terça-feira, 2 de novembro de 2021

O ato perigoso que provoca a corrida armamentista nuclear na região do sudeste asiático


Recentemente, os Estados-membros da ASEAN (Associação de Nações do Sudeste Asiático) estão aumentando as vozes de preocupação pelo fato de que os EUA estabeleceram uma aliança de cooperação tripartida de segurança com Reino Unido e Austrália e a decisão de transferir a técnica de construção de um submarino de propulsão nuclear à Austrália.

Os Estados-membros da ASEAN como Indonésia se opuseram firmemente dizendo que o estabelecimento da aliança de cooperação tripartida de segurança provocará uma corrida de armamentos nucleares na região do sudeste asiático e que tal medida levaria as grandes potências a tomar ações mais ofensivas aumentando o perigo de confrontação bélica na região.

Por outro lado, o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China criticou que o estabelecimento da aliança de cooperação tripartida de segurança tem a intenção política de criar um choque no marco de cooperação entre as regiões que toma ASEAN como centro e desta maneira destruir a prosperidade e estabilidade da região, e fazer com que a região do sudeste asiático sirva para os interesses geopolíticos dos EUA.

A decisão dos EUA de transferir a tecnologia de construção de submarino de propulsão nuclear à Austrália anuncia de antemão que pode jogar água fria nos esforços da ASEAN, que apresentou a paz, estabilidade e prosperidade da região como sua ideia fundamental e logrou o desenvolvimento regional aumentando continuadamente sua posição e papel central durante 54 anos desde sua fundação e trazer um vento furioso para essa região.

Esses atos também demonstram que a política de “apreciação da ASEAN” dos EUA que diziam que apoiavam o papel central da ASEAN em cada ocasião, é só um disfarce e que os EUA são, de verdade, o principal culpado pela destruição da estabilidade da região do sudeste asiático.

Por causa de tais condutas dos EUA, que querem transformar a região do sudeste asiático em um campo de confrontação para a realização de seus interesses, atualmente esta região encontra-se mais profundamente no perigo de tensão e choque militares.

O mundo continuará observando atentamente os atos hegemônicos de padrão duplo dos EUA que provocam a corrida de armamentos nucleares não só na região do sudeste asiático mas em todo o mundo e ameaçam gravemente a paz e a estabilidade de toda a humanidade.

Jong Hyon Chol, membro da Associação Coreia-Ásia

Nenhum comentário:

Postar um comentário