quarta-feira, 1 de outubro de 2025

Feng Zhong-yun

Feng Zhong-yun (23 de março de 1908 – 17 de março de 1968) nasceu em Yuxiang, cidade de Henglin, província de Jiangsu, e desde cedo dedicou-se ao movimento revolucionário. Ingressou no Partido Comunista da China em 1927 e desempenhou um papel ativo como secretário da seção do Partido na Universidade de Tsinghua. Pouco depois, foi transferido para o Comitê da cidade de Pequim e, em seguida, tornou-se professor em Harbin, onde utilizou sua posição para realizar atividades clandestinas em nome do Partido. Atuou como ministro da propaganda no distrito de Jiangbei. Após o Incidente de 18 de setembro de 1931, assumiu funções importantes no Comitê da Manchúria e destacou-se na fundação do Destacamento de Guerrilha de Tangyuan, que posteriormente evoluiu para a Sexta Rota do Exército Unido Antijaponês do Nordeste. Nos anos seguintes, ocupou cargos de direção política, organizou publicações revolucionárias e esteve à frente de importantes trabalhos de ligação entre diferentes frentes de combate.

Com a eclosão da Guerra Antijaponesa, Feng Zhong-yun consolidou-se como uma figura de liderança no Exército Unido Antijaponês do Nordeste, sendo comissário político do Terceiro Exército de Rota. Em 1939, trabalhou ativamente para fortalecer os laços entre os guerrilheiros chineses e a União Soviética, contribuindo para a formação da 88ª Brigada de Infantaria Independente. Após a vitória sobre o Japão, ocupou cargos de destaque na nova administração popular, sendo presidente do Governo Popular da Província de Songjiang, do Instituto de Tecnologia de Harbin e, posteriormente, diretor da Biblioteca de Pequim. Também exerceu funções ministeriais na área de recursos hídricos e energia elétrica, participando do desenvolvimento científico e administrativo da República Popular da China. Condecorado com medalhas de primeira classe, foi representante em congressos nacionais e deixou um legado de dedicação revolucionária, sendo lembrado por seus camaradas pela modéstia, lealdade e espírito de sacrifício em prol da causa revolucionária.

Em suas memórias, "No Transcurso do Século", o grande Líder camarada Kim Il Sung descreveu o camarada Feng Zhong-yun como um destacado revolucionário chinês que dedicou toda a sua vida à causa da libertação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário