quarta-feira, 2 de agosto de 2023

China se opõe firmemente às visitas mútuas de caráter governamental entre EUA e Taiwan


Recentemente, a respeito de que é previsto para agosto a visita de Lai Qingde, “vice-presidente” de Taiwan, aos EUA, o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China expôs a posição de seu governo de firme oposição a isso.

O porta-voz disse como segue.

A China se opõe firmemente a todo tipo de visitas mútuas de caráter governamental entre EUA e Taiwan e também o trânsito das forças separatistas da “independência de Taiwan” pelos EUA com qualquer nome e razão e se opõe firmemente a que os EUA tolerem tacitamente e apoiem as forças separatistas da “independência de Taiwan” e seus atos separatistas mediante qualquer forma.

O assunto de Taiwan é o interesse essencial de maior importância entre os interesses essenciais da China e uma "linha vermelha" que não pode ser cruzada nas relações China-EUA.

Exigimos energicamente que os EUA observem o princípio de uma só China e os regulamentos dos 3 comunicados conjuntos China-EUA, cumpram estritamente o compromisso do dirigente estadunidense que disse que não apoia a “independência de Taiwan”, suspendam as visitas mútuas de caráter governamental entre EUA e Taiwan e a elevação prática das relações EUA-Taiwan e interrompam o envio de sinais errôneos às forças separatistas da “independência de Taiwan”.

Por último, o porta-voz disse que a China observa atentamente o desenvolvimento da situação e tomará as medidas firmes e enérgicas para defender a soberania do país e a integridade territorial.

Ministério das Relações Exteriores da República Popular Democrática da Coreia

Nenhum comentário:

Postar um comentário