quarta-feira, 2 de julho de 2025

A Zâmbia avança por meio da luta

Fábrica têxtil na Zâmbia
Independência, amizade e paz

O grande Líder camarada Kim Il Sung ensinou:

"Muitos povos africanos que sofreram a opressão imperialista e colonialista no passado já conquistaram a independência e embarcaram no caminho do progresso independente. E estão desempenhando um papel importante na arena internacional."

O povo zambiano está alcançando grandes êxitos na luta para frustrar as atividades agressivas e subversivas dos imperialistas, colonialistas e racistas, para consolidar sua independência nacional e criar uma nova vida. O governo da Zâmbia presta profunda atenção à eliminação do desequilíbrio da economia colonial concentrada na mineração de cobre e ao seu desenvolvimento de forma diversificada.

As corporações monopolistas estrangeiras foram colocadas sob controle estatal; empresas estatais e novas indústrias estão sendo estabelecidas e fábricas e empresas das indústrias leve e pesada estão sendo construídas, de modo a lançar as bases da indústria nacional.

Para atender à crescente demanda por energia, esforços ativos têm sido feitos para desenvolver os abundantes recursos hidrelétricos do país. Como resultado, nove usinas hidrelétricas foram construídas ou ampliadas após a independência. Em 1981, o país gerou 9.771 milhões de kWh de eletricidade, ou 14 vezes mais do que na época da independência. Houve também progresso na agricultura.

Em consonância com as medidas governamentais para aumentar a produção de milho, principal cultura do país, institutos de pesquisa agrícola estão trabalhando para obter novas sementes de milho adequadas ao clima do país, e métodos e técnicas agrícolas avançadas estão sendo introduzidos.

Por outro lado, a área irrigada está sendo ampliada para superar os desastres naturais e garantir uma agricultura segura.

O governo aumentou o investimento na educação, considerando-a um trabalho importante para o desenvolvimento independente do país. O Ministério da Educação Superior foi recentemente estabelecido, e a construção de escolas primárias e secundárias está em andamento por todo o país. Em consonância com o aumento do número de escolas, esforços estão sendo feitos para formar professores e preparar materiais didáticos.

O governo e o povo da Zâmbia mantêm firmemente o princípio do não alinhamento, opõem-se ao imperialismo, ao colonialismo e ao racismo, e lutam para defender a soberania nacional contra as investidas dos inimigos e alcançar a completa libertação e unidade da África.

As relações de amizade e cooperação entre a RPDC e a Zâmbia desenvolvem-se satisfatoriamente a cada dia na luta comum contra o imperialismo e pela independência.

O presidente Kenneth David Kaunda realizou uma visita ao nosso país em abril do ano passado para celebrar o 70º aniversário do grande Líder camarada Kim Il Sung. Isso abriu uma oportunidade para que as relações amistosas entre os povos dos dois países se desenvolvessem para um novo e mais elevado patamar.

O governo e o povo da Zâmbia sempre estendem apoio e incentivo positivos ao povo coreano em sua causa da reunificação nacional.

O povo zambiano está alcançando grandes êxitos em sua digna luta para criar uma nova vida, mantendo firmemente sua posição anti-imperialista e pró-independência. O povo coreano se alegra com esses êxitos como se fossem seus próprios.

Assim como no passado, também no futuro o povo coreano fará o máximo para promover suas relações amistosas e cooperativas com o povo zambiano.

Revista "Korea Today", volume 6, 1983, página 76

Nenhum comentário:

Postar um comentário