Delegados dos atos festivos pelo 80º aniversário da fundação do Partido,
Queridos cidadãos de Pyongyang e compatriotas residentes no exterior,
Estimados amigos que compartilham conosco esta celebração,
Camaradas:
Em breve celebraremos o 80º aniversário da fundação do nosso Partido, e hoje evocamos mais uma vez aqueles anos sagrados, adornando esta histórica festividade como um ato solene.
Com isso, nossa geração presta a mais sublime e sincera homenagem à grande geração fundadora do Partido, que realizou uma transformação transcendental no destino do país e do povo.
Os últimos oitenta anos da história coreana contemporânea, conduzida pelo nosso Partido, caracterizam-se por erguer neste território um Estado socialista prestigioso e poderoso, fiel ao sonho e ao ideal do povo, mediante a genuína continuidade e elevação do ideal e do espírito do período inicial da fundação do Partido, e por criar, década após década, grandes milagres e transformações que surpreendem o mundo.
Neste momento de grande significado, gostaria antes de tudo de expressar meu cordial agradecimento aos delegados da festa que compareceram a este encontro glorioso trazendo os frutos orgulhosos de seu extraordinário entusiasmo patriótico e de sua luta laboral. Também congratulo e incentivo de todo coração todos os militantes do Partido, habitantes, oficiais e soldados do nosso exército, que em todas as partes do país formulam seus melhores votos de sucesso para este evento.
Da mesma forma, felicito calorosamente os delegados das organizações no exterior que se encontram de visita à pátria, entre eles as delegações de felicitação da Associação Geral dos Coreanos Residentes no Japão, da Associação Geral dos Coreanos Residentes na China e da Confederação Social Internacional de Coreanos, e, por meio deles, envio saudações cordiais a todos os compatriotas residentes no exterior.
No ato festivo de hoje também participam chefes e personalidades de partidos e governos de diversos países, bem como delegados de organizações democráticas internacionais que visitam Pyongyang em apoio ao nosso Partido e com calorosos sentimentos fraternais para com o povo coreano.
Dou as boas-vindas aos preciosos amigos que compartilham conosco os sentimentos de fraternidade ao celebrar juntos a significativa festa do nosso Partido.
Camaradas e amigos:
O octogésimo aniversário do Partido do Trabalho da Coreia resplandece pelos méritos perenes que ele realizou, ao longo desse prolongado período, em prol da pátria, do povo, da época e da história.
A constituição do nosso Partido foi um acontecimento político que anunciou, além do nascimento de uma organização política em um país, o surgimento, na história, de um novo partido revolucionário que confirmaria a justeza do socialismo e demonstraria sua típica superioridade e poder.
Desde o período da construção do Estado democrático, que coincidiu com a fundação do Partido e o início de sua direção sobre o conjunto das atividades estatais e sociais, até hoje, o Partido do Trabalho da Coreia tem sido fiel à sua responsabilidade e ao seu papel de locomotiva da revolução e de orientador da execução da política estatal, e nesse processo alcançou façanhas de grande relevância histórica.
Ao conduzir à vitória as transformações sociais de várias etapas, empunhando a bandeira da Ideia Juche, nosso Partido concretizou um verdadeiro país do povo, dotado de absoluto prestígio e poder, e uma potência que encarna de forma integral a ideia e o ideal socialistas, além de ter feito contribuições substanciais à causa internacional pela independência e pela justiça.
Foram oito décadas extremamente complexas e árduas, mas também dignificantes e gloriosas.
Nesse transcurso houve uma guerra sangrenta para repelir a invasão armada da aliança imperialista e salvaguardar o solo e a dignidade da pátria, uma reconstrução para reedificar o país sobre as cinzas e recomeçar a vida, assim como revoluções sociais que trouxeram consigo a intensa luta de classes e a eliminação do sectarismo no seio do Partido.
Uma vez instaurado o sistema socialista, a partir das considerações geopolíticas do avanço na confrontação entre o progresso e a reação, entre o socialismo e o imperialismo, nós, cada vez mais fiéis à missão de autodefesa, tivemos de impulsionar energicamente a causa da salvaguarda independente, enfrentar com iniciativa e de forma ofensiva o isolamento e o estrangulamento econômicos que persistiam século após século e, ao mesmo tempo, promover a colossal obra da construção socialista.
Em particular, em meio à comoção política mundial da década de 1990, vimos-nos obrigados a preservar nossa ideologia e nosso regime e, no século atual, a construir paralelamente a economia e as forças armadas nucleares diante da crescente ameaça de guerra nucleardo imperialismo estadunidense, dando um novo salto na construção socialista.
Ao longo da história e da realidade, o mundo não conhece outro país que tenha sido forçado a simultaneamente cumprir as árduas e imensas tarefas da defesa e da construção, apesar da permanente e persistente pressão, intervenção e ameaça de agressão das forças externas.
De fato, sob essas circunstâncias em que o simples ato de manter o poder e defender o sistema já era, por si só, um milagre, nosso Partido assumiu de bom grado todas as tarefas da época e escreveu uma história de transformações seculares, abrindo um caminho que ninguém havia trilhado.
Nosso Partido avançou ininterruptamente pela órbita invariável do socialismo, superando, em cada período e etapa, os múltiplos desafios com linhas e estratégias científicas, e, nesse percurso, vem realizando com êxito a causa histórica de construir um Estado soberano e poderoso.
Os acontecimentos significativos registrados em seus anais e as transformações surpreendentes com que encurtou o tempo exibem o caráter científico e a vitalidade da ideia revolucionária e das linhas do Partido do Trabalho da Coreia, demonstrando de forma irrefutável que, graças a elas, foi alcançado um desenvolvimento tremendo e vertiginoso não apenas na política, na defesa nacional, na economia e na cultura, mas também nas relações exteriores.
Por essas proezas imortais, o Partido do Trabalho da Coreia conquistou as respeitáveis denominações de Partido revolucionário, provado e experiente, invencível Partido de aço e Partido que serve verdadeiramente ao povo.
Todas essas proezas e títulos são inimagináveis à parte dos preciosos êxitos que ele obteve em sua própria construção.
Nosso Partido apresentou, como questão fundamental para o avanço vitorioso da causa revolucionária, a identificação ideológica e a unidade organizativa entre ele e a revolução, concedendo força primordial à sua implementação. Isso foi o fator essencial de sua elevada capacidade de comando e da garantia de uma direção consciente e consequente.
Após a fundação do Partido, assegurar firmemente a unicidade de ideologia e de direção em seu seio se apresentou como uma questão urgente e de suma importância para manter a natureza revolucionária e conduzir à vitória a ambiciosa revolução social e o conjunto da construção estatal.
Não apenas no período inicial da construção do país, mas também durante a guerra e o pós-guerra, nosso Partido concedeu prioridade à implantação do Juche na ideologia, a armar toda a militância e o povo com sua ideia orientadora e suas linhas revolucionárias, e a fortalecer as organizações de base. Transformou suas fileiras em um destacamento de elite, reforçou a combatividade e a atividade de suas organizações em todos os níveis e combateu duramente a tendência sectária, por mínima que fosse.
Cada vez que surgiam tarefas importantes e dificuldades na revolução e na construção, nosso Partido, inabalável diante de qualquer tempestade política, manteve a pureza ideológica e a integridade organizativa, promovendo a consolidação organizativo-ideológica, e gerou viradas e ascensões radicais na construção socialista por meio de sua grande combatividade e direção comprovada.
Seu papel de locomotiva da revolução se concretiza através de sua direção real e concreta.
Nosso Partido estudou ativamente e colocou em prática a metodologia e os métodos de trabalho voltados para mobilizar ao máximo o fervor revolucionário e a criatividade do povo, enquanto resolvia os problemas e superava as dificuldades enfrentadas no processo revolucionário e construtivo.
Os numerosos métodos de direção revolucionária e estilos de trabalho populares criados por ele uniram as massas sob uma só bandeira, incendiaram o fervor revolucionário e patriótico e possibilitaram superar todas as dificuldades com a força do coletivismo — de ajudar-se e conduzir-se mutuamente — e do heroísmo de massas, realizando inovações sucessivas e milagres impressionantes.
À medida que continuava sua direção e se sucediam as gerações, nosso Partido manteve-se sempre alerta e vigilante diante do possível surgimento de diversas manifestações entre os funcionários, como o autoritarismo e o afastamento do Partido em relação às massas, e tratou de assegurar que em todo o seu seio predominasse o espírito de serviço incondicional ao povo. Isso incidiu decisivamente para que o povo confiasse inabalavelmente nele e depositasse seu destino no Estado socialista.
A luta que nosso Partido travou, sustentando a bandeira da independência e do socialismo diante de inúmeras dificuldades e provas, fez uma contribuição excepcional à causa comum da humanidade pela justiça e pela paz.
O exemplo dado por nosso Partido — com sua plena confiança na justeza da causa socialista e na inevitabilidade de sua vitória, e com sua comprovação irrefutável, tanto teórica quanto prática, da veracidade científica de seu ideal — conteve em grande medida as maquinações antissocialistas e contribuiu de forma destacada para a solidariedade e a aliança das forças progressistas do mundo.
Hoje, a intransigência do nosso Partido e do nosso Governo na observância dos princípios, assim como sua valente e contundente reação diante da brutal pressão política e militar dos países inimigos, fortalecem visivelmente o bloco progressista que se opõe à guerra e à hegemonia. Com o passar do tempo, nossa República eleva sua posição na arena internacional como integrante fiel das forças socialistas e bastião inexpugnável da independência e da justiça.
Camaradas e amigos,
A causa de um partido vitorioso tem uma chave que lhe serve de fundamento.
Em resumo, o Partido compartilhou tudo com o grande povo.
A história para o povo, a história que se apoiou na força do povo — eis a chave de todas as vitórias e glórias do nosso Partido.
Essa história é a melhor porta-voz das oito décadas do nosso Partido. A chave da trajetória de orientação ininterrupta do Partido e de sua façanha imortal pode ser explicada com a maior imparcialidade apenas por esta fórmula de validade eterna: “Com o povo.”
Ter erguido, nos primeiros dias de sua fundação, uma bandeira vermelha que encarna seu ideal e sua vontade de construir um autêntico mundo do povo foi o primeiro grande passo que o nosso Partido deu junto ao povo e a demonstração de sua imensa força.
A bandeira do nosso Partido, com a imagem do povo, não é leve — pois ela assume a responsabilidade por seu destino, indica-lhe a todo momento o caminho da verdade, arma-o com uma força irresistível e encarna a sabedoria e a criatividade inesgotáveis desse povo que defende seu avanço rumo ao futuro.
Se o nosso Partido não incorreu em nenhum desvio ou erro em sua linha ao longo de seus 80 anos, é porque acolheu a vontade e as demandas do povo. E se alcançou uma ascensão incessante, sem se desanimar nem deter por um instante, isso se deve à sabedoria e à força do povo, que é seu motor.
Por ter conduzido a história com a vontade e a força do povo, toda a luta revolucionária e o trabalho de construção que levou adiante com determinação tornaram-se do próprio povo e culminaram em êxito.
Todos os acontecimentos importantes que garantem a vitória e o sucesso eternos da nossa causa têm como protagonistas todo o povo deste país — o grande povo coreano, que compreende nossos heróicos operários, camponeses e intelectuais.
Hoje, o nosso povo ergue-se diante do mundo como uma entidade poderosa, capaz de vencer todas as dificuldades e realizar todas as obras.
Os 80 anos de liderança do nosso Partido, durante os quais ele abriu um caminho inexplorado unindo o anseio, a vontade e a força com o povo, realizando o ideal de uma potência junto ao povo e confundindo-se com ele, ensinam uma verdade à época e à história: um partido enraizado no povo e não acima dele, um partido que compartilha as mesmas aspirações e desejos do povo, que une sua sabedoria e força com as dele e partilha suas alegrias e tristezas, jamais se desintegra nem perde sua vitalidade e vigor.
Nosso Partido não pode existir sem o seu povo, e é grande porque também grande é o povo — esta foi, é e continuará sendo uma grande verdade inabalável.
Quero agradecer mais uma vez ao nosso grande povo que, ao longo desses oitenta anos em que desbravou o caminho da árdua, porém sagrada, causa socialista, deu força e inteligência ao nosso Partido, confiou com ele na vitória e lhe entregou sua alma imaculada e sua laboriosidade.
Camaradas:
Nestes momentos significativos, leio mais uma vez, no olhar do povo, com todo o meu ser, a confiança e a esperança ilimitadas que ele deposita em nosso Partido.
Por contar com vocês — que apoiam e seguem incondicionalmente as decisões do Partido, suportando todas as dificuldades —, nosso Partido tem plena confiança em suas ações e está firmemente convencido da vitória.
Se trabalharmos arduamente por alguns anos com o mesmo ímpeto de hoje, será totalmente possível transformar notavelmente nossa vida com nossas próprias mãos e aproximar-nos ainda mais de nossa meta ideal.
Aproveitando esta oportunidade, juro que sempre terei presente o dever de retribuir ao povo, guardando com carinho o amor por ele, e que trabalharei com ainda mais afinco para não trair sua confiança.
Confiando no povo que apoia nosso Partido e sempre unido monoliticamente a ele, tornarei este país mais próspero e belo e construirei o melhor paraíso socialista do mundo.
Camaradas:
A gloriosa história de 80 anos do nosso Partido nos inspira e nos impulsiona a uma luta ainda mais digna e grandiosa.
Avancemos, redobrando a coragem e a convicção, rumo ao balanço de uma nova grande história — mais gloriosa e digna que estas oito décadas que o Partido e o povo iniciaram como um só corpo e uma só alma e adornaram com a vitória —, e pela culminação definitiva da causa socialista que tornará realidade o sonho e o ideal do nosso povo.
Para concluir, desejo paz e bem-estar ao nosso amado povo.
Meus melhores votos de harmonia e felicidade a todas as famílias do país.
Viva o grande Partido do Trabalho da Coreia e o grande povo coreano!

Nenhum comentário:
Postar um comentário