Camaradas:
Convido-os a uma reflexão sobre a razão pela qual estamos reunidos diante desta casa às vésperas do 80º aniversário da fundação do Partido.
Hoje demos um passo muito significativo ao visitar esta casa histórica que testemunhou o acontecimento da constituição do Partido.
Uma emoção muito profunda nos invade ao evocar a fresca memória daquele dia, há oitenta anos, aqui diante da casa natal do nosso Partido, que com o passar do tempo preserva seu aspecto original, guardando com zelo a grande história da fundação.
Nesta pequena e simples casa começou a história de invencibilidade do Partido do Trabalho da Coreia, que engrandeceu e transformou o destino da nossa pátria e do povo. Neste modesto lugar se instalou o Comando Supremo da revolução coreana, que orientou a solene partida rumo a um poderoso Estado socialista. Pensando em tudo isso, sinto uma emoção indescritível.
Este é um sentimento sincero e ardente que só podem ter as novas gerações que gravaram marcas realmente dignificantes para o presente e o futuro da pátria, lutando valorosamente em apoio à ideia da geração fundadora do Partido e preservando o nobre espírito que encarna o nascimento do partido revolucionário e as primeiras páginas de sua grande história.
Nesta ocasião significativa, refletindo o sentimento unânime de nossos militantes do Partido e do povo, gostaria de prestar meu mais sincero tributo ao grande Líder camarada Kim Il Sung, que abriu um caminho original para a construção de um partido revolucionário em sua sangrenta luta pela libertação da pátria, culminou a histórica causa da fundação do Partido e consolidou o alicerce de sua existência eterna e desenvolvimento ininterrupto, assim como aos mártires revolucionários antijaponeses.
Da mesma forma, valorizo altamente os méritos dos membros do órgão de direção do Comitê Central do Partido aqui presentes, dos demais dirigentes do Partido e do Estado, e das organizações e funcionários de todo o Partido, que se dedicam plenamente ao cumprimento de suas importantes e honrosas responsabilidades, conferidas a eles pelo Partido e pela revolução. Também estendo meus cumprimentos mais sinceros e estímulos fervorosos, por ocasião dos oitenta anos do Partido, a todos os militantes que impulsionaram vigorosamente a causa revolucionária como integrantes do Partido do Trabalho da Coreia, com a nobre consciência e papel de vanguarda.
Meus agradecimentos aos funcionários e empregados deste museu e de outros trabalhadores do setor relacionado à história revolucionária, que se dedicam inteiramente a transmitir, geração após geração, a história do nosso Partido.
Camaradas:
Nem todos podem abrir com a cabeça erguida a primeira página da sagrada história da fundação do Partido e seguir os rastros da busca da grande ideia, o árduo trabalho e a luta heroica que permanecem vivos e pulsantes nessa trajetória.
É uma grande honra que corresponde somente aos revolucionários que podem revisar, com sua continuidade inalterável, os oitenta anos de um percurso glorioso iniciado no século passado e a receita da vitória.
Nada pode descrever este orgulho de ter estabelecido aqui o alicerce do socialismo, apesar de múltiplos desafios e adversidades, de ter batalhado com vigor sem igual e construído uma potência que ninguém possa agredir, e de ter combatido inflexivelmente nestas oito décadas, preservando a glória deste socialismo que jamais deve ser enterrada sob os musgos da história.
Então, o que tornou nosso Partido tão forte? O que o honrou com vitórias consecutivas sem conhecer um único revés? Este pensamento nos convida a contemplar novamente com respeito esta casa de telhado baixo e a revisitar suas grandes décadas.
Nestes singulares momentos festivos em que celebramos o aniversário do Partido, acontecimento transcendental próximo a um novo desenvolvimento e prosperidade, fazemos um recorte dos anos de sua constituição e continuidade. Isso servirá como uma nova consciência e um novo despertar do dever revolucionário de nossa geração de concluir exitosamente a causa socialista empreendida e desenvolvida pelos mártires.
Camaradas:
A história de oitenta anos de nosso Partido é tão grandiosa pelo caráter original de sua fundação e, mais do que isso, porque gravou em sua bandeira o ideal socialista de realização da independência das massas populares e o manteve inalterável.
O socialismo, que a geração fundadora escolheu ao dar seus primeiros passos na pátria libertada, foi o socialismo coreano apropriado à nossa realidade. O método de sua construção consistia, literalmente, em confiar no povo e apoiar-se em sua força, ou seja, decidir sua existência por conta própria.
Desde sua fundação, nosso Partido moldou o socialismo em sua ideia orientadora e desbravou um caminho original de construção socialista, sempre fiel ao seu ideal diante das mais duras tempestades da história.
A ideia e a teoria socialistas do Juche, cuja cientificidade e vitalidade se demonstraram ao longo da revolução e construção socialista de nosso país, evidenciaram o poder especial de unir o socialismo e o povo e conduziram a história de nosso Partido governante como uma história de avanço e vitória com o povo.
Nosso Partido registrou o recorde de longevidade no poder na história do movimento socialista, o que se deve fundamentalmente à eterna vitalidade da ideia socialista centrada nas massas populares e à sua continuidade completa e perfeita.
Sua ideologia orientadora é o socialismo enriquecido, desenvolvido e completado em suas oito décadas de luta pelas transformações que gerou e pelas vitórias que nosso povo e exército conquistaram a custo de sangue.
Confirmamos que, caminhando com o povo, chegamos à vitória socialista, e eis o ápice e o verdadeiro peso da história de 80 anos de nosso Partido.
Camaradas:
Outro fator importante das vitórias lendárias e acontecimentos milagrosos protagonizados por nosso Partido em suas oito décadas e de sua condução da causa socialista pelo caminho mais correto reside no fato de que antepôs, integralmente, à revolução e à sua construção a edificação de um partido autóctone no poder, que considera o povo como a raiz de sua vida e lhe serve com total dedicação.
A história de nossa revolução e construção socialistas responde claramente às perguntas de como o Partido, o povo e o socialismo se fundiram em um mesmo destino, como o Partido se investiu de dignidade e fama que o credenciam como orientador de todas as vitórias e como um povo ordinário e simples se engrandece com caráter e temperamento de ferro.
Só quando um partido que luta pelo povo se consolida continuamente no político, no organizativo e no ideológico, cultivando o ambiente e estilo de direção de caráter popular, pode formar um organismo único com o povo, mobilizar e manifestar plenamente sua sabedoria e força inagotáveis, assim como conduzir a causa socialista à vitória definitiva.
As principais características da construção de nosso Partido são ter apresentado a ideologia revolucionária centrada no ser humano como ideia e ideal orientadores, constituído o corpo mais compacto ideologicamente puro, organizacionalmente íntegro e de ação coordenada, atuado sempre entre as massas populares e desenvolvido como Estado-Maior político que se funde com o povo.
Ao subordinar tudo a assegurar firmemente o caráter único da ideia e da direção no seio do Partido e aplicar rigorosamente os traços populares de direção em seus trabalhos e atividades, nosso Partido pôde crescer como a força política mais poderosa e prestigiada na história da construção do partido revolucionário e alcançar magnificamente a causa histórica de formar o povo como sujeito independente do socialismo.
Nosso Partido formulou como seu ideal e modo político a primazia das massas populares e fez do serviço total ao povo seu estilo inabalável. Acima de tudo, à medida que prolonga sua história no poder, aprofunda a construção socialista e sucedem-se as gerações, colocou em primeiro plano a implantação de sua disciplina e estilo, superando assim a afrouxamento da disciplina e ordem, o abuso de autoridade, o burocratismo e a malversação que poderiam contagiar seu interior.
Se remontarmos à história, no pós-guerra fortaleceu-se como organização orientadora e política mais combativa mediante a luta por estabelecer o Juche na ideologia e o processo de sua purificação, que realizou em várias ocasiões como a luta contra o sectarismo. Em cada uma dessas atividades, o povo confiou nele, o sustentou plenamente e imprimiu auges sem precedentes na construção socialista, unindo-se mais compactamente ao seu redor.
Uma de suas proezas excepcionais para a história dos partidos políticos é ter configurado um novo aspecto do genuíno Partido que todos amam e defendem como se fosse sua própria vida e ao qual confiam seu destino.
Os cinco pontos da linha de construção do Partido na nova época constituem a carta permanente da construção partidista que lhe permite potencializar por todos os meios sua combatividade e liderança, investido de grande prestígio como orientador do povo e Estado-Maior político da causa socialista.
Em seu afã de transformar adversidades e provas em vitórias e prodígios, preparou-se a linhagem ideológica mais pura e poderosa e sua típica tradição revolucionária que não podem ser removidas, reformadas ou desbotadas.
A história de 80 anos do PTC, que conduziu o Estado e o povo pelo caminho do socialismo, nos ensinou a verdade da vitória eterna e a valiosa e duradoura riqueza espiritual, consistentes em que o partido, o socialismo e o povo compartilham o mesmo destino em uma só comunidade e que o partido que se apoia no povo, lhe serve e o toma como sua própria vida, triunfa infalivelmente por seu apoio incondicional.
Assim como esta grande verdade, a liderança audaciosa e o modo de luta do PTC, que elevam a dignidade e prestígio de nosso Estado e povo e abrem uma era inovadora sem precedentes pelo desenvolvimento integral do socialismo, iluminam a rota vitoriosa e gloriosa que segue nossa geração e que seguirão as futuras gerações.
Camaradas:
A partir do VIII período de seu Comitê Central, o Partido entrou em uma nova órbita chamada desenvolvimento integral do socialismo.
Do ponto de vista de nosso ideal e metas, devemos alcançar mudanças com maior velocidade do que agora e renovar, dentro de uma década, todas as esferas, setores e regiões com maior audácia, empenho e dedicação.
A maior força e a superioridade e reserva mais evidentes que temos nesta luta são precisamente a extraordinária consciência política e o empenho audacioso de todo o povo, que se uniu e se levantou com patriotismo.
A velocidade e qualidade do desenvolvimento integral do Estado se determinam pelo patriotismo e fidelidade dos cidadãos que se esforçam para superar o recorde de seu trabalho, vinculando seu destino ao da pátria e assumindo voluntariamente a responsabilidade pelo presente e futuro do Estado.
Nosso Estado foi, é e será de todo o povo, seu construtor.
Doravante, devemos desenvolver e resolver todos os assuntos teóricos e práticos que surgem nas atividades do Partido e do Estado, tomando como princípio e norma supremos a preparação de nosso povo como grande força motriz da época atual.
Para impulsionar vitoriosamente a causa do desenvolvimento integral do socialismo conduzindo toda a população, é primordial melhorar a fisionomia do Partido e sua capacidade organizativa e combativa, intensificando e elevando a luta para implementar os cinco pontos da linha de construção do Partido na nova época.
Devemos elevar por todos os meios a combatividade e o liderança do Partido, intensificando constantemente a construção política, de modo que o fervor patriótico e a sabedoria de todo o povo, bem como o poder e o potencial de todos os setores, se orientem ao desenvolvimento integral do socialismo sob a única direção do Comitê Central do Partido.
Devemos transformar o PTC em uma organização de aço com forte alicerce ideológico e organizativo, apresentando a simplificação das fileiras de quadros e a conversão em elite das fileiras do Partido como tarefa importantíssima e chave para defender a linhagem do Partido, conferindo máxima seriedade e perfeição a este trabalho.
É importante renovar os métodos de trabalho partidista de acordo com o ambiente da época de mudança e desenvolvimento e com o nível de consciência das pessoas, de modo que as atividades partidistas sejam originais e ativas, capazes de dominar e conduzir a opinião pública.
É necessário completar e aprimorar a capacidade orientadora, a combatividade e a arte de comando do Partido.
Um partido revolucionário é veterano não por sua antiguidade, mas por continuar potencializando sua capacidade de comando e combate, percebendo sempre o peso de sua missão orientadora como Estado-Maior político da causa socialista.
É necessário formular sistematicamente e aproveitar a arte e a receita de comando, o estilo de trabalho e de vida partidistas que nosso Partido demonstrou durante 80 anos de seu mandato, assim como criar e implementar ativamente modelos e estilos exemplares de orientação do Partido da nova época, a fim de absolutizar sua governança.
É preciso continuar consolidando a rigorosa ordem e o ambiente saudável de disciplina no interior do Partido, antepondo o processo para detectar e eliminar a tempo todos os elementos e comportamentos que mancham a autoridade do Partido como orientador.
Como enfatizei em várias ocasiões, os quadros assumem grande e importante responsabilidade na tarefa de acolher uma era de desenvolvimento integral que bem pode ser denominada segunda era da construção do Estado.
Hoje, nos faltam o espírito, a valentia e a confiança da geração fundadora do Partido e da nova Coreia.
Os dirigentes do Partido e do Estado devem encarnar o ideal e espírito da geração fundadora do Partido, conhecer corretamente a demanda da época, a realidade e a essência das políticas partidistas, e manter íntegro o temperamento dos comunistas que assumem audaciosamente sua responsabilidade, vinculando diretamente todos os problemas ao futuro do Partido e do Estado.
Tudo depende dos quadros.
Responsabilizar-se totalmente pelo trabalho de seu setor e unidade deve ser o caráter político e a regra inabalável de nossos quadros.
Somente um funcionário capaz de infundir nas massas a convicção nas políticas partidistas desde o primeiro passo de sua materialização, não com palavras, mas com projeto e operação precisos, e mobilizar ao máximo sua força e sabedoria combinando de maneira orgânica a direção partidista com a econômico-técnica, e conseguir por meio do balanço e avaliação imparciais que sintam a dignidade e o orgulho de viver e redobrem os esforços e princípios, tem a aptidão de conduzi-las e pode transformá-las em verdadeiros donos de seu posto de trabalho.
Os quadros devem mudar primeiro seu conceito de massas, traços morais e estilos de trabalho, antes de seu modo de pensar e capacidade.
Nosso Partido acelerará o avanço da revolução eliminando os vícios de toda espécie, como a arbitrariedade, privilégio e abuso de poder que desagradam ao povo e prejudicam o socialismo, assim como a ignorância, incapacidade, irresponsabilidade, comodismo, formalismo e oportunismo que se manifestam entre os funcionários.
Os únicos capazes de guiar a época atual são os quadros destacados que saibam defender a revolução compartilhando o mesmo destino que ela e conduzam acertadamente o trabalho conforme planejado, pessoas dotadas de capacidade de ação, heroicas e fortes o suficiente para superar qualquer dificuldade.
Devem manifestar plenamente o fervor revolucionário, armadas até os dentes do espírito e da coragem da geração fundadora do Partido, que desbravou o caminho sangrento para construir um novo mundo comunista, erguendo a bandeira vermelha de mãos vazias, enfrentando dificuldades e precisando armar-se de grande coragem.
Não deteremos a luta até que alcancemos a vitória completa do socialismo, realizemos perfeitamente o ideal de nosso povo e conquistemos a meta final de nossa revolução, e avançaremos pelo caminho da revolução contínua.
Estamos lutando por uma causa mais nobre, sacrificando tudo por ela.
Lutemos com maior tenacidade pela grande prosperidade de nosso Estado, colocando plenamente em evidência o fervor revolucionário e a coragem na marcha rumo a maiores vitórias, descobrindo o orgulho de fazer a revolução nas dificuldades que superamos, sem temer quão árduas sejam.
Camaradas:
É um fato realmente orgulhoso que possamos revisitar os dois séculos do Partido nesta casa histórica de sua fundação e tomar nela a decisão de continuar seu grandioso itinerário.
Assim como evocamos aqui, cheios de orgulho, nosso percurso, teremos outros dias em que poderemos recordar, também neste lugar e de cabeça erguida, o árduo caminho que temos pela frente.
Esta casa histórica se perpetuará como palácio sagrado que dá continuidade à linhagem Partido do Trabalho da Coreia e sua tradição invencível.
Viva o Partido do Trabalho da Coreia!

Nenhum comentário:
Postar um comentário