terça-feira, 17 de abril de 2018

Famoso pintor - Jong Chang Mo



Jong Chang Mo foi um destacado pintor coreano benemérito que contribuiu grandemente para o desenvolvimento da arte coreana a um nível mais elevado, de acordo com os tempos em movimento e o sentimento do povo.

Nascido no condado de Jeonju, na província de Jeolla Norte (atualmente parte da Coreia do Sul) em 16 de dezembro de 1931, ele viu de perto a luta revolucionária durante sua juventude e sentia-se muito orgulhoso quando contribuía com suprimentos para a guerrilha. Mas sua aptidão principal desde cedo era as artes. Ele pensava em descrever aquilo que via em suas pinturas e com traços suaves e precisos, ganhou muito destaque.

Pôde desenvolver mais seu talento após a libertação da pátria e entraria para o então Estúdio de Arte Mansudae, junto com outros destacados pintores coreanos, recebendo total apoio do Partido do Trabalho da Coreia e do Estado que valorizaram as artes como uma forma de inspirar o povo para a construção socialista.

Estudou na Escola de Primária Wasan de Jeonju, iniciou estudos na Escola Secundária de Jeonju (terminou em uma escola ao norte) e se graduou na Universidade de Bellas Artes de Pyongyang

Mas aos 19 anos, ainda estudando para aprimorar suas habilidades, ele decidiu se alistar no Exército Popular da Coreia, defendendo a pátria socialista. Embora nascido na parte sul, ele mudou-se para o subúrbio de Pyongyang ainda na juventude.

Nos anos 60 ele ganhou grande destaque junto com outros pintores coreanos, mostrando suas artes em exposições em todo o país e posteriormente também participaria de eventos internacionais, onde o público mundial apreciador das artes pôde verificar a beleza da arte coreana.

Sua pintura "Rio Nam no Inverno" é sua grande obra imortal que atraiu grande atenção de todos.



Até hoje as pessoas ficam encantadas com a arte realista que reflete a beleza dos seres humanos e da natureza e tem mais significado cognitivo e educacional do que imagens abstratas além da representação realista das realidades objetivas.

Ele recebeu premiações estatais como de Artista do Povo e trabalhou até seus últimos dias dedicando-se à arte e ao seu desenvolvimento.

Faleceu em julho de 2010 em Pyongyang e recebeu todas honras e homenagens estatais, incluindo do Dirigente Kim Jong Il que enviou uma grinalda para seu funeral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário