sábado, 10 de abril de 2021

Estimado camarada Kim Jong Un proferiu discurso programático de conclusão na VI Conferência de Secretários de Células


O estimado camarada Kim Jong Un, Secretário-Geral do Partido do Trabalho da Coreia, deu as conclusões importantes "Acerca das tarefas importantes para fortalecer a célula do Partido na atualidade" na sessão do terceiro dia da VI Conferência de Secretários de Células do Partido do Trabalho da Coreia, efetuada em 8 de abril.

Primeiramente, se referiu aos êxitos muito positivos alcançados no fortalecimento das células desde a V Conferência de Presidentes de Células do Partido do Trabalho da Coreia.

"No atual processo revolucionário que avança sob a péssima circunstância, as células de nosso Partido defenderam invariavelmente seu Comitê Central e se esforçaram com denodo para materializar suas linhas e políticas.

Estendidas em todo o país como artérias do corpo humano, as inúmeras células atuaram ao ritmo do Comitê Central e, unidas em uma mesma ideologia e vontade, seguiram com lealdade seus propósitos e decisões, o que elevou incomparavelmente a capacidade de comando e a combatividade do Partido.

Enquanto se intensifica o trabalho para fortalecer as células, foi impulsionada energicamente a consolidação qualitativa de suas filas, seus trabalhos alcançaram um nível mais alto de regulamentação e regularização, e foi elevada consideravelmente a consciência política e revolucionária e o papel de vanguardistas de seus membros.

O Comitê Central relaciona com o papel das células as brilhantes proezas realizadas nos últimos anos na indústria de defesa nacional, as obras monumentais que embelezam a época de grande auge da construção, as orgulhosas façanhas protagonizadas pelos militares seletos da capital no empenho para ressarcir os danos das calamidades naturais, os êxitos do setor agrícola que recolheu uma colheita sem precedentes em um meio natural e clima sumamente adversos, e todos os demais êxitos valiosos que se obtiveram em distintos domínios da construção socialista.

Frente às duras provas, as células se robustecem mais no orgânico e ideológico e contribuem ao fortalecimento das filas revolucionárias e à construção socialista, o qual leva implícitos os esforços invisíveis e dedicações sem reserva de seus secretários.

Em nome do Comitê Central do Partido, valoro altamente os secretários de células de todo o Partido que, conscientes de sua honrosa missão como responsáveis das organizações de base, conduzem por um bom rumo os demais militantes sendo eles mesmos acicates do fortalecimento da célula e dedicam toda sua inteligência e fervor ao trabalho revolucionário."

O Secretário-Geral assinalou que hoje se somam centenas de milhares as células que se fortaleceram tendo como matriz a Associação de Camaradas Konsol, embrião da gloriosa organização política. 

"Se todas elas alcançam plena maturidade e dureza de aço, não pode haver dificuldade insuperável nem fortaleza inexpugnável na luta revolucionária, por múltiplos que sejam os desafios e provas.

Nosso Partido deu passos gigantescos no fortalecimento de suas células ao prestar especial atenção à construção de entidades de base, porém isso jamais pode ser motivo de presunção ou descuido", assinalou e enumerou os desvios e erros que se cometem realmente nos trabalhos das células e de seus secretários.

Analisou a situação atual em que, apesar do engrossamento das células fiéis em todo o Partido a tarefa de seu fortalecimento não se assenta ainda solidamente na prática revolucionária e que como consequência não foram cumpridas muitas das tarefas econômicas apresentadas pelo VII Congresso do Partido e não se superam todavia os fenômenos sociais negativos. "Isso se deve em grande medida ao desempenho insuficiente das células", observou.

Informou sobre as faltas principais em que muitas células seguem incorrendo a esta altura em que em todo o Partido se intensifica o trabalho para fortalecer as entidades de base. E destacou a necessidade de registrar novas mudanças nesse trabalho em atenção à demanda da atualidade em progresso e ao elevado entusiasmo da grande maioria dos militantes, fomentando os êxitos e as experiências e retificando com valor os desvios e os defeitos.

"O fortalecimento das células é a pedra angular para a consolidação e a unidade de todo o Partido e a chave principal para acelerar a construção socialista.

Todos sabemos que a célula do Partido existe em qualquer parte e unidade de trabalho de nosso país.

No momento atual, o Partido avalia e tem a intenção estratégica de que suas centenas de milhares de células defendam com firmeza suas trincheiras sob o princípio de assumir a responsabilidade em cada metro quadrado e lutar para alcançar a meta da formação revolucionária e comunista de seus membros.

Se todas as células executam com plena responsabilidade o trabalho de educar e transformar como comunistas seus integrantes e outros trabalhadores e remodelar suas unidades conforme à exigência da política do Partido, este se robustece em todos os sentidos e a construção do socialismo em seu conjunto avança com vigor.

Para isso, é necessário que as células concedam importância à unidade e se esforcem com afinco para aglutinar seus membros com afeto humano.

Lograr a unidade da célula sobre a base do amor e fazê-la vigorosa é hoje tarefa de capital importância para seu fortalecimento.

Isso significa converter a célula em um coletivo que trabalha forte e em que seus membros, sendo uma mesma família, se confiam, se estimam e se entendem. Em outras palavras, fazer uma célula em que seus integrantes, unidos sobre a base da confiança, afeto e companheirismo, se abnegam pelos camaradas e o coletivo, compartilham as alegrias e as penas e se mobilizam como um só para cumprir suas tarefas.

A unidade sustentada na confiança, no afeto e no companheirismo se estabelece somente entre os revolucionários aglutinados com um mesmo propósito e que lutam a partir de uma mesma ideia e vontade. Por conseguinte, não pode haver outra unidade mais sólida e de maior vitalidade.

Uma vez que a célula logra a unidade que se nutre de ardentes sentimentos humanos, nobre ética moral e verdadeiro companheirismo, em todo caso pode defender firmemente sua trincheira, redobrar o ânimo e seguir avançando com otimismo."

A fim de converter as células em organizações firmemente unidas com o amor humano, sãs e vigorosas, conforme ao imperativo da revolução em desenvolvimento, o Secretário-Geral expôs as dez tarefas das células e as doze qualidades fundamentais que devem possuir seus secretários.

"A primeira tarefa que hoje enfrenta a célula é equipar firmemente os militantes e outros trabalhadores com as linhas e políticas do Partido.

Por unidade sustentada no afeto humano se entende a unidade revolucionária que tem como base a mesma ideia e o mesmo ideal, e não a estabelecida unicamente por sentimentos humanos e que carece de objetivos bem definidos.

Os nutrientes ideológicos que permitem às células lograr a sã unidade sobre a base dos sentimentos humanos e atuar sempre vigorosas são a linha e política do Partido que preconizam a primazia das massas populares.

Por mais que um tente ser fiel à revolução e ao Partido, se ignora a ideia deste último, acabará contrariando-o com palavras e ações.

Às células compete inculcar sem cessar as ideias do Partido aos militantes e trabalhadores, de maneira que se façam valorosa suas vidas políticas e avancem reto pelo caminho da lealdade e da revolução.

É necessário conceder atenção primordial a transmitir com celeridade e exatidão as linhas e políticas do Partido para cada etapa.

As orientações e diretrizes do Partido chegarão sem omissão e oportunamente a qualquer lugar onde estejam os militantes e viva as pessoas.

Agora é muito forte a tendência de comunicar às pessoas uma só vez. É preciso voltar a comunicá-las até que assimilem completamente.

Aos militantes corresponde estudar de forma cotidiana e como um hábito as políticas apresentadas pelo Partido a seus setores e unidades, incluindo as ideias, linhas e políticas que contém os documentos do Partido.

Resulta particularmente importante estudar e assimilar a fundo a ideia, essência e conteúdo dos documentos das reuniões partidistas, como é o informe do VIII Congresso do Partido e o da segunda Reunião Plenária de seu Oitavo Comitê Central.

As células concederão importância ao estudo do órgão do Partido e o efetuarão com regularidade.

O jornal reflete todas as linhas e medidas políticas adotadas pelo Partido em cada período.

Regulamentarão diariamente a leitura do Rodong Sinmun e intensificarão o estudo de editoriais e artigos importantes, de modo que os militantes e trabalhadores conheçam a tempo e corretamente a ideia e a intenção do Partido.

As células os induzirão a convencer-se da justeza da política do Partido ao pôr-lhes a par das vitorias e feitos admiráveis na construção socialista e das transformações que se produzem na vida real.

A segunda tarefa que a célula tem pela frente é efetuar substancialmente a educação ideológica entre seus membros e outros trabalhadores, principalmente a educação nos cinco pontos.

A educação ideológica é o afazer mais difícil e uma das tarefas fundamentais que a célula não deve desatender em nenhum momento.

Como a consciência ideológica não admite nenhum vazio, se desdenha-se a educação ideológica não tardarão a serem introduzidas nas pessoas as ideias malignas.

A realidade em que se sucedem as gerações nas filas revolucionárias, são rigorosas as condições e circunstância de luta e a construção socialista passa à nova fase de desenvolvimento, exige com urgência intensificar a educação de todos os militantes e trabalhadores encaminhada a formá-los como comunistas.

A receita mágica de sua educação revolucionária é a educação nos cinco aspectos: as tradições revolucionárias, a fidelidade, o patriotismo, o antiimperialismo e a luta de classes e a moral.

Por ajustar-se aos requerimentos legítimos de nossa prática revolucionária e da construção socialista, essa educação constitui a essência da educação ideológica do Partido que devemos efetuar de forma permanente."

Ao citar os métodos para realizar nas células essa educação como uma ofensiva e de maneira substancial, o Secretário-Geral prosseguiu.

"Um se equivoca se quer realizar a educação ideológica somente em ocasiões e circunstâncias específicas.

As células devem continuar intensificando a educação ideológica sob o princípio de realizá-la ao mesmo tempo que o trabalho.

A podem efetuar enquanto dirigem o centro de trabalho, antes de começar a jornada laboral, durante o balanço de trabalho, m coletivo ou de forma individual, de forma que todos os processos e oportunidades sejam horas e espaços propícios para a educação.

Se pode elevar sua eficácia se educa-se as pessoas de acordo com suas peculiaridades e nível de preparação.

Como o medicamento é administrado ao paciente atendo-se ao progresso da enfermidade, as células inculcarão as tradições revolucionárias ao que tem pouca fé, elevarão a consciência classista daquele que não possui um conceito correto do inimigo, imbuirão o patriotismo a quem não tem grande afeto por  seu trabalho e terra natal, e intensificará a educação na confiança em suas próprias forças ao que padece da propensão à importação.

Desta maneira, lograrão que no lugar onde elas atuam predomine o ambiente revolucionário e combativo e o ímpeto socialista.

A terceira tarefa que se apresenta ante as células é intensificar o estudo dos Estatutos do Partido e regulamentar e regularizar a vida partidista.

Conhecer perfeitamente os Estatutos do Partido e trabalhar e viver segundo suas exigências, constitui uma garantia importante para cumprir o dever de membro do Partido e elevar a combatividade da célula.

Nos Estatutos revisados no VIII Congresso do Partido tão estipulados claramente os regulamentos e normas a serem observados pelos militantes e organizações em suas condutas e atividades.

As células do Partido intensificarão o estudo dos Estatutos recém-revisados para que todos os militantes estejam a par de seu conteúdo.

Se são membros do Partido, sem exceção alguma, devem saber bem que partido é o nosso, com qual principio se organiza, como devem levar a vida partidista e quais são seus deveres e direitos.

As células organizarão frequentemente o estudo dos Estatutos em diversas formas e métodos de modo que seus membros reflitam habitualmente e os materializem cabalmente em sua vida partidista.

A regulamentação e regularização da vida partidista são o modo de existência e o princípio da atividade da célula que organiza e dirige a vida partidista dos militantes.

Quaisquer que sejam as circunstâncias, as células do Partido organizarão e realizarão a vida partidista segundo as exigências das normas estipuladas nos Estatutos.

Antes de tudo, é importante convocar regular e substancialmente a assembleia geral do Partido.

Dado que está estipulado que a assembleia geral da célula deve ser convocada mais de uma vez em um mês, há que observá-lo estritamente e, ao mesmo tempo, prepará-la bem para que se eleve a consciência política dos membros e que ela assegure o êxito na materialização da política do Partido e no cumprimento da tarefa revolucionária, e organizar com frequência a reunião de consulta.

