quarta-feira, 8 de outubro de 2025

A liderança do grande Partido é a força e vitória da Coreia Juche

Editorial conjunto de "Rodong Sinmun", "Joson Inmingun" e "Chongnyon Jonwi"

Por ocasião do 80º aniversário da fundação do Partido do Trabalho da Coreia 

O Partido do Trabalho da Coreia, responsável pela revolução coreana e guia do Estado e do povo, que gravou a mais longa história no poder socialista, celebra agora o seu 80º aniversário de fundação.

Nosso povo, que compartilhou todas as glórias com o nosso Partido — o qual realizou inúmeras transformações sem precedentes e trilhou com orgulho o caminho das vitórias sucessivas — celebra com emoção e júbilo o acontecimento de outubro, em meio a uma emoção e alegria sem precedentes.

O céu da pátria, protegido e aberto pelo nosso Partido, está especialmente claro e azul, e sobre a terra da pátria, cultivada pelo Partido, estendem-se paisagens paradisíacas e campos dourados que acrescentam alegria ao povo.

Com a fundação do Partido nasceu um novo país e um novo povo, razão pela qual a festa de outubro é, de fato, uma grande celebração do Estado e uma festa do povo.

Porque existe o Partido, porque o Partido é grandioso e porque seguimos o Partido, os 80 anos do Partido do Trabalho da Coreia irradiam como a memória, a glória e a esperança do nosso povo, que viveu todas as vitórias e milagres sob sua direção.

Já se passaram 80 longos anos.

A fundação do Partido do Trabalho da Coreia, na época em que a nova Coreia içava as âncoras de sua história, foi um evento transformador no destino e no desenvolvimento futuro da pátria e do povo.

Com o surgimento do Estado-Maior político da revolução e de sua vanguarda, foi aberto o caminho e assegurada a força motriz para orientar a construção do Estado e o desenvolvimento social.

As amplas massas do povo trabalhador conquistaram sua bandeira de unidade que lhes permitiu organizar-se e mobilizar-se na luta revolucionária.

Desde então, a longa história de direção do nosso Partido tem sido um caminho de vitórias e glórias.

Esses 80 anos foram o período em que o Partido elevou, com orgulho, uma ex-colônia fraca e apagada do mapa mundial à posição de um país respeitado no cenário internacional; foram também 80 anos em que, com a força da autoconfiança, abriu a era de prosperidade do Estado socialista.

Foram 80 anos em que o nosso povo foi formado como povo heroico e grandioso, e em que foi assegurado o futuro eterno e próspero da nossa pátria.

O 80º aniversário da fundação do Partido é uma grande celebração política que não apenas grava a mais longa história de governo socialista, mas também demonstra a autoridade absoluta e a destacada liderança do veterano Partido do Trabalho da Coreia, que percorreu todo o seu caminho com vitórias sucessivas.

Com a nova era aberta pelo nosso Partido, a energia vibrante do desenvolvimento integral do socialismo pulsa intensamente, e sucessivas criações de revitalização civilizacional surgem uma após outra, elevando ao máximo o entusiasmo pelas celebrações.

Atualmente, todos os militantes do Partido, os trabalhadores e os oficiais e soldados do Exército Popular de todo o país expressam máxima reverência ao grande Líder camarada Kim Il Sung e ao grande Dirigente camarada Kim Jong Il, fundadores e construtores do glorioso Partido do Trabalho da Coreia.

Tomados de ilimitada confiança e fervor revolucionário, avançam firmemente sob a direção do estimado camarada Kim Jong Un, Secretário-Geral do Partido do Trabalho da Coreia e símbolo da grandeza da Coreia Juche.

O estimado camarada Kim Jong Un disse:

“A causa socialista do Juche é invencível, e em nosso caminho, avançando sob a direção do Partido do Trabalho da Coreia, haverá apenas vitória e glória.”

Desde o primeiro passo de sua fundação, cada etapa e fase do caminho histórico percorrido pelo nosso Partido foi uma sequência de pioneirismo e de jornadas inéditas que não poderiam sequer ser imaginadas com uma capacidade ou vontade comuns.

O Partido teve de assumir responsabilidades e encargos que nenhum outro partido do Oriente ou do Ocidente poderia suportar, e trilhar caminhos jamais percorridos por qualquer outro.

Os longos 80 anos de sua trajetória são um percurso heroico que somente o Partido do Trabalho da Coreia poderia gravar.

A época e a história registraram em páginas brilhantes os méritos seculares do partido revolucionário do Juche.

Os 80 anos do Partido do Trabalho da Coreia são uma história gloriosa de contínuas vitórias, conquistadas tendo a grande Ideia Juche como diretriz orientadora e fonte de verdade.

É a ideologia dirigente que define o caráter e a missão de um partido, e dela dependem o êxito ou o fracasso de sua causa.

Como em qualquer outro partido, mas especialmente no nosso, o estabelecimento correto da ideologia orientadora e a preservação de sua pureza sempre se colocaram como exigências vitais e decisivas — não apenas no período inicial de fundação, mas em todo o curso histórico.

Após a libertação, quando diversas doutrinas e correntes ideológicas se confrontavam em torno do destino da nova nação, nosso Partido solucionou todos os problemas a partir de uma posição estritamente jucheana e, assim, realizou em um curtíssimo período a grandiosa tarefa da fundação do Estado.

A lenda da vitória dos fuzis no confronto com a bomba atômica, o grande auge de Chollima erguido das ruínas ao repelir a interferência e a pressão de forças externas no pós-guerra, bem como o caminho paralelo de empunhar o fuzil em uma mão e a foice e o martelo na outra para impulsionar a construção socialista — tudo isso foi resultado da convicção e da vontade jucheanas sustentadas pelo nosso Partido.

Levantar ou não a bandeira do Juche, em cada etapa histórica, foi uma questão que antecedeu até mesmo as linhas políticas — uma questão de destino para o Estado, o povo e as gerações futuras.

Em todas essas encruzilhadas históricas, nosso Partido, ciente de que enfrentaria lutas agudas e altos sacrifícios, manteve inabalavelmente, como exigência superior à própria vida, a bandeira do Juche, o caminho da independência e o princípio do autossustento.

Se tivéssemos nos desviado sequer um passo desses ideais e princípios, nosso Estado e nosso povo não teriam hoje sua dignidade e prosperidade — já teriam caído há muito tempo na desgraça da história, como servos de forças estrangeiras.

A grande ideologia transforma o ser humano e forma o povo.

Nosso povo, que durante séculos aceitou o servilismo e a submissão como destino, renasceu sob o nosso Partido como o povo coreano dotado de forte espírito de independência, poder criativo e ardente patriotismo, graças à ideologia revolucionária que nenhum outro partido jamais propôs.

O brado coletivo “Tão forte somos nós, o povo coreano!” é a expressão do orgulho indomável e da vontade inquebrantável do nosso povo, formado sob o amparo do Partido e decidido a lutar até o fim sob sua direção.

Os 80 anos do Partido do Trabalho da Coreia são a história revolucionária de um partido governante socialista que demonstrou clara e inequivocamente à época e à história que o socialismo é ciência, e que sua vitória também é científica.

O socialismo do Juche, escolhido pelo nosso Partido em conformidade com a vontade do povo, é o solo do qual brotaram toda a nossa dignidade e felicidade.

Nosso Partido, em meio a uma situação complexa e mutável, realizou de modo criativo a revolução socialista e, conforme o anseio do povo, fez com que o socialismo florescesse em nossa pátria.

Em apenas 14 anos, alcançou a industrialização socialista, que representou um salto de séculos, erguendo um Estado industrial com enorme potencial de desenvolvimento.

Ao sustentar firmemente o princípio do coletivismo, revelou por completo as superioridades e vantagens do socialismo ao nosso estilo.

Por meio de uma luta árdua, nosso Partido antecipou os tempos e concedeu ao povo a realidade viva do sistema socialista.

A canção “Não invejamos nada no mundo” é um hino de todo o povo à benevolência do Partido do Trabalho da Coreia e ao nosso socialismo.

O caminho de construção do socialismo do Juche não foi uma jornada tranquila.

No final do século passado, quando alguns países que construíam o socialismo entraram em colapso um após o outro, nosso Partido ergueu ainda mais alto a bandeira vermelha e defendeu firmemente a fortaleza do socialismo do Juche.

Hoje, ele carrega o destino do socialismo sobre seus ombros e abre o caminho para o futuro da humanidade.

Desde os primeiros dias de sua fundação até hoje, nosso Partido tem implementado de forma ininterrupta políticas socialistas, promovendo constantemente os direitos e o bem-estar do povo mesmo nos períodos mais difíceis.

Foi através dessa luta que o nosso povo passou a considerar o socialismo não apenas como uma ideologia política ou um sistema, mas como sua própria vida, sua forma de existência e o seu futuro.

Em sua sabedoria de abrir, por um caminho inexplorado, um socialismo original e superior; em sua firme vontade de preservar, em meio à onda de frustração e colapso, a essência e os princípios do socialismo; e em sua força prática para aproximar o ideal socialista que o mundo admira — não há outro partido governante socialista comparável ao nosso.

Os 80 anos do Partido do Trabalho da Coreia são uma história honrosa de vitórias consecutivas na luta anti-imperialista, durante as quais o Partido salvaguardou firmemente a dignidade e a paz do Estado e do povo.

A grande vitória na Guerra de Libertação da Pátria — quando a jovem República enfrentou as forças imperialistas invasoras lideradas pelos EUA — foi a primeira vitória histórica na luta anti-imperialista conquistada pelo nosso Partido e pelo nosso povo desde a fundação do Partido.

O mundo ficou admirado diante da capacidade de liderança do Partido do Trabalho da Coreia, que conduziu à vitória uma luta desigual, da força da jovem Coreia e do heroísmo do povo coreano.

Vencer um inimigo poderoso já é uma grande vitória, mas ainda maior é a vitória de impedir a guerra e garantir uma paz duradoura.

Durante mais de 70 anos após a guerra, a ininterrupta guerra sem tiros travada contra as forças hostis ameaçou seriamente o direito à sobrevivência, ao desenvolvimento e ao futuro do nosso Estado e do nosso povo.

Para pôr fim de uma vez por todas às manobras de agressão imperialista nesta terra, nosso Partido ergueu resolutamente a bandeira da política de avanço simultâneo — mesmo sabendo que isso significaria suportar enormes dificuldades — e colocou a força militar à frente do fortalecimento do Estado.

Nosso Partido preparou todo o povo e os oficiais e soldados do Exército Popular como guardiões da independência que colocam a dignidade acima da vida, como combatentes de vanguarda de classe dispostos a lutar até o fim contra os inimigos, e dedicou esforço redobrado ao fortalecimento do poderio militar, transformando todo o país em uma fortaleza inexpugnável.

Não apenas repeliu, durante mais de 70 anos, as incessantes ameaças de guerra das forças imperialistas unidas, mas também venceu as ofensivas sem precedentes de sanções e bloqueios destinadas a privar-nos do direito à existência, as infiltrações ideológicas e culturais e as campanhas de guerra psicológica que visavam derrubar internamente nossa ideologia e sistema.

Ter possibilitado que o nosso povo vivesse em paz e segurança, sem conhecer a guerra, na região mais tensa do mundo, e ter mantido o céu da pátria sempre limpo e azul — isso constitui o mais precioso e incomparável feito do nosso Partido.

Durante longos 80 anos, o Partido do Trabalho da Coreia tem sido o verdadeiro partido do povo — lutando pelo povo e apoiando-se nas massas populares.

A essência do ideal e do espírito da fundação do nosso Partido é o princípio da primazia das massas populares.

Gravando a imagem do povo em sua bandeira vermelha, nosso Partido fez de todos os cidadãos os donos de seu próprio destino, os mestres do Estado e da sociedade, e com infindáveis esforços, formou-os como autênticos revolucionários, patriotas e heróis.

Quando se nasce, há um berço que acolhe e protege; quando chega a idade de aprender, a escola vem ao encontro; e as crianças órfãs e os idosos sem quem os cuide recebem lares tão magníficos quanto palácios.

Quando o povo enfrenta dificuldades e sofrimentos, é o Partido quem primeiro está ao seu lado.

Vivemos uma era em que o Partido oferece gratuitamente novas e belas casas às pessoas comuns, em que suas políticas buscam incessantemente o povo, cuidam do povo e pensam no povo — uma era que somente o nosso Partido poderia abrir.

Os oitenta anos em que nosso Partido sustentou com reverência as duas sílabas que formam a palavra “povo” deixaram marcas preciosas em nossa vida e em nosso tempo.

A imagem do Partido não está em outro lugar — o Partido vive no coração de nosso povo, e o semblante feliz do nosso povo é o retrato mais vívido do Partido do Trabalho da Coreia.

Há muitos partidos no poder no mundo, mas nunca existiu — nem jamais existirá — um partido a quem o povo, com sua experiência viva e confiança mais ardente, chame de “mãe” como faz com o Partido do Trabalho da Coreia.

A trajetória de oitenta anos de luta do nosso Partido está inseparavelmente ligada à grandiosa história do povo que sempre o apoiou.

Nas chamas da guerra feroz, nosso povo e nosso exército lutaram heroicamente e venceram, confiando apenas no grande Líder camarada Kim Il Sung.

Nos difíceis anos do pós-guerra, o povo — como a avó de Taesong e a classe operária de Kangson — protegeu o Partido; e durante a Árdua Marcha, o povo, tendo o grande General como pilar espiritual, segurou firmemente a bandeira vermelha e o fuzil, compartilhando o destino de vida e morte com o Partido.

Quando as dificuldades aumentavam, o Partido se aproximava ainda mais do povo e apelava a seu coração; e o povo, respondendo ao apelo do Partido, erguia-se como montanhas — esta foi a natureza do nosso povo, a força do nosso Partido e o espírito indomável da Coreia.

Hoje, ao contemplar com orgulho os oitenta anos percorridos, nosso povo sente-se tomado de incomparável orgulho e confiança na força absoluta de sua unidade monolítica, que não existe em nenhum outro lugar do mundo.

Reunindo-se com ainda maior firmeza em torno do Partido, ele avança cheio de convicção rumo a novas vitórias.

É graças ao nosso brilhante presente que o passado é motivo de orgulho e o futuro se promete ainda mais resplandecente.

O caminho percorrido é glorioso, mas é o presente grandioso que faz com que os oitenta anos do nosso Partido sejam tão orgulhosos, e é esta era emocionante de hoje que faz com que nosso plano de longo prazo brilhe intensamente.

Nos oitenta anos de direção do Partido do Trabalho da Coreia, os últimos dez e poucos anos ocupam um lugar de destaque, por terem inaugurado uma nova era grandiosa e dinâmica.

A nova era da revolução do Juche é uma era extraordinária que, por meio da brilhante continuidade, da nova abertura e da profunda transformação, elevou o Estado, o povo e o futuro a uma grandeza sem precedentes.

Sob a liderança do estimado camarada Kim Jong Un — destacado teórico, eminente mestre da direção e estadista sem igual — nosso Partido e nossa revolução alcançaram uma nova era de pleno desenvolvimento.

Elevando o poder dirigente do Partido do Trabalho da Coreia — locomotiva da revolução e poderoso Estado-Maior político — ao mais alto nível, o estimado camarada Secretário-Geral abriu o período de plena revitalização e prosperidade, uma era de transformação total.

Sob sua direção, iniciou-se uma nova era de fortalecimento de todo o Partido.

Ao garantir rigorosamente a unicidade ideológica e de liderança, e ao reorganizar de modo abrangente e minucioso sua capacidade diretiva e combativa, realizou-se uma transformação revolucionária na construção e nas atividades do Partido.

Incorporando ao trabalho partidista a concepção e a filosofia jucheanas sobre o povo, o espírito de dedicação total ao povo foi firmemente estabelecido como estilo e clima político do Partido.

Com base na ideia da autoconfiança e na força absoluta, a posição do nosso Estado atingiu o mais alto patamar, e a dignidade e o prestígio da Coreia Juche ressoam por todo o mundo.

Em toda a história de cinco milênios, jamais o orgulho nacional e a coragem indomável do povo coreano se manifestaram tão plenamente como agora.

Esta é a mais preciosa contribuição que o nosso Partido ergueu diante do Estado e do povo por meio de sua árdua luta na nova era.

Empunhando firmemente a filosofia da força — de que devemos ser fortes, sempre mais fortes — como espada invencível da vitória, o novo período de revolução na indústria da defesa, conduzido incansavelmente pelo nosso Partido, tem elevado de modo acelerado o nível de avanço e modernização das forças armadas da República, fortalecendo continuamente o poder capaz de subjugar e aniquilar completamente as ameaças de invasão das forças hostis.

Com sua destacada estratégia militar e extraordinária arte de comando, o nosso Partido forjou o Exército Popular como um exército revolucionário e poderoso, ideológica e espiritualmente invencível, superior militar e tecnicamente a qualquer inimigo — um exército heróico que, ao combater, vence sempre.

Uma nova era de revitalização civilizacional, em que todos os sonhos e ideais do povo se realizam plenamente, chegou.

Sob o patrocínio das aspirações mais profundas do nosso Partido, grandiosos projetos jamais vistos — como o programa da revolução rural da nova era e política de desenvolvimento local 20x10 — estão sendo concretizados, e novos campos de ação voltados à melhoria da vida do povo se expandem incessantemente.

Cada nova avenida e moradia esplêndida da capital e do campo, cada moderna fábrica local, empresa de maricultura, hospital avançado como o Hospital Geral de Pyongyang — todas essas criações que demonstram o ímpeto da revitalização geral do Estado estão impregnadas do espírito de dedicação ilimitada do nosso Partido, que não conhece limites nem saciedade quando se trata do bem-estar do povo.

Mesmo quando uma terrível epidemia assolou o mundo, lançando todos os países em calamidade, o nosso Partido, como mãe amorosa, travou uma batalha de vida ou morte pela defesa do povo e protegeu de forma resoluta a segurança da vida da população.

E, sempre que a fúria devastadora da natureza assolava o país, foi o Partido do Trabalho da Coreia — o Partido do povo — que acolheu em seus braços, sem deixar ninguém para trás, cada pessoa que sofria desgraça e dor, transformando as regiões afetadas por desastres em maravilhosos paraísos.

A confiança e o amor sem precedentes do povo por este grande Partido, que oferece todo o afeto e carinho, estão em fervorosa ascensão em todo o país.

A força vital do apoio popular — fundamento do Estado — amplia incessantemente o passo do avanço da pátria.

Trilhando o único caminho do Juche sob a direção do Partido do Trabalho da Coreia, conquistamos vitórias verdadeiramente grandiosas.

Porque existe o Partido, nosso povo pôde desbravar sem hesitação os caminhos inéditos e árduos; porque existe a grande direção do Partido, pudemos realizar obras tão grandiosas que os outros sequer ousariam imaginar; e porque seguimos fielmente apenas o Partido, pudemos alcançar o ápice da dignidade e da glória.

A grande história ensina uma grande verdade:

Existe o Partido — e, portanto, existimos nós, o socialismo e o futuro da pátria.

Esta é a síntese fundamental dos oitenta anos e também a convicção com que nosso povo contempla com segurança as vitórias dos próximos oitenta, oitocentos e até oito mil anos.

Todos os militantes do Partido, os trabalhadores e os oficiais e soldados do Exército Popular devem ter firme convicção de que a liderança do grande Partido do Trabalho da Coreia é a força e a vitória da Coreia Juche, e devem abrir com ainda maior vigor a nova era de desenvolvimento integral do Estado.

Todo o Partido, todo o povo e todo o exército devem defender com firmeza e lealdade a ideia e a liderança do estimado camarada Kim Jong Un, apoiando-o com devoção absoluta.

O estimado camarada Kim Jong Un é a bandeira de todas as vitórias e glórias do nosso povo, o representante da dignidade suprema do nosso Partido e Estado, e do seu futuro brilhante.

Com sua genial visão e perspicácia, o estimado camarada Secretário-Geral conduz energicamente, na linha de frente, a luta pela prosperidade e o desenvolvimento da pátria, pela elevação do bem-estar do povo e pela felicidade das futuras gerações.

Devemos, portanto, marchar unidos em pensamento, propósito e passo com ele.

Todos os militantes do Partido, os trabalhadores e os oficiais e soldados do Exército Popular devem armar-se firmemente com a ideia revolucionária do grande camarada Kim Jong Un, considerar a defesa total da autoridade do Comitê Central do Partido como uma exigência vital e um direito sagrado, e estabelecer de modo rigoroso o espírito revolucionário de incondicionalidade e exatidão na execução das decisões, instruções, linhas e políticas do Partido.

A sagrada trajetória dos últimos dez anos ensina que o destino de todos os assuntos da revolução depende inteiramente de como se apoia a ideia e a direção do Comitê Central do Partido — e, ao olhar para o longo caminho de luta que ainda temos pela frente, reafirmamos esta verdade absoluta e imutável.

Todo o povo e os oficiais e soldados do Exército Popular devem compreender profundamente a essência da ideia e da intenção do Comitê Central do Partido, incorporar em sua própria natureza os ideais e a visão criadora do Comitê Central e tornar-se verdadeiros patriotas leais, que realizem de maneira perfeita, conforme as exigências da nova era, as concepções e decisões do Comitê Central do Partido.

A unidade monolítica é a força irresistível do Partido do Trabalho da Coreia. Quando permanecermos infinitamente fiéis à ideia e à vontade do grande Comitê Central e nos unirmos ainda mais firmemente em torno dele, não haverá nada impossível para nós — apenas milagres e vitórias.

Devemos abrir com maior vigor a nova era de construção do Partido e o ponto culminante do fortalecimento geral do Partido.

O avanço vitorioso da revolução depende do fortalecimento do Partido — este é o poder de orientação, a vitalidade da revolução e a velocidade de avanço do socialismo.

Devemos implementar minuciosamente a linha de construção partidista da nova era, transformando todas as organizações do Partido em alicerces de fortalecimento e unidade integral do Partido.

Nas organizações do Partido, deve ser desencadeada uma poderosa onda de estudos para fazer com que os funcionários e militantes do Partido compreendam profundamente, de maneira histórica, sistemática e abrangente, as imortais realizações do estimado camarada Secretário-Geral na construção do Partido. Todas as organizações do Partido devem se mobilizar com ímpeto, duplicando sua força combativa e capacidade de ação.

A vitalidade inesgotável do nosso Partido reside na força vital de seu ideal e de seu espírito fundacional. Todos os funcionários e militantes do Partido devem considerar como sua principal tarefa revolucionária herdar, em nível mais elevado, os ideais, as convicções, o espírito e o estilo dos pioneiros da revolução que cumpriram a causa da fundação do Partido, aplicando-os com rigor em seu trabalho e em sua vida.

Devem fortalecer as raízes vitais do Partido por meio de um serviço abnegado ao povo e salvaguardar a confiança inabalável do povo que segue apenas o Partido.

Devemos nos lançar inteiramente na sagrada luta patriótica pela prosperidade e o florescimento da grande pátria.

A pátria e todos nós compartilhamos um destino inseparável — apenas quando a pátria for forte, nossa felicidade e nossa dignidade brilharão. Cada um deve assumir a responsabilidade pela sobrevivência da pátria, tornando-se uma pedra fundamental, uma força propulsora e uma luz no caminho de sua revitalização e avanço.

Em todos os setores e unidades, devemos intensificar, com o poder da ideologia e ofensivas políticas, o movimento de aumento da produção, de economia e de emulação, e levantar com vigor as chamas da inovação coletiva e solidária, para ampliar continuamente o desenvolvimento da fase de ascensão geral da prosperidade nacional.

Devemos lutar com mais audácia, mais substância e mais tensão para concluir com êxito o plano quinquenal, cumprir brilhantemente as tarefas de luta apresentadas pelo 8º Congresso do Partido e receber com dignidade o 9º Congresso do Partido do Trabalho da Coreia.

O patriotismo é a revolução, e esta é, em essência, uma luta pelo futuro de si mesmo e das gerações vindouras. Devemos unir-nos firmemente, com um só coração patriótico, em torno do Comitê Central do Partido, direcionar nossos ideais e aspirações ao objetivo da revitalização total do Estado e, com a coragem, a audácia, o caráter e a firmeza do povo coreano, criar novos padrões, novos recordes e novos milagres.

Devemos fortalecer ainda mais nossas forças armadas revolucionárias como um exército de elite absolutamente leal à causa do Partido do Trabalho da Coreia. Quando a sagrada bandeira do Partido do Trabalho da Coreia tremula majestosamente, o estandarte vitorioso do exército desfralda-se vigorosamente sob sua bandeira vermelha.

O estimado camarada Kim Jong Un é o comandante de ferro que está forjando o exército revolucionário mais poderoso do mundo, sendo o símbolo da força e da invencibilidade de nossas forças armadas revolucionárias.

Os oficiais e soldados do Exército Popular devem tomar a lealdade ao estimado Comandante Supremo como a própria razão de viver e lutar, e erguer muralhas impenetráveis ao redor do Comitê Central do Partido. No Exército Popular, deve-se estabelecer firmemente a disciplina e o estilo revolucionário de mover-se como um só sob as ordens do estimado Comandante Supremo, conduzindo todos os trabalhos político-militares unicamente conforme as ideias e intenções do Partido.

Devemos continuar acelerando a construção de um exército forte em política e ideologia, e em moralidade, preservando e fortalecendo o poder e a superioridade únicos de nossas forças armadas revolucionárias, que nenhum outro exército no mundo pode imitar, e consolidando a unidade de todo o exército em amor e afeição. Devemos apressar a modernização técnico-militar para que, em todos os lugares onde nossa soberania é exercida, possamos reprimir com firmeza quaisquer atos de violação das forças hostis e, em caso de emergência, cumprir perfeitamente as tarefas atribuídas.

Na vanguarda da luta pela concretização das aspirações do nosso Partido e pelo aumento do bem-estar do povo, devemos demonstrar plenamente o espírito de execução incondicional e a perseverança prática do exército revolucionário.

Nosso Partido é um partido promissor, cujo futuro distante está solidamente garantido.

Os jovens devem preparar-se plenamente como a jovem força principal do Partido do Trabalho da Coreia e os dignos sucessores da revolução do Juche. A continuidade da revolução é a continuidade da ideia e do espírito. Os jovens devem herdar firmemente o sangue ideológico e a convicção do nosso Partido, amando ardorosamente o socialismo e, com inabalável convicção, construir esplendidamente a nossa pátria socialista, que vem sendo defendida geração após geração. As novas gerações devem infundir vitalidade e dinamismo em nossa sociedade com sua juventude e coragem, acelerando o ritmo do avanço revolucionário e respondendo com heroísmo e feitos à confiança e às expectativas do Partido.

Entre os jovens, deve tornar-se um traço de caráter correr ao chamado da pátria rumo aos postos árduos da construção socialista, ajudar e amparar os outros em suas dificuldades, e alegrar-se sinceramente com a felicidade alheia.

Para o nosso povo, o 80º aniversário da fundação do Partido é não apenas um motivo de orgulho pela história de vitórias, mas também uma ocasião significativa que faz transbordar a coragem e a confiança para conquistar triunfos ainda maiores.

O caminho que devemos trilhar é mais longo do que o que já percorremos. Mas, sob a direção do invencível Partido do Trabalho da Coreia, a confiança do povo atinge o céu, e a pátria pulsa de juventude e paixão.

Assim como glorificamos nossas vidas sob a bandeira do Partido, sob essa mesma bandeira acolheremos um futuro ainda mais belo.

Todos devemos unir-nos ainda mais firmemente em torno do estimado camarada Kim Jong Un e lutar vigorosamente pela revitalização total de nosso Estado e pela vitória da causa revolucionária do Juche.

O grande Partido do Trabalho da Coreia é a dignidade, a força e o futuro do nosso Estado e do nosso povo.

Viva o glorioso Partido do Trabalho da Coreia, organizador e guia de todas as vitórias do nosso povo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário