segunda-feira, 3 de novembro de 2025

Breve biografia do camarada Kim Yong Nam


 O camarada Kim Yong Nam nasceu em 4 de fevereiro de 1928 no seio de uma família patriótica que desde cedo participou do movimento de independência antijaponês.

Após a libertação, sob o cuidado do Partido e do Líder, Kim Yong Nam cresceu como um competente funcionário diplomático e um sólido ativista estatal, dedicando durante longo tempo, em importantes cargos do Partido e do Estado, toda a sua sabedoria e paixão ao vitorioso avanço da revolução e à prosperidade eterna do país.

Após cursar a Escola Política Operário-Campesina de Pyongyang e completar seus estudos no exterior, desde 1952 exerceu a função de docente na Escola Central do Partido, dedicando-se totalmente à honrosa missão de formar quadros nacionais e lutando de forma intransigente para defender firmemente a ideia revolucionária do nosso Partido.

Possuindo elevada fibra revolucionária, vasto conhecimento e um caráter nobre e maduro, desde sua juventude aos 20 anos trabalhou no Comitê Central do Partido. A partir de 1959, exerceu sucessivamente os cargos de vice-diretor do Departamento Internacional do Comitê Central do Partido, vice-ministro das Relações Exteriores, primeiro vice-diretor e diretor do Departamento Internacional do Comitê Central do Partido e secretário do Partido, contribuindo enormemente para salvaguardar resolutamente os interesses do Partido e da revolução e para alcançar a unidade e coesão do campo socialista.

Desde 1983, exercendo o importante cargo de vice-primeiro-ministro do Conselho de Ministros e ministro das Relações Exteriores, atuou energicamente para elevar o prestígio internacional do país e, em meio às grandes turbulências políticas globais, prestou leal apoio à direção do Partido, contribuindo para defender a dignidade e os direitos da República.

A partir de 1998, ao assumir o importante posto de presidente do Presidium da Assembleia Popular Suprema, demonstrou a postura de um destacado ativista político do Estado e um veterano da revolução, servindo à ideia e à direção do Partido com consciência pura e devoção ilimitada.

Desde novembro de 1970, trabalhou como membro do Comitê Central do Partido; desde fevereiro de 1974, como membro suplente do Comitê Político do Comitê Central do Partido; desde agosto de 1978, como membro do Bureau Político do Comitê Central do Partido; e desde 2010, como membro do Presidium do Bureau Político do Comitê Central do Partido, além de ter atuado como deputado da Assembleia Popular Suprema da 5ª até a 14ª legislatura.

Por seus méritos perante o Partido e a revolução, a pátria e o povo, recebeu as mais altas condecorações do país, incluindo a Ordem Kim Il Sung, a Ordem Kim Jong Il e o título de Herói do Trabalho, além de distintas honrarias do Partido e do Estado.

Desde junho do ano passado, Kim Yong Nam vinha recebendo tratamento hospitalar devido a câncer de cólon e faleceu em 3 de novembro de 2025, ao meio-dia, em decorrência de falência múltipla de órgãos causada pelo câncer.

Desde os dias em que foram lançadas as bases da construção democrática do país até hoje, durante um longo período, dedicou com infinita devoção sua vida ao Partido e à revolução, entregando completamente seu ardor e paixão ao cumprimento da causa socialista.

A vida do camarada Kim Yong Nam, que sempre tomou a ideia e as políticas do Partido como critério absoluto, dedicando-se de corpo e alma ao cumprimento de seus deveres com elevada consciência política, vasto conhecimento, caráter íntegro e sincero e nobre personalidade, constitui um verdadeiro exemplo de fiel lealdade que reverencia profundamente e ardorosamente o Partido e o Líder.

Embora o camarada Kim Yong Nam tenha falecido, seu sublime espírito revolucionário e seus feitos de luta incentivarão o avanço do nosso povo rumo ao desenvolvimento integral do socialismo e brilharão para sempre.

Agência Central de Notícias da Coreia

Nenhum comentário:

Postar um comentário