A reunião de balanço da vida partidista é como um forno para o forjamento ideológico onde se educa e conscientiza os quadros e outros militantes e se eleva o nível de cultura partidista.

Estabelecerão estritamente a disciplina de fazer a tempo e incondicionalmente o balanço da vida partidista, sem exceção alguma, e intensificar a autocrítica e a crítica em um alto nível ideo-político, especialmente a crítica sobre os erros dos superiores, de modo que se estabeleça um ambiente a favor da unidade baseada no princípio e no companheirismo e se eliminem a tempo todas as tendências e elementos ideológicos estranhos.

Para ser uma célula ativa é preciso pôr os militantes sempre em atividade, e o método principal para isso é dar-lhes tarefas, fazer o balanço de sua execução e avaliá-los regularmente.

É indispensável intensificar o controle sobre os militantes para que estes participem com consciência na vida regularizada e criticar e retificar oportunamente os que tentam depreciá-la com tal e qual pretextos.

A quarta tarefa que no momento compete às células do Partido é elevar o conceito de organização e estabelecer o ambiente de participação consciente na vida partidista entre os militantes.

A unidade da célula se consolida através da vida orgânica voluntária e consciente de cada militante ao mesmo tempo que sua regulamentação e regularização.

Em nosso Partido, se são seus militantes não importa que seja quadro do Estado ou trabalhador comum e todos levam uma vida orgânica pertencendo às células.

Os que consideram a si mesmos como entes excepcionais sem respeitar a sua organização e os que são ociosos na vida orgânica considerando incômodo seu controle, sem exceção, prejudicam a unidade do coletivo e, a longo prazo, se afastam das filas revolucionárias.

As células serão exigentes com seus militantes para que eles as respeitem como protetoras de sua vida política e aceitem com seriedade suas resoluções e opiniões.

Buscarão fazer reinar um ambiente de informar sem omitir nenhum detalhe os problemas que se apresentam no trabalho e na vida e esforçar-se para receber com consciência a direção e o controle da organização.

Particularmente serão exigentes com os quadros para que trabalhem apoiando-se completamente em suas células.

Na vida partidista não há militantes superiores nem inferiores nem excepcionais e tampouco se permite a dualidade na disciplina.

Quanto mais alta seja sua função de quadro mais deve participar com consciência e sinceridade na vida partidista ao igual que os ordinários.

As células devem fazer com que os quadros recebam voluntariamente as tarefas partidistas e mediante sua execução elevem seu conceito de organização e cultivem sua formação partidista, de maneira que sejam exemplos de militantes."

O Secretário-Geral apontou algumas deficiências que prejudicam a implantação do regime de vida partidista consciente e enfatizou a urgência de superá-las. E prosseguiu:

"Quinto, canalizarão todos os trabalhos de células a cumprir as resoluções importantes do Congresso do Partido e do Comitê Central do Partido.

O Comitê Central do Partido trata de fazer dos cinco anos seguintes os anos de eficiência na solução dos problemas de alimentação, vestimenta e moradia do povo, os anos de salto que registram nova mudança transcendental.

Este é o momento de concentrar toda a força das organizações, a força inesgotável de centenas de milhares de células partidistas ao cumprimento das referidas resoluções.

Atualmente, a todos os sectores e unidades são desfavoráveis as condições, lhes faltam e escasseiam muito, porém temos excelentes milhares de militantes do Partido.

As células do Partido organizarão e dirigirão com esmero a vida orgânica de seus membros para que estes cumpram com responsabilidade seus deveres e tarefas assumidas em materializar as referidas resoluções.

O balanço da vida orgânica, a atribuição de tarefas e a educação dos militantes obedecerão estritamente ao cumprimento das tarefas apresentadas, e a fidelidade deles se demostrará pela realização de suas tarefas revolucionárias.

As células do Partido mobilizarão ideologicamente seus integrantes para que eles pensem e atuem da mesma forma, e normalizarão o balanço do estado de cumprimento das metas estabelecidas para retificar oportunamente as deficiências.

Há que descobrir, apresentar e generalizar as condutas exemplares dos militantes do partido das células e registrar inovação empreendendo energicamente a campanha para aprender com as boas experiências de outras entidades e superá-las.

É essencial que as células do partido do ramo econômico avancem com coragem redobrada e toda pujança no cumprimento das resoluções importantes do Congresso do PTC e de seu Comitê Central.

Nosso partido se propõe produzir nos trabalhos econômicos posteriores à celebração de seu Congresso uma inovação, que os habitantes possam sentir na prática, e fornecer-lhes algo a mais em tudo que seja possível."

O Secretário-Geral ensinou em detalhes as tarefas e meios, que competem às células do partido da indústria metalúrgica, da química, da elétrica, da carbonífera, da mecânica, do transporte ferroviário, da construção e seus materiais, da agricultura, da indústria leve, da pesca, dos órgãos de direção econômica do Estado, da educação, da saúde pública, da literatura e arte, da imprensa e informação, do esporte e outras esferas da cultura para cumprir consequentemente o novo Plano Quinquenal, apresentado pelo VIII Congresso do Partido, e prosseguiu:

"Sexto, cumprirão com responsabilidade as tarefas revolucionárias assumidas com a ajuda das ciências e tecnologias.

Devemos nos apoiar estritamente nelas com o fim de ativar a toda marcha as produções nas fábricas e na agricultura e impulsionar de maneira dinâmica as construções apesar das brutais sanções e bloqueios das forças hostis.

Os êxitos e a velocidade de avanço das entidades correspondentes dependem do substancial que é o cumprimento de cada célula partidista da orientação de formar toda a população em bem versados em ciências e tecnologia, apresentada pelo Partido.

As células partidistas prestarão grande força a que seus integrantes e outros trabalhadores se armem com a ideia do Partido de dar importância às ciências e tecnologias e tenham correta concepção e atitude sobre elas.

É imprescindível elevar o papel das células do Partido para fazer de uma tarefa das próprias massas e de um ambiente implantado na sociedade o movimento por adquirir os conhecimentos científicos-técnicos modernos e renovar as técnicas.

Refletirão no plano de trabalho da célula as metas de estudo científico-técnico e de renovação técnica e, de acordo com isso, atribuirão as tarefas a seus membros e farão de maneira substancial o balanço de seus resultados. E orientarão a que todos sejam leitores entusiastas da sala de divulgação das ciências e tecnologias e se incorporem ativamente ao sistema de trabalho-estudo que lhes permite aprender sem abandonar as atividades laborais.

Realizarão com acertada metodologia o trabalho encaminhado a honrar e exaltar os exemplares na invenção e inovações técnicas, valiosas na remodelação dos processos de produção e dos equipamentos, a reciclagem de materiais residuais junto com o asseguramento de matérias-primas e materiais com recursos nacionais.

É importante a invenção e a renovação técnicas, porém o mais importante é aplicá-las na produção.

Sobretudo, as células partidistas das minas, fábricas e empresas prestarão muita atenção à introdução dos últimos êxitos das ciências e tecnologias e os métodos produtivos mais eficientes. E as do setor agrícola manterão o auge de aplicar em grande escala as técnicas e os métodos de cultivo avançados.

Combaterão a ausência em estudo tecnológico, o empirismo e o conservadorismo que menosprezam a inovação técnica e obstaculizam a introdução de novas técnicas recorrendo somente às velhas experiências e técnicas arcaicas.

As células do Partido do setor científico-técnico colocarão em pleno manifesto o talento, a inteligência e o espírito dos cientistas, investigadores e técnicos para lograr o quanto antes os êxitos, em cadeia e em diferentes aspectos, que contribuem à construção econômica e à melhoria da vida do povo.

Sétimo, não escatimarão esforços em controlar, educar e forjar os selecionados para o ingresso ao partido.

A qualidade da água manancial está determinada pela contaminação ou não pelas impurezas.

Hoje, dos militantes do Partido aparecem os que não desempenham seu papel, o que se deve muito a que as células não realizaram corretamente o trabalho de engrossamento de suas filas."

O Secretário-Geral disse que a fim de superá-lo o Comitê Central do Partido implementou as medidas apropriadas para que as células observem o princípio partidista, o da seleção rigorosa a partir de uma posição objetiva, e continuou:

Seja quem for ou algo que se imponha, atendo-se estritamente ao princípio partidista selecionarão os preparados ideo-politicamente, muito entusiastas no cumprimento das tarefas revolucionárias e capazes de desempenhar um papel nuclear, como se fossem escolhidos com peneira.

Ademais, se aprofundarão no trabalho de educá-los e forjá-los.

As células devem conhecer regularmente seus trabalhos sociais e privados, tomar medidas para retificar as deficiências, orientar eles a cumprir com responsabilidade seus deveres assumidos e encomendar-lhes as tarefas difíceis e trabalhosas de sua unidade para forjá-los mediante a prática.

E, promover-lhes o estudo destinado a elevar o nível de preparação política e profissional, elevar-lhes a capacidade de organizar e mobilizar as massas, e dar impulso constante a que sirvam sempre de exemplo na vida orgânica, de modo que consigam as qualidades e os traços de militante do Partido.

De tal forma, é recomendável admitir no Partido somente as pessoas consequentes e adequadamente preparadas para que depois de ingressadas ao Partido sigam trabalhando abnegadamente em aras do Partido e da revolução e cumpram com honra sua missão de militante.

Oitavo, deve dirigir atenção especial à educação dos jovens.

Dado que estes são a reserva e o relevo do Partido, a educação sobre eles constitui um assunto de maior importância pelo qual as organizações do Partido nunca devem descuidar ou postergar.

Além disso, a realidade de que não são poucos os elementos que exercem influências negativas sobre o crescimento e desenvolvimento sãs de nossos jovens e aparecem mudanças graves no estado ideo-espiritual das novas gerações exige que as células do Partido que têm sempre ao seu lado os jovens, dirijam muita força a educá-los.

Todas as células do Partido não pouparão esforços no trabalho de educação sobre os jovens, tomando-o como um problema relacionado com a vida ou morte do Partido e da revolução, da pátria e do povo, como um assunto fatal que não se pode observar com os braços cruzados.

A converterão com segurança em um trabalho massivo dos militantes partidistas superando a tendência de encarregá-lo somente às organizações de base da União da Juventude.

Atribuirão a seus membros a tarefa de educar e formar os jovens e revisarão e tomarão medidas regularmente para que eles prestem a atenção à educação juvenil de modo consciente e, especialmente, cumpram as obrigações em educar seus filhos.

Averiguarão com frequência o trabalho e a vida dos jovens e os conduzirão a cultivar a fidelidade e o patriotismo e fazer brilhar sua juventude no processo de participar bem na vida organizativo-ideológica e cumprir sinceramente as tarefas revolucionárias.

Também prestarão uma minuciosa atenção como a de mãe a seu modo de vestir, seu penteado, suas palavras e ações e suas relações com as pessoas e os educarão e controlarão sempre para que levem uma vida espiritual-cultural e econômico-moral de maneira justa e nobre.

Se converterão em benévolas células do Partido ao educar com constância e princípios os jovens desviados temporalmente e apresentá-los dignamente ante de a sociedade e o coletivo.

Sempre prestarão atenção aos trabalhos da União da Juventude, cultivarão a independência e a criatividade de suas organizações de base e apoiarão ativamente seus trabalhos.

É preciso efetuar substancialmente o movimento para criar a unidade exemplar na direção do partido sobre a União da Juventude, de maneira que se ativem seus trabalhos e todos nossos jovens se preparem como sucessores capazes de herdar firmemente o testemunho da revolução.

Nono, devem empreender energicamente a transformação do ser humano e fazer com que no coletivo predomine o ambiente comunista de ajudar e guiar uns aos outros.

O socialismo ao nosso estilo, centrado nas massas populares, pode manter e manifestar sua qualidade intrínseca e superioridade somente quando todos seus membros sejam conscientes de sua obrigação de ser donos do Estado e da sociedade e desempenhem seu papel satisfatoriamente."

O Secretário-Geral destacou a necessidade de promover em todo o Partido a campanha para converter os atrasados em trabalhadores socialistas e patrióticos como na época de Chollima em que se empreendia energicamente o movimento pela transformação do ser humano.

"Ninguém conhece melhor que a célula do Partido sobre a tendência, o estado espiritual, a situação de vida das massas.

Às células do Partido compete aplicar-se com consciência à transformação do ser humano do ponto de vista de que não há ninguém impossível de ser educado e transformado em nossa sociedade a não ser que tenha sido degenerado por completo.

Educar e transformar um a dez e dez a cem e superar o negativo com o positivo constitui o tradicional método de trabalho de nosso Partido.

As células do Partido devem encarregar a seus membros as pessoas atrasadas e as problemáticas em vigência para que as eduquem e transformem de todo coração.

Ainda que se trate de uma pessoa que cometeu um erro, se permanece nela a natureza intrínseca da fidelidade e do patriotismo, há que abarcá-la em seus braços segundo o propósito do Partido e fazer-lhe desfrutar de uma vida digna na grande família socialista.

Posto que cada um possui tanto o positivo como o negativo, há que encontrar e fomentar ativamente o embrião do primeiro para debilitar o segundo e levar a cabo constante a transformação do ser humano persuadindo dez ou cem vezes e dando conselhos de princípio sem renunciar a educação após tentar uma ou duas vezes.

Se os milhares de militantes de nosso Partido educam e transformam cada qual a uma pessoa, poderão converter todos os membros da sociedade em trabalhadores sinceros que dedicam tudo pela sociedade e o coletivo.

O coletivismo de ajudar-se e guiar-se mutuamente constitui uma orgulhosa tradição e corrente do Estado inerentes somente no socialismo ao nosso estilo.

Mesmo em meio às provas duradouras e severas, as gerações antecessoras da revolução, sob o lema comunista 'Um por todos e todos por um!', exibiram sem reserva as nobres virtudes e belos traços que causam admiração em todo o mundo.

Isso foi a fonte que fez o socialismo Juche obter sucessivas vitórias contando com a mais sólida unidade monolítica.

As células do Partido, mantendo no alto o lema 'Um por todos e todos por um!', cuja grande vitalidade se manifestou em todo o processo de construção de nosso socialismo, guiarão certeiramente as massas a estabelecer no coletivo o ambiente e a concepção ética comunistas de ajudar-se e guiar-se mutuamente.

Compete fazer reinar no coletivo o espírito de ajudar um atrasado, dar a mão ao fatigado e fazer algo útil para o próximo turno e outra brigada de modo que se registrem inovações coletivas e solidárias.

É essencial que predominem entre os militantes partidistas e demais trabalhadores o espírito de compartilhar a alegria e a dor, ceder os trabalhos favoráveis uns aos outros e encarregar-se dos difíceis e os nobres traços morais de respeitar-se mutuamente e observar a etiqueta para que reinem no coletivo a harmonia e a unidade, o companheirismo e o afeto consanguíneo.

Décimo, é necessário dinamizar a luta contra os fenômenos não socialistas e antissocialistas.

Ambos fenômenos são inimigos mais perigosos na atualidade em preservar as qualidades intrínsecas de nosso socialismo e pôr em pleno jogo sua superioridade.

Constituem alvos de luta não só para os órgãos judiciais.

Se pode revelar claramente e varrer estes fenômenos estendidos em vários setores da vida social somente quando todo o povo empreenda esta luta como a para si mesmo, a de massas.

As células do Partido devem cumprir com sua responsabilidade e papel para organizar e mobilizar as massas na luta para eliminar os fenômenos não socialistas e antissocialistas.

Explicação constantemente a seus militantes e demais trabalhadores as formas de ditas manifestações negativas e sua perigosidade e consequências de maneira que eles mesmos as odeiem e as rechacem e se mobilizem ativamente na campanha para desbaratar todo tipo de fenômenos negativos que aparecem em suas entidades e entornos.

As células do Partido, conscientes de que se elas mesmas são impotentes, os fenômenos não socialistas e antissocialistas podem se expandir e, a longo prazo, podem derrubar nossa posição revolucionária, a classista, não devem fazer nem a menor conciliação e concessão na luta contra eles.

Empreenderão uma intensa luta contra a tendência de privilegiar sua entidade, o egocentrismo, o autoritarismo, o burocratismo e os atos ilícitos e corruptos.

Já que se reforça o controle partidista, administrativo e legal contra esses fenômenos depois da II Reunião Plenária do VIII Período do CC do PTC, intensificarão mais a educação e controle para que não germinem seus brotos em suas entidades e coletivos.

No caso das entidades em que se podem aparecer ditas manifestações negativas a partir de suas peculiaridades laborais, suas células partidistas, muito alertas, prestarão mais atenção à vida dos quadros e outros militantes e não devem permitir nenhum elemento negativo mas impedi-lo tangentemente mediante uma crítica intensiva.

Estas são as dez tarefas que se apresentam ante as células partidistas nestes momentos."

O Secretário-Geral afirmou que os êxitos laborais das células partidistas dependem inteiramente do nível de preparação e papel de seus secretários e continuou:

"Os secretários de células do Partido são funcionários  políticos de base encarregados da vida partidista e da vida política de seus membros e estrategistas, organizadores e executores do trabalho e e da unidade da mesma.

Não há funcionários políticos como os secretários de células do Partido que, trabalhando com seus militantes, encarando cada dia e cada momento com eles, lhes infundem diretamente as políticas do Partido e as executam.

Que eles devem ser amplificadores sem interferências que transmitem com exatidão aos militantes e demais trabalhadores as ideias e o propósito do Partido, e espelhos que refletem como tal a imagem do Partido, são os requisitos de nossa organização e demanda da época."

O Secretário-Geral criticou severamente os desviados métodos de trabalho de vários secretários de células, cujo nível de consciência política e de preparação é baixo, e esclareceu uma por uma as qualidades políticas e morais, revolucionárias e nobres, que eles deviam possuir sem falta.

"O espírito partidista, a observância dos princípios, a concepção política, a responsabilidade, o exemplo pessoal, a criatividade, o conceito de massas, o amor ao ser humano, a sinceridade, o otimismo, a moralidade e a honestidade são 12 traços que os secretários de células do Partido devem possuir", ressaltou e prosseguiu que se todos eles possuem tais qualidades e se esforçam com abnegação pela organização e o coletivo, serão chamados amavelmente como "nosso secretário de célula" por parte das massas.

O Secretário-Geral salientou que todo o Partido deve ajudar e respaldar ativamente o trabalho de suas células e destacou a necessidade de materializar os trabalhos de formar bem a fila de secretários de células do Partido, elevar sua capacidade político-prática e acrescentar seu orgulho e dignidade.

O Secretário-Geral mencionou que todos os funcionários partidistas devem penetrar-se nas células de modo planificado para imbuir as ideias e o propósito do CC do Partido, corrigir os desvios que aparecem em seus trabalhos e resolver os problemas pendentes conversando tanto com os secretários como seus militantes e demais trabalhadores e continuou:

Secretários de células:

Com motivo do presente evento nosso Partido pretende preparar um novo ponto de viragem para o fortalecimento e a unidade da célula e seguir pondo ênfase no futuro também em seus trabalhos a fim de consolidar incessantemente a unidade e a combatividade de todo o Partido.

É enorme a expectativa do Comitê Central do Partido sobre os secretários de células no cumprimento desta importante tarefa.

O CC do Partido confia firmemente em que os secretários de células de todo o Partido, com a disposição, decisão e combatividade extraordinárias, se empenhem em fazer de sua célula um coletivo sã e vigoroso, unido compactamente com o amor humano para consolidar ainda mais nosso Partido no organizativo e ideológico e impulsionar energicamente a grande marcha de todo o povo à nova vitória da construção socialista.

Secretários de células:

Atualmente nossa revolução exige de modo urgente uma nova mudança ao nosso estilo e tal grande mudança se logrará precisamente pela abnegação e prática sem iguais de nossos secretários de células.

Lutemos mais vigorosamente pela prosperidade e desenvolvimento da RPDC, nosso grande Estado, pela unidade e fortalecimento de nosso grande Partido, pela eterna felicidade de nosso grande povo."

O discurso programático de conclusão proferido pelo Secretário-Geral na VI Conferência de Secretários de Células do Partido do Trabalho da Coreia constitui uma guia programática que permite consolidar firmemente o cimento do fortalecimento e da unidade de todo o Partido conforme à demanda do desenvolvimento da revolução em sua nova etapa assim como uma grande bandeira de luta que estimula e impulsiona energicamente todos os militantes partidistas e o povo à materialização da resolução apresentada no VIII Congresso do PTC e o avanço revolucionário ao novo triunfo do socialismo ao nosso estilo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário