segunda-feira, 6 de outubro de 2025

A sagrada história de 80 anos de direção do Partido do Trabalho da Coreia (2)

Fortalecimento como partido de massas do povo trabalhador e liderança na construção da nova pátria

O grande Líder camarada Kim Il Sung, após a libertação, construiu nosso Partido como um partido de massas do povo trabalhador, unindo todo o povo em torno do Partido e conquistando brilhantes vitórias na construção democrática.

Após a fundação do Partido (10 de outubro de 1945), nosso Partido fortaleceu sua capacidade de combate no processo de liderar a construção do Poder Popular e as reformas democráticas. No entanto, em nosso país não havia muitos comunistas preparados, a classe operária ainda era pequena e o povo não possuía uma compreensão profunda do comunismo. Somente desenvolvendo o Partido Comunista como um partido de massas seria possível expandir e fortalecer rapidamente suas fileiras, unindo amplas massas em torno do Partido para impulsionar a causa da construção do Estado.

O grande Líder, em suas obras “Pela criação do partido único das massas trabalhadoras” e “Sobre as tarefas imediatas do Partido do Trabalho”, esclareceu a inevitabilidade da fusão entre o Partido Comunista e o Partido Neodemocrático para fortalecer a unidade das forças democráticas de nosso país, e definiu o objetivo, o caráter e as tarefas do Partido do Trabalho, de acordo com a exigência essencial de um partido que representa e defende os interesses das massas trabalhadoras.

Com a proclamação da fundação do Partido do Trabalho em agosto de 1946, nosso Partido firmou-se como um partido de massas profundamente enraizado entre as amplas massas populares e como uma poderosa vanguarda que conduz a revolução e a construção rumo à vitória.

O grande Líder dirigiu com sabedoria a criação de um exército regular e a fundação da República, tarefas indispensáveis para a construção de um Estado independente e soberano.

Diante das manobras de guerra dos imperialistas estadunidenses contra nossa República, a construção de forças armadas regulares surgiu como uma tarefa urgente e inadiável para nosso Partido.

O grande líder organizou bases de formação de quadros político-militares, como a Academia de Pyongyang, a Escola Central de Quadros de Segurança e o Centro de Treinamento de Quadros de Segurança, e fez com que, nas novas unidades de armas e de serviços, fossem elaborados e aplicados regulamentos, manuais, métodos de comando e táticas militares ao estilo coreano. Ao mesmo tempo, promoveu de forma paralela a criação de uma indústria de defesa nacional autossuficiente.

Sob a liderança do grande Líder, com a fundação do Exército Popular da Coreia (8 de fevereiro de 1948), nosso povo realizou o antigo desejo de possuir suas próprias forças armadas regulares e modernas.

Desde o primeiro dia de sua fundação, nosso Partido dedicou profunda atenção à questão do poder estatal e lutou pela criação de um órgão central de poder capaz de dirigir de modo unificado os comitês populares locais em todos os níveis.

No congresso de fundação do Partido, o grande Líder apresentou como principal tarefa política do Partido o desenvolvimento de nosso país em um Estado democrático, independente e próspero, e tomou medidas para que o povo, de acordo com sua própria vontade, estabelecesse com suas próprias mãos os órgãos locais do Poder Popular.

Em fevereiro de 1946, foi estabelecido o Comitê Popular Provisório, órgão central do poder estatal, e foi instaurado um governo de democracia popular que cumpriu as tarefas da revolução democrática anti-imperialista e antifeudal, realizando diversas reformas democráticas.

Com o estabelecimento do Poder Popular em nosso país e a implementação das reformas democráticas, criaram-se as condições para o desenvolvimento planejado da economia popular.

Durante os dias da construção da nova pátria, sob a liderança do grande Líder que visitava fábricas, empresas e aldeias rurais para despertar a força das massas trabalhadoras, o primeiro plano de economia popular do pós-libertação foi brilhantemente concluído.

Nesses dias, nosso povo promoveu diversos movimentos de construção nacional e campanhas de produção, como o Movimento Geral de Mobilização Ideológica para a Construção do Estado, o Movimento Kim Hoe Il, o Movimento Patriótico de Doação de Arroz e a Emulação Patriótica pelo Aumento da Produção, contribuindo assim para o desenvolvimento econômico do país.

Com base em todos esses êxitos e experiências, no 2º Congresso do Partido, realizado de 27 a 30 de março de 1948, foram analisados e resumidos os resultados obtidos pelo Partido na implementação das reformas democráticas e do primeiro plano de economia popular, e foram apresentadas as tarefas para elevar ainda mais o papel do Partido na luta pela revitalização e desenvolvimento da economia nacional.

O grande Líder, tendo estabelecido uma base sólida para a construção de um Estado independente e soberano, fundou em 9 de setembro de 1948 a República Popular Democrática da Coreia.

De fato, foi graças à sábia liderança de nosso Partido que nosso povo pôde, em um período tão curto, realizar com brilho as grandes causas da construção do exército e da fundação do Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário