sábado, 12 de junho de 2021

Lições tiradas dos danos de tufão


Um poderoso tufão que trás consigo nuvens de chuva escuras, com grande poder destrutivo, pode levantar a cobertura de edifícios e derrubar árvores. Com a queda de uma chuva torrencial, as estradas por onde passam os carros ficam alagadas e as pessoas deixam suas moradias apressadamente buscando um local de evacuação. Irrompe impiedosamente seja edifícios ou árvores, com ondas de dezenas de metros de altura no mar caindo profundamente sobre a terra...

Essa é uma cena comum nos países por onde passam os tufões.

Nos últimos anos tem sido mais fortalecida a atenção sobre as atividades de tufões, um dos fenômenos climáticos catastróficos.

A região da Ásia-Pacífico sofre grandemente com a influência de tufões. Filipinas, Tailândia, Vietnã, Myanmar, China e Japão são constantemente afetados por tufões. Cerca de 20 tufões ocorrem anualmente nas Filipinas, causando enormes perdas não só a este país mais a outros países.

Neste ano também ocorreram vários tufões.

Nas Filipinas, uma pessoa desapareceu e nove morreram pela ocorrência do tufão entre 1 e 5 de junho. Segundo o Conselho Nacional de Gestão de Redução de Risco de Desastres deste país, o tufão danificou 94.000 pessoas em nove áreas da ilha Luzon e nas partes sul e central do país. Foi dito ademais que consideráveis perdas econômicas foram registradas no setor agrícola.

Em fevereiro, tufões varreram várias partes das Filipinas destruíram mais de 170 casas, estradas, pontes e outras infraestruturas, causando 53.000 vítimas.

A ocorrência de tufão é um fenômeno natural.

Porém, os humanos podem reduzir consideravelmente seus danos.

A questão central está em como se esforçam para isso.

Há lições que muitos países obtiveram através dos grandes danos causados pelos tufões.

Em primeiro lugar, devem ser completamente estabelecidas as medidas para mitigar os danos de tufões.

Há mais de uma década, um tufão com a maior velocidade de vento que atacou certo país causou muitas vítimas e enormes perdas. Se medidas tivessem sido tomadas antes, o dano poderia ter sido reduzido em grande medida.

A previsão de tufão havia sido anunciada a todo o país meses antes, mas não foram tomadas providências, embora soubessem que os diques construídos há muito tempo na costa eram baixos e inadequados.

Por fim, uma grande área foi severamente danificada por tsunami causado pelo tufão. 

Por conseguinte, os desastres naturais jamais devem ser tradados cronicamente.

Especialistas argumentam que muitos países estão sofrendo consideráveis ​​danos humanos e físicos causados ​​por tufões e chuvas torrenciais, e que os países estão lidando cronicamente com desastres naturais causados ​​por tufões e chuvas torrenciais.

A prevenção de danos de tufão é uma tarefa importante para proteger a vida do povo e seus bens materiais. Indolência, relaxamento e desatenção são algo proibido. Se deve levantar vigorosamente para calcular meticulosamente as medidas preliminares para mitigar os danos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário