sábado, 4 de fevereiro de 2023

O desfile militar e o poderio do Exército Popular da Coreia


Em 8 de fevereiro de Juche 37 (1948), uma agência informativa da RPDC divulgou a notícia sob o título de “Seu nome é Exército Popular da Coreia. Majestosidade. Desfile militar diante da Estação Ferroviária de Pyongyang”.

Após o disparo de sinal, que soou como se rompesse o céu, foi iniciado o desfile militar do EPC. Todas as filas que marcham ao compasso da música da grande banda militar, estão cheias de ímpeto como se conquistassem o céu e a terra… Uma e outra filas. Também se encontravam entusiasmados os corpos pelo orgulho de desfilar diante do Presidente Kim Il Sung. Oh! Lá, na tribuna, em que se concentram todos os olhares, está o Presidente Kim Il Sung. Em meio às aclamações que ressoam e os firmes passos se estremece o solo. O Presidente Kim Il Sung os responde com a mão levantada.”

Já passaram décadas desde quando ocorreu o primeiro desfile militar com motivo da fundação do EPC, e durante este período foram efetuadas dezenas de paradas demostrando plenamente o poderio das forças armadas revolucionárias regulares que vieram crescendo e se fortalecendo.

Em 15 de agosto de Juche 42 (1953), foi realizada a parada militar em saudação ao grande triunfo da Guerra de Libertação da Pátria (25 de junho de 1950 - 27 de julho de 1953). Na ocasião foi manifestado o poderio do EPC que sob a direção do grande Líder camarada Kim Il Sung, destacado estrategista militar e comandante de aço, derrotou o imperialismo estadunidense que se gabava de sua “supremacia” mundial e defendeu a soberania e dignidade da pátria na guerra, que pode ser considerada um enfrentamento entre o rifle e a bomba atômica.

O desfile militar efetuado na década de 1950 com motivo do dia da libertação do país confirmou a verdade de que continua a história de vitórias do heroico EPC, escudo poderoso para defender a paz da pátria e o destino do povo.

Os celebrados nas décadas de 1960 e 1970 em comemoração ao 15º aniversário da libertação do país, ao 15º de fundação da República Popular Democrática da Coreia e ao 40º de fundação do Exército Revolucionário Popular da Coreia demonstraram o ímpeto do EPC que fez fracassar as insensatas manobras de provocação militar dos inimigos, incluindo o incidente do barco “Pueblo”, o do avião espião “EC-121” e o de Panmunjom.

A potencialidade do EPC foi ostentada nas paradas militares que foram realizadas em 15 de agosto de 1985 em comemoração ao 40º aniversário de libertação da pátria e várias ocasiões importantes da década de 1990.

Os atos militares do novo século do Juche, iniciados com o efetuado com motivo do 100º aniversário de nascimento do grande Líder camarada Kim Il Sung na presença do estimado camarada Kim Jong Un, mostraram nos novos aspectos a gloriosa história e a indestrutível força do EPC.

Especialmente, a parada militar efetuada na noite avançada de 25 de abril do ano passado em comemoração ao 90º aniversário de fundação do ERPC, era nova e singular em envergadura, forma, método e conteúdo, nunca antes vista na história.

Cabe destacar a participação de comandantes e comissários políticos das unidades de serviços e corpos, seguidos de respectivas estandartes militares na cerimônia de recepção, e a disposição das bandeiras de divisão e brigada na dianteira dos blocos das forças aéreas, navais, estratégicas e de operação especial e os corpos da frente.

Ademais, figuravam os tanques principais que são um símbolo da combatividade do EPC; forças artilheiras, arma nº 1 do EPC; lançador de foguetes reativos de grande calibre; mísseis balísticos intercontinentais de novo tipo “Hwasongpho-17”, que representam as forças armadas estratégicas da República; mísseis balísticos para submarino; e outros armamentos modernos, que manifestam o nível moderno das forças armadas nacionais e o poderio absoluto do Estado.

Os desfiles militares registrados na história da construção do exército da Coreia evidencia a verdade de que continuarão a história e a tradição do EPC que veio obtendo somente triunfos e glória.

Ham Kwang Hyok

Nenhum comentário:

Postar um comentário