quinta-feira, 9 de outubro de 2025

Adotada declaração conjunta entre o Partido do Trabalho da Coreia e o Partido Rússia Unida

Uma declaração conjunta entre o Partido do Trabalho da Coreia e o Partido Rússia Unida foi adotada na quinta-feira, 9 de outubro de 2025.

A declaração conjunta foi assinada por Ri Hi Yong, secretário do Comitê Central do Partido, em nome do PTC, e V.V. Yakushev, secretário do Conselho Geral, em nome do PRU.

A declaração conjunta diz o seguinte:

O Partido do Trabalho da Coreia e o Partido Rússia Unida celebraram com grande esplendor o 80º aniversário de fundação do PTC, a força orientadora do povo heróico da RPDC.

Ambos os lados reafirmaram a vontade de continuar desenvolvendo as relações entre os dois partidos e os dois países em um alto nível, à luz dos laços de amizade entre os povos da República Popular Democrática da Coreia e da Federação Russa e da parceria estratégica abrangente entre os dois países, com base no acordo de intercâmbio e cooperação entre o PTC e o PRU, concluído em Moscou em 25 de outubro de 2018.

Ambos os lados compartilharam a opinião de que a crescente tensão política e militar no continente eurasiático e no resto do mundo está, acima de tudo, diretamente ligada à política agressiva do Ocidente de continuar mantendo a todo custo a linha perigosa e não construtiva para realizar o hegemonismo global, visando apenas os interesses da classe dominante e a interferência ilegal nos assuntos internos de Estados soberanos.

A esse respeito, o Partido Rússia Unida expressou firme apoio às medidas adotadas pela liderança da República Popular Democrática da Coreia para reforçar as capacidades de defesa do país.

O PTC expressou firme solidariedade com a posição da Rússia sobre a questão da coordenação da crise na Ucrânia e total apoio à operação militar especial conduzida pelas forças armadas russas.

O Partido Rússia Unida expressou sincero agradecimento ao PTC e à liderança da RPDC pela decisão de enviar unidades do Exército Popular da Coreia para a região de Kursk e participar das operações para libertar a região dos invasores das autoridades de Kiev.

O povo russo sempre se lembrará dos feitos dos oficiais e soldados do Exército Popular da Coreia, que demonstraram grande bravura e heroísmo na luta contra os ocupantes.

Ambos os lados chegaram a um consenso sobre o objetivo comum de enfrentar conjuntamente as tentativas de distorcer os eventos históricos e lutar contra as forças que perturbam a paz e a estabilidade no Nordeste da Ásia, incluindo a Península Coreana, o renascimento do fascismo e as ideias nazistas, bem como os atos neocolonialistas persistentemente cometidos pelo Ocidente.

É necessário defender e promover o estabelecimento de uma nova ordem mundial na qual os direitos de todos os países e povos sejam garantidos de forma confiável, sem coação do Ocidente.

Ambos os lados expressaram sua intenção de fortalecer os laços por meio de um diálogo ativo entre os órgãos centrais dos partidos, entre organizações regionais e entre os ativistas das células básicas dos partidos, a fim de implementar os acordos já alcançados, e planejaram uma série de eventos conjuntos, incluindo a continuação e a ativação do intercâmbio de delegações.

A participação da delegação do Partido Rússia Unida nas celebrações do 80º aniversário de fundação do PTC marcou uma ocasião significativa no desenvolvimento das relações entre os partidos no poder da República Popular Democrática da Coreia e da Federação Russa, além de aprofundar a parceria estratégica abrangente e a aliança entre a RPDC e a Rússia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário