segunda-feira, 23 de abril de 2018

Programa do Partido do Trabalho da Coreia do Norte



Pyongyang, 29 de agosto de Juche 35 (1946)

O Partido do Trabalho, que representa e defende os interesses das massas trabalhadoras da Coreia, luta para cumprir com as tarefas seguintes, com o objetivo de construir o Estado democrático, soberano, independente, rico e e poderoso:

1-Edificar um Estado democrático, soberano e independente na Coreia.

2- Transferir o poder, em escala nacional, ao comitê popular, que é o órgão de poder do povo, visando fundar uma república popular democrática.

3-Confiscar as terras dos japoneses, dos traidores da nação e dos proprietários ricos e distribuir gratuitamente entre os camponeses que não a tem ou possuem pouca; consolidar os êxitos da reforma agrária na Coreia do Norte e a estender por toda Coreia.

4-Nacionalizar as fábricas, as minas, os transportes ferroviários, as comunicações e outras empresas, assim como as instituições culturais que eram propriedade do Estado, organismos e indivíduos japoneses e dos traidores da nação.

5-Nacionalizar o Banco (Central) e outros organismos financeiros.

6-Implantar a jornada de 8 horas para trabalhadores e empregados, garantir-lhes seguro social e retribuir às mulheres salário igual ao dos homens.

7-Estabelecer direitos iguais de eleger e serem eleitos coreanos maiores de 20 anos, independente de bens sociais, conhecimento, crença religiosa ou sexo.

8-Outorgar a todo povo coreano a liberdade de palavra, imprensa, reunião, expressão pública, manifestação, criação de partido e organizações assim como a liberdade religiosa.

9-Garantir às mulheres direitos iguais aos dos homens nos setores político, econômico e judicial; liquidar as características retrógradas feudais nas relações familiares e nos costumes, e dar proteção estatal às mães e crianças.

10-Efetuar a reforma popular da educação, erradicar as sequelas do sistema docente-educativo japonês em todas as escolas, outorgar o direito a estudar para todos os coreanos sem distinção de bens pessoais, religião, sexo e, ao mesmo tempo, facilitar o desenvolvimento normal da cultura e artes nacionais e da ciência da Coreia.

11-Abolir os resíduos do sistema de impostos do imperialismo japonês que atentava contra a vida das massas trabalhadoras, e implantar um novo e imparcial.

12-Organizar o exército nacional e estabelecer o sistema de serviço militar obrigatório.

13-Fomentar uma sólida amizade com os países vizinhos que lutam por paz no mundo e com todos os países e nações amantes da paz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário