sábado, 11 de outubro de 2025

Efetuado com solenidade desfile militar em comemoração ao 80º aniversário da fundação do PTC

No percurso da luta para cumprir a mais justa missão e realizar o ideal ambicioso de assumir o destino da pátria e do povo, estão registradas as oito décadas sagradas cheias de vitórias do Partido do Trabalho da Coreia, que possui a mais longa história no poder socialista do mundo.

O PTC conduziu ao único caminho de vitória a grande causa pela nação próspera e o exército poderoso, herdando de forma pura e perfeita o ideal e o espírito da geração fundadora e conquistando o apoio e a confiança absolutos das massas populares.

Seu percurso de 80 anos constitui um monumento glorioso impregnado da façanha imortal de ter colocado no cume do século o prestígio e o nome do grande Estado e povo com sua ideia revolucionária e direção excepcionais.

No dia 10, realizou-se solenemente na Praça Kim Il Sung o desfile militar em homenagem ao 80º aniversário da fundação do PTC.

Nas avenidas que conduziam à praça estavam alinhadas as formações de marcha a pé, incluindo as de todos os serviços e ramos das forças armadas da República, e as colunas de armamentos sofisticados.

Entrou a orquestra do prestigioso Coro Estatal Benemérito, encarregada da interpretação do desfile.

Como prelúdio do ato, realizou-se a cerimônia de cortesia do grupo de bandas militares, que comoveu o público com as melodias rítmicas e impetuosas das canções militares revolucionárias.

Após diferentes formações rítmicas da banda militar e os movimentos peculiares dos espadachins militares, demonstraram suas habilidades as percussionistas e os guarda de honra.

Terminada a cerimônia da banda militar, entraram com galhardia as formações do desfile na praça adornada com iluminações fantásticas.

Nos rostos dos militares armados refletia-se o ímpeto do exército mais poderoso, que obedece incondicionalmente à ideia e à direção do grande Comitê Central do Partido e o defende mesmo com risco da vida.

Em seguida, entraram os estandartes das unidades combinadas de todos os níveis do Exército Popular da Coreia.

Nos estandartes está registrado o percurso orgulhoso do exército heroico, que sempre alcançou vitórias e milagres lendários empunhando a bandeira vermelha do PTC e cumprindo de forma satisfatória sua missão como exército do partido e do líder.

Realizou-se a cerimônia da guarda de honra do Exército Popular da Coreia para receber o Chefe de Estado.

O estimado camarada Kim Jong Un, Secretário-Geral do PTC e Presidente de Assuntos Estatais da República Popular Democrática da Coreia, passou em revista a guarda de honra do Exército Popular da Coreia e os estandartes das unidades combinadas de todos os níveis.

O camarada Kim Jong Un foi cordialmente recebido pelos membros do comando do Ministério da Defesa Nacional e pelos comandantes militares e políticos dos diferentes ramos e grandes unidades combinadas do Exército Popular da Coreia.

Em meio à execução da música de boas-vindas, o camarada Kim Jong Un subiu à tribuna junto com os chefes de partido e governo de vários países.

Ecoaram as estrondosas aclamações e fogos de artifício foram lançados ao céu noturno da festividade de outubro.

O Secretário-Geral respondeu cordialmente com a mão erguida às aclamações dos participantes no desfile militar e dos espectadores.

Subiram à tribuna os membros do Presidium do Bureau Político do Comitê Central do PTC e outros quadros do partido e do governo, os secretários-chefes dos comitês partidários provinciais, os principais membros do comando militar e os chefes dos grupos de felicitação de coreanos residentes no exterior.

Também tomaram assento ali os quadros veteranos que trabalharam por longo tempo em cargos importantes do Estado.

Distinguíam-se nos assentos destinados aos convidados os participantes das festividades do 80º aniversário da fundação do PTC, os membros das delegações de partido e governo de vários países em visita de felicitação à RPDC, das entidades democráticas internacionais e organizações de estudo da Ideia Juche, os representantes diplomáticos acreditados na RPDC, os familiares das pessoas relacionadas à luta armada antijaponesa no exterior e os convidados estrangeiros.

Os membros da União das Crianças da Coreia entregaram ramos de flores ao estimado camarada Kim Jong Un e aos chefes de partido e governo estrangeiros.

Realizou-se a cerimônia de hasteamento da bandeira nacional da RPDC.

Recebendo a saudação dos estandartes das unidades combinadas de todos os níveis do Exército Popular da Coreia, a escolta da bandeira nacional dirigiu-se ao mastro com passos solenes.

Enquanto ressoavam as melodias do hino nacional da RPDC, a sagrada bandeira nacional foi hasteada no céu da Praça Kim Il Sung.

Em sinal de felicitação pelo 80º aniversário da fundação do PTC, foram disparadas 21 salvas, recordando seu percurso de 80 anos coroado de vitórias, glórias, criações e inovações.

O Secretário-Geral do PTC proferiu um discurso histórico.

Antes de tudo, o Secretário-Geral felicitou calorosamente os convidados de todos estratos e camadas sociais e os amigos íntimos de vários países que foram convidados para o desfile militar.

Também estendeu as felicitações a todo o povo do país, que realizou ingentes esforços criativos e laborais e dedicou sinceras devoções ao outubro de glórias, bem como aos oficiais e soldados do Exército Popular da Coreia e aos participantes do desfile militar.

Enalteceu altamente a façanha mais distinta do Exército Popular da Coreia, que defendeu o Partido e a linhagem da causa revolucionária por meio da luta sangrenta nos anais da revolução conduzidos pelo PTC, cumprindo de modo mais ativo a direção do Partido.

E expressou sua mais alta consideração aos mártires antijaponeses e veteranos, que são a sagrada geração fundadora das forças armadas revolucionárias, bem como aos veteranos de guerra e aos oficiais e soldados das gerações predecessoras que sustentaram a ideia e a causa do Partido em todas as décadas da revolução, demonstrando seu espírito patriótico e travando uma luta heroica.

"Também na luta da etapa seguinte, nosso exército deve glorificar, como hoje, a qualidade e a honra das tropas de elite impregnadas da ideia e vontade do PTC, destacamento poderoso que sempre alcança a vitória e destacada vanguarda que abre caminho na construção socialista" — disse —, exortando com fervor a lutar com ainda mais vigor pela vitória eterna da RPDC e do povo coreano, bem como pela invencibilidade do Exército Popular da Coreia e seu brilho honroso sob a direção do PTC.

Concluído o discurso do Secretário-Geral, irromperam as entusiásticas aclamações dos oficiais e soldados do Exército Popular da Coreia, decididos a demonstrar plenamente o indomável espírito de combate na linha de frente da revolução sob a direção do grande Comandante genial, que se dedica à dignidade e honra da pátria e à prosperidade e felicidade eternas do povo.

Em seguida, realizou-se a revista dos preparativos do desfile.

O general do exército No Kwang Chol, ministro da Defesa Nacional da RPDC, apresentou o relatório ao marechal Pak Jong Chon, vice-presidente da Comissão Militar Central do PTC, para que este revisasse os preparativos do desfile.

Após inspecionar as unidades do desfile, o marechal Pak Jong Chon informou cortesmente o Secretário-Geral do PTC.

O general do exército No Kwang Chol colocou-se à frente das colunas do desfile das forças armadas da RPDC.

Avançou a coluna representante do sétimo regimento de O Jung Hup, levando os retratos dos combatentes revolucionários antijaponeses que, com absoluta fidelidade e confiança no líder, criaram a tradição de defesa do líder ao risco da vida.

No bloco que representava as unidades de guarda da Guerra de Libertação da Pátria, viam-se os retratos dos comandantes da Guerrilha Antijaponesa e dos heróis do período da Guerra de Libertação da Pátria, que criaram o mito de vitória desconhecido pela história mundial das guerras em apoio ao propósito operacional do grande Líder.

As formações representantes da Divisão Guarda Motorizada 105 “Seul” e das unidades agraciadas com o título de Sétimo Regimento de O Jung Hup durante o período da Marcha Penosa desfilaram com passos firmes, levando os retratos dos comandantes fiéis que deram uma distinta contribuição à firme defesa da ideia e autoridade do líder em cada década árdua da revolução, quando foi necessário superar dificuldades inauditas e fatais.

Em seguida, entraram na praça as formações da cavalaria de honra, do Departamento de Escolta do Comitê Central do Partido, do Departamento de Escolta do Comitê de Assuntos Estatais e de outras guardas de corpo.

Depois, apareceram as formações do coletivo militar encarregado de defender de modo inexpugnável a fronteira meridional da pátria, que marchavam com os estandartes dos corpos, divisões e brigadas cujos nomes fazem estremecer os inimigos apenas ao ouvi-los.

À frente dessas colunas encontravam-se seus comandantes empunhando espadas.

Com os comandantes de diferentes tropas à frente, avançaram com passos vigorosos as formações das forças navais e aéreas.

As colunas das forças estratégicas equipadas com armas nucleares de autodefesa e as das tropas de operações especiais, fortalecidas como potentes coletivos de combate, estavam inflamadas com o fervor combativo de infligir aos inimigos uma derrota inimaginável e deplorável no momento do combate decisivo.

Destacavam-se à vista as formações da unidade de ações nas montanhas da retaguarda inimiga, reconhecida como punhal que aponta ao coração dos inimigos, e do batalhão de desembarque e assalto, capaz de romper qualquer linha de defesa.

Distinguiu-se também a formação das unidades de operação no exterior, que criaram uma nova história do Exército Popular da Coreia e demonstraram plenamente o caráter dos coreanos com sua valentia combativa e méritos lendários, revelados na operação militar realizada fora do país em defesa da honra e dignidade da pátria.

O Secretário-Geral enviou uma saudação combativa às unidades de elite que defendem com firmeza a sagrada soberania da RPDC e a honra do povo coreano com lealdade absoluta ao Partido e coragem incomparável.

Os militares reunidos saudaram efusivamente o Comandante de aço, que, com sua ideia original sobre a construção do poderoso exército da nova era e sua distinta arte de comando militar, fortaleceu o Exército Popular da Coreia como um destacamento combativo de elite capaz de vencer em todos os aspectos —  ideológico, espiritual e técnico-militar — qualquer inimigo poderoso.

Avançaram impetuosamente as colunas dos corpos encarregados da defesa da capital Pyongyang e da proteção segura das costas da pátria e da profundidade da retaguarda, bem como o bloco da Direção-Geral da Guarnição Fronteiriça.

Lia-se a vontade de aniquilar os inimigos nas formações da divisão de tanques e carros blindados e da divisão de infantaria motorizada — consideradas o poderoso punho de ferro das forças terrestres, dotadas de elevada mobilidade e capacidade de ataque —, bem como nas da Direção-Geral de Exploração e Inteligência, nas de franco-atiradores, nas de soldados de comunicações e nas demais de militares especialistas e guardas.

Passaram pela praça as fileiras da Academia Militar Geral Kim Il Sung, da Academia Militar Política Kim Jong Il, da Academia Militar Política Kim Il Sung e da Universidade de Defesa Nacional Kim Jong Un.

Seguiram-nas os blocos das academias militares de todos os níveis, decididos a garantir a grandeza e a invencibilidade das forças armadas revolucionárias.

As formações do Ministério da Segurança Estatal, do Ministério da Segurança Pública e do grupo móvel especial para a segurança pública expressaram a única vontade de defender com confiança o líder, o regime e o povo.

Os espectadores dirigiram fervorosas felicitações e aplausos às colunas dos integrantes das escolas revolucionárias, que se preparam firmemente como herdeiros da linhagem original da revolução coreana.

Apareceu a coluna da Academia de Ciências da Defesa Nacional, que assegura o desenvolvimento inesgotável do poderio defensivo do Estado e a modernização do exército poderoso, demonstrando infinita fidelidade ao Partido e firme espírito revolucionário, a mais elevada capacidade científica e técnica e o indomável temperamento criador.

As fileiras do Exército Vermelho Operário-Camponês e da Guarda Infantil coroaram com sua marcha dinâmica o fim da marcha a pé, demonstrando que o poderio de nosso Partido e Estado se deve ao fato de contar com as poderosas forças armadas civis junto ao invencível exército regular.

Iniciou-se a marcha das formações mecanizadas, fruto da defesa nacional autodefensiva edificada pelo Partido, que promoveu um salto vertiginoso ao impulsionar incessantemente o fortalecimento do poderio defensivo no severo mundo atual, onde o destino do Estado e do povo é decidido pela força.

Passaram as formações do “Chonma-20”, carro de combate principal dotado de grande capacidade ofensiva e de um sistema de defesa confiável, e dos canhões obuseiros autopropulsados de calibre 155 mm, que demonstram o potencial da artilharia, primeira arma do exército coreano.

Ao surgirem os sistemas centrais de armamentos ofensivos de nova geração, capazes de atacar com precisão os principais alvos do inimigo, e a formação dos lançadores múltiplos de foguetes de 600 mm — arma de ponta coreana, única no mundo —, as massas aclamaram com efusivos aplausos.

Os armamentos modernos refletem a clarividência, a decisão resoluta, a convicção férrea e a abnegação do Partido, que, após a libertação, deu atenção primordial à consolidação da base da indústria bélica pela dignidade e tranquilidade da pátria e do povo, e pela paz genuína.

Em seguida, avançaram as formações de mísseis de cruzeiro estratégicos de longo alcance, lançadores de drones e mísseis terra-ar e terra-terra, exibindo a inesgotável potencialidade da tecnologia de defesa nacional do Estado e sua vertiginosa velocidade de desenvolvimento, que ninguém no mundo pode desprezar.

Entraram na praça os sistemas de armas estratégicas que constituem parte central da capacidade de autodefesa nacional, continuamente fortalecida pelo Partido para defender os direitos de existência, desenvolvimento e paz.

A seguir, passaram as formações do sistema de míssil com ogivas planadoras hipersônicas e dos mísseis estratégicos hipersônicos de alcance intermediário.

O desfile militar atingiu seu clímax com a aparição do ICBM “Hwasongpho-20”.

Todos os participantes dirigiram a máxima glória e gratidão ao camarada Kim Jong Un — grande revolucionário, patriota sem igual e general lendário — que, ao conduzir a causa patriótica pela defesa da soberania, dos interesses de desenvolvimento e da prosperidade eterna das gerações vindouras, abre a nova era dourada da Coreia heroica, onde se realiza satisfatoriamente a grande causa pela nação próspera e o exército poderoso.

Concluído o desfile militar, voltaram a ecoar as aclamações e foram disparados fogos de artifício.

O camarada Kim Jong Un respondeu cordialmente às massas.

Na praça, predominavam a grande reverência ao PTC, com seu orgulhoso percurso de 80 anos, e o sentimento ideológico de todo o povo de realizar todos os seus sonhos e acolher todas as glórias somente sob a direção do PTC.

O desfile comemorativo do 80º aniversário da fundação do PTC será eternamente registrado na história como um grande festival político e militar que demonstrou ao mundo inteiro que o PTC — entidade política do grande camarada Kim Jong Un — garante a dignidade e o prestígio imortais do Estado e a vida e o futuro heroicos do povo coreano, assim como a fama e as vitórias do EPC.

Também será lembrado como um evento histórico que revelou a vontade inabalável do exército e do povo coreanos de apoiar, com unanimidade e até o fim, a causa do Partido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário