamente pela realização da causa da independência mundial.

Os participantes condenaram e rejeitaram as ingerências nos assuntos internos e as manobras de pressão militar dos imperialistas estadunidenses contra os países soberanos, e enfatizaram a necessidade de expressar apoio e solidariedade aos povos que lutam pela defesa de sua soberania e integridade territorial.

Além disso, denunciaram o fato de que, devido às políticas neocolonialistas dos imperialistas, o direito à autodeterminação nacional tem sido brutalmente violado em diversos países e regiões. Também discutiram questões práticas relacionadas à eliminação das desigualdades sociais na América Latina, ao estabelecimento de uma nova ordem econômica que represente e proteja os interesses das massas trabalhadoras, e à participação dos partidos progressistas nos esforços internacionais para solucionar as causas fundamentais dos sérios problemas sociopolíticos.

Concluíram afirmando que as ambições dominacionistas das forças imperialistas jamais mudarão e, diante da crescente confrontação entre a justiça e a injustiça na atual conjuntura internacional, apelaram para que os partidos e organizações revolucionários e progressistas de todo o mundo reforcem ainda mais a unidade, a cooperação e a solidariedade em prol da plena independência, do bem-estar das massas trabalhadoras e do progresso da humanidade.

Na ocasião, foi adotada a “Resolução de Solidariedade em Comemoração ao 80º Aniversário da Fundação do Partido do Trabalho da Coreia e em Apoio à Luta e à Causa do Partido do Trabalho da Coreia e do Povo Coreano”.

A resolução expressou a mais alta glória ao grande camarada Kim Il Sung e ao grande camarada Kim Jong Il, fundadores e construtores eternos do Partido do Trabalho da Coreia, bem como ao estimado camarada Kim Jong Un, que está abrindo uma nova era de fortalecimento integral do Partido por meio de uma sucessão completa e de uma inovação criadora.

Também ressaltou que, ao longo de oito décadas, o Partido do Trabalho da Coreia abriu o verdadeiro caminho rumo ao socialismo autêntico, em conformidade com as aspirações e exigências das massas populares, orientando vitoriosamente a causa do socialismo ao estilo coreano sem o mínimo desvio ou mudança, e prestando contribuições imortais à causa da independência anti-imperialista e à causa socialista mundial.

A resolução expressou firme apoio e solidariedade à luta do Partido do Trabalho da Coreia e do povo coreano, que, unidos solidamente em torno do estimado camarada Secretário-Geral, estão multiplicandoa força dirigente e combativa do Partido, acelerando o desenvolvimento integral da construção socialista com o poder da autoconfiança e da autodeterminação, e engrandecendo o 80º aniversário da fundação do Partido como uma grande festa de vitória e glória.

A resolução condenou energicamente os atos de provocação militar aventureiros dos imperialistas estadunidenses e de suas forças seguidoras, que ameaçam o ambiente de segurança da Península Coreana e das regiões vizinhas, e declarou total apoio à luta do Partido do Trabalho da Coreia, do governo da República Popular Democrática da Coreia e do povo coreano pela defesa da soberania e da dignidade do país, bem como pela preservação da paz regional e mundial com o mais poderoso poder de defesa nacional.

Por fim, a resolução apelou aos partidos comunistas, operários e progressistas de todos os países para que realizem de forma significativa e grandiosa diversas atividades comemorativas pelo 80º aniversário da fundação do Partido do Trabalho da Coreia e intensifiquem ainda mais a atmosfera internacional de solidariedade com o Partido e o povo coreano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário