terça-feira, 28 de outubro de 2025

Kil Yong Jo

Kil Yong Jo (21.05.1963-23.12.1992) foi um aviador do Exército Popular da Coreia que, durante um voo em dezembro de 1992, encontrou-se em um sério dilema. Seu avião, apresentando defeito, ameaçava cair sobre a cidade. Ele podia sair com vida, sendo ejetado com paraquedas, porém, optou por permanecer até o fim na aeronave, conduzindo-a para o mar e encerrando sua vida de forma heroica.

Seu ato heroico repercutiu amplamente na Coreia socialista, estimulando o sentimento patriótico nas jovens gerações. Um filme chamado "Aviador Kil Yong Jo" foi produzido e unidades receberam seu nome como homenagem, como a Brigada de Choque da Juventude Kil Yong Jo. Postumamente, foi condecorado com o título de Herói da República.

Seu filho, Kil Hun, seguiu os passos do pai, atuando como aviador do Exército Popular da Coreia e, em 2014, teve a honra de participar da Conferência de Aviadores e de um treinamento de voo na presença do estimado camarada Kim Jong Un, que o elogiou por seus habilidades de voo.

Na ocasião, o líder coreano disse:

"Quando tinha três anos, o camarada Kil Hun perdeu o pai. Agora ele cresceu e ocupa o posto que foi defendido por seu pai. Aos 25 anos, tornou-se líder de esquadrão como o pai. Assim, nossa revolução é levada adiante de geração em geração.

O herói Kil Yong Jo foi um verdadeiro aviador de combate que mostrou, na prática, como defender o líder mesmo com o risco da própria vida. Você deve voar à frente da unidade na rota aérea de defesa nacional, como fez seu pai."

Nenhum comentário:

Postar um comentário