quarta-feira, 20 de outubro de 2021

Continua século após século a amizade RPDC-Cuba


Na ocasião do 55º aniversário da visita do grande camarada Raúl Castro Ruz à Pyongyang, acontecimento de grande relevância nos anais da amizade RPDC-Cuba.

Hoje em dia, os coreanos e cubanos recordam com profunda emoção a visita a Pyongyang realizada há 55 anos pelo então vice-Primeiro-Ministro e ministro das Forças Armadas Revolucionárias de Cuba, Raúl Castro Ruz.

Em outubro de Juche 55 (1966), o Presidente Kim Il Sung recebeu cordialmente no Aeroporto de Pyongyang (como se chamava na época) o camarada Raúl Castro Ruz e sua comitiva e os tratou com hospitalidade durante sua estadia na Coreia.

A República Popular Democrática da Coreia estabeleceu em 29 de agosto de Juche 49 (1960) as relações diplomáticas a nível de embaixador com a República de Cuba.

RPDC e Cuba se encontram distanciadas no geográfico, porém vêm desenvolvendo constantemente as relações de amizade e cooperação na luta conjunta para construir o socialismo frustrando a intervenção nos assuntos internos, bloqueio e pressão dos EUA.

A amizade especial entre os dois países, preparada e desenvolvida pelo Presidente Kim Il Sung e pelo Dirigente Kim Jong Il junto com os camaradas Fidel Castro Ruz e Raúl Castro Ruz com base nos princípios revolucionários e socialistas e na camaradagem, fez enorme aporte a estreitar a cooperação entre os dois partidos e países em todas as esferas, incluso política, economia e cultura, e a tomar ação conjunta no cenário internacional.

Apreciando muito os vínculos de amizade e cooperação RPDC-Cuba de caráter estratégico e camaradescos, legados pelos líderes antecessores coreanos, o estimado camarada Kim Jong Un realiza ingentes esforços para ampliá-los e potencializá-los às alturas da nova época.

Em novembro de Juche 107 (2018), ele se reuniu em Pyongyang com o Presidente da República de Cuba, Miguel Mario Díaz-Canel Bermúdez, (então Presidente dos Conselhos de Estado e de Ministros da República de Cuba) e estreitou a amizade com ele, de maneira que continuaram e se consolidaram a história e tradição de amizade bilateral.

Se fortalecerão no futuro também a autêntica unidade camaradesca e a amizade e cooperação entre RPDC e Cuba, forjadas na luta pela independência antiimperialista e o cumprimento da causa socialista. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário