sábado, 4 de outubro de 2025

Discurso do camarada Kim Jong Un na cerimônia inaugural da Exibição de Armas "Desenvolvimento da Defesa Nacional-2025"

O estimado camarada Kim Jong Un proferiu um discurso na cerimônia de inauguração da Exposição de Armas "Desenvolvimento da Defesa Nacional - 2025".

O texto integral diz:

Camaradas:

Parece-me muito significativo que, em vésperas do 80º aniversário da fundação do Partido do Trabalho da Coreia, se realize a Exposição de Armas "Desenvolvimento da Defesa Nacional - 2025", que nos permite mais uma vez perceber de forma global a altura que nosso poderio de defesa nacional alcançou.

A exposição de hoje reflete os recentes frutos do importante trabalho em que modernizamos e constantemente levamos ao mais alto nível a estrutura das forças armadas coreanas, fundamentada no dissuasor nuclear.

Aproveitando esta ocasião, agradeço a todos os cientistas e técnicos do setor da defesa nacional e aos trabalhadores da indústria armamentista que tornaram ainda mais significativa a festa revolucionária de outubro com seus orgulhosos sucessos na modernização do setor.

Camaradas:

A presente exposição destaca o significado histórico do aniversário de nosso Partido.

A autóctone indústria da defesa nacional, priorizada ininterruptamente desde a fundação do Partido e desenvolvida de forma contínua e acelerada em direção a metas mais altas, por meio do estabelecimento de uma base independente, apresenta ao nosso povo os contundentes resultados que obteve em menos de um ano. Isso será o melhor louvor aos oitenta anos da trajetória histórica do Partido.

Pois a exposição testemunha de forma eloquente a grande altura que o poderio nacional alcançou, muito além do que a geração fundadora da indústria da defesa nacional autóctone imaginava.

Para nosso Partido, que desde seu nascimento assume como missão absoluta se responsabilizar plenamente pelo destino do povo, empenhar-se na construção e consolidação incessante da indústria da defesa nacional mais poderosa do mundo, que garanta a dignidade, o bem-estar, os direitos, os interesses e a segurança futura do povo, constitui seu ofício inato e modo típico de agir.

A história dessa indústria, garantia material e técnica da capacidade militar global do Estado, começou com a fundação do Partido e, sob sua direção, percorreu até hoje um caminho de vitórias consecutivas. Os mais recentes sucessos no desenvolvimento da defesa nacional que esta exposição atesta podem representar e simbolizar dignamente as proezas realizadas por nosso Partido em prol do Estado, da revolução e do povo.

Não se pode garantir o futuro do Estado e do povo sem a organização vanguardista que os orienta politicamente e, ao mesmo tempo, sem a indústria da defesa nacional, fundamento inquestionável de seu ambiente de segurança.

Por compreender antes que ninguém esta verdade irrefutável e se ater estritamente à sua necessidade real, os revolucionários coreanos da primeira geração realizaram a causa da fundação do Partido, tarefa primordial e importante da pátria liberada, e ao mesmo tempo não pouparam esforços para criar a indústria armamentista, primeira pedra angular da construção do Estado.

Após a libertação do país, as gerações de nossos avós e pais, fundadores da indústria armamentista na Coreia, fabricaram do nada e com as mãos vazias nossa metralhadora, no sentido estrito da palavra. Durante a sangrenta guerra, não hesitaram em consagrar suas vidas à fabricação de bombas e balas para aniquilar os invasores armados imperialistas, criando a tradição do espírito de defesa da pátria, de apoio nas próprias forças e da comuna de Kunja.

Por herdar com firmeza esse espírito e tradição, ao disparo que soou há quase 80 anos na comuna de Phyongchon seguiram-se sucessivas explosões suficientemente potentes para salvaguardar firmemente a dignidade independente de nosso Estado e povo e prevalecer sobre o despotismo imperialista. Hoje nasceram múltiplos armamentos que não aparecem em nenhum livro que os aborda, adornando esta exposição de uma forma tão espetacular.

Pode-se dizer que a exposição de hoje é uma miniatura dos saltos seculares de nossa ciência e tecnologia de defesa nacional e o desenvolvimento integral de nossa indústria armamentista.

Na reunião da Assembleia Popular Suprema convocada recentemente, sublinhamos como princípio inalterável a preservação da segurança e a defesa da paz por meio da força poderosa e declaramos oficialmente que estamos prontos para tudo.

A garantia sobre isso será oferecida pela presente exposição.

Os produtos dos mais recentes feitos de nossa defesa nacional exibidos aqui são os que têm aprovada sua potência no nível máximo.

Nos últimos anos, foram novamente desenvolvidos ou melhorados os armamentos capazes de enfrentar com eficácia e de forma ativa as modalidades de mudança da guerra contemporânea, e introduzidas ativamente as ciências e tecnologias de ponta como a inteligência artificial. Isso também confirmou a possibilidade de sua adaptação não só às guerras atuais, mas também às futuras, do ponto de vista da execução da guerra, o que constitui uma característica importante do desenvolvimento das técnicas de defesa nacional ao nosso estilo.

Neste lugar, qualquer um pode perceber a situação atual de nossa indústria armamentista, que se empenha na renovação contínua e em saltos baseados no fundamento independente, um percurso de desenvolvimento destacado e uma maneira de exploração altamente inovadora.

Dessa forma, podemos fazer com orgulho o balanço do trabalho do VIII Período do Comitê Central do Partido, que conquistou as metas planejadas pelo cumprimento bem-sucedido da missão e das responsabilidades sublimes assumidas diante do Estado e do povo.

Em nome do Comitê Central do Partido, envio mais uma vez a saudação combativa mais fervorosa ao nosso coletivo de cientistas e técnicos da defesa nacional e a todos os camaradas do setor da indústria armamentista que ofereceram os presentes mais preciosos à tribuna da comemoração do 80º aniversário da fundação do Partido.

Camaradas;

Sublinho mais uma vez que a superioridade de nossa capacidade de defesa nacional jamais deve conhecer a autossatisfação ou o estancamento.

O próprio momento de satisfação é o de início do estancamento.

Nossa capacidade militar deve ser fortalecida incessantemente.

Como já mencionei recentemente, o ambiente de segurança em que vivemos e sua instabilidade não nos permitem nem um momento de alívio ou satisfação.

A aliança nuclear dos Estados Unidos e da República da Coreia evolui a um ritmo acelerado, e são perpetrados exercícios bélicos de diferentes tipos, destinados a levar a cabo projetos extremamente perigosos de acordo com a chamada guia de operação nuclear e a treiná-los. Recentemente, também, os Estados Unidos tomaram medidas de reforço militar para ampliar seus bens militares na República da Coreia e seus arredores, criando uma ameaça real e severa à segurança de nosso país e de outros da região.

Os Estados Unidos estão renovando o conjunto da estrutura da capacidade militar, como os meios estratégicos de reconhecimento, ataque e defesa.

O que significa isso?

Não podem negar e ocultar, por mais que tentem, o fato de que o ato de incremento das forças armadas dos Estados Unidos tem como objetivo fundamental facilitar o ataque antecipado à contraparte em momentos de emergência.

A circunstância continua assim.

Então, o que faremos em tal circunstância?

Observamos com agudeza o desdobramento dos meios estratégicos de ataque e de reconhecimento dos Estados Unidos, e seus atos militares e hostis na mobilização desses meios na Península Coreana e em sua região, em relação com a possibilidade de nova ameaça contra a segurança do Estado.

E tomamos medidas claras.

Em proporção direta ao incremento das forças armadas das tropas estadunidenses na região da República da Coreia elevou‑se o nosso grau de atenção estratégica e, por conseguinte, fornecemos em correspondência com isso os bens especiais aos objetos de interesse importante.

Creio que os inimigos deveriam ficar devidamente apreensivos sobre para que rumo se aproxima o seu ambiente de segurança.

Não vou comentar em detalhes.

Se o território da República da Coreia está segudo, isso é uma incumbência que deve ser avaliada por ele mesmo.

Evidentemente tomaremos as medidas militares adicionais em correspondência com isso.

Se os Estados Unidos continuarem o ato perigoso de incremento das forças armadas contra os Estados da região, ignorando abertamente sua preocupação com a segurança, tal desenvolvimento da circunstância nos impulsionará ainda mais à execução das medidas militares e técnicas correspondentes encaminhadas a eliminar as novas ameaças e a manter o equilíbrio de forças.

Camaradas;

Imediatamente todos conhecerão quais novas metas se apresentam no setor tecnológico de nossa defesa nacional e com que matiz de transformação estas evoluirão na etapa seguinte.

No programa estratégico do Partido em matéria de desenvolvimento da defesa nacional estão detalhadamente esclarecidas as metas nucleares aspirantes ao desenvolvimento de todos os ramos do desenvolvimento da defesa nacional.

Os poderosos bens da capacidade de defesa nacional evoluirão a ritmo acelerado e sem estagnação, e a causa do Partido do Trabalho da Coreia para o fortalecimento ininterrupto do dissuasor autodefensivo de guerra seguirá a trajetória gloriosa e vitoriosa.

Desejo que todos os camaradas participantes na cerimônia de inauguração da Exposição de Armamentos realizada em celebração do 80º aniversário da fundação do nosso Partido passem momentos alegres, sentindo orgulho e dignidade infinitos de sua força poderosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário