segunda-feira, 29 de outubro de 2018

Conversa com o Secretário Geral da Associação de Amizade Itália-Coreia em 3 de setembro de 1977


Estou muito agradecido a você por sua atual visita a nosso país e por suas numerosas visitas anteriores, assim como pelos muitos trabalhos que nessas ocasiões foram realizados para fortalecer a amizade entre o povo coreano e o italiano. Em particular, me alegra grandemente que desta vez tenha vindo acompanhado de seus familiares.

Peço-lhe que transmita minhas saudações a todo o povo italiano, aos quadros da Associação de Amizade Itália-Coreia, ao Comitê Central do Partido Comunista Italiano e a seu Secretário Geral, camarada Enrique Berlingüer.

Você disse que receberam uma calorosa boas vindas de nosso povo, o que é natural. Cada vez que nossas delegações visitam a Itália, vocês nos brindam com cordial hospitalidade, como irmãos, como verdadeiros familiares. Isto me comoveu muito; uma vez mais o expresso meu agradecimento. Vocês não devem poupar nada em aras da amizade e solidariedade entre o povo coreano e o italiano.

Me alegro muito que o Partido Comunista Italiano e o camarada Enrique Berlingüer mantenham o chajusong.

Agora, alguns atacam o camarada Carrillo, dizendo que professa um "comunismo de tipo europeu" e de não sei o que mais. Desde logo, não podem existir um "comunismo de tipo europeu" e nem um "comunismo de tipo asiático", nem tampouco um "comunismo de tipo americano", pois o comunismo é para todos. Por isso a expressão de "comunismo de tipo europeu", creio que é uma invenção dos capitalistas, e não dos comunistas.

É muito positivo e justo que atualmente aspirem ao chajusong os partidos comunistas dos países europeus, sobretudo Itália, França e Espanha, e outros países capitalistas desenvolvidos. Porque o destino da revolução de cada país deve ser determinado por seu povo.

Não é possível impor uniformemente as experiências da revolução de um país aos partidos dos demais países.

A época atual é diferente na que Lenin fundou a Terceira Internacional. Naquele tempo, tanto o camarada Berlingüer como eu eramos estudiosos do marxismo-leninismo. Porém, passou o tempo e agora temos as ricas teorias e experiências da luta com as que podemos resolver por nós mesmos os problemas da revolução em nossos respetivos países e traçamos de maneira independente suas linhas. Experimentamos todas as etapas da revolução. Nesse processo chegamos à conclusão de que cada partido deve desenvolver o movimento revolucionário de acordo com a situação real de seu país.

É muito importante que agora os Partidos Comunistas da Itália, França e Espanha tenham formado uma ampla frente unidade com vários partidos políticos de seus respectivos países e desenvolvem o movimento operário em fase superior. A formação de uma frente ampla unida não significa o retrocesso da revolução mas sim o seu avanço. Por isso, apoiamos ativamente a linha de seu Partido. Esta posição nossa já foi transmitida ao Comitê Central do Partido Comunista Italiano. Hoje lhe pedimos que transmita mais uma vez.

Tanto nosso Partido como o Partido Comunista Italiano mantém ao igual o chajusong. Ao aderir ao chajusong, os partidos comunistas mostram postura disposta a preservar verdadeiramente a pureza do Marxismo-leninismo. O problema consiste que cada qual desenvolva o movimento revolucionário de seu país até alcançar a vitória. Isto deve servir de fundamento para determinar se um mantém ou não a pureza do marxismo-leninismo. É por isso que vemos como justa a política que pratica seu Partido.

Aplicando dogmaticamente o marxismo-leninismo não se pode resolver o assunto. A Revolução Socialista de Outubro é, por si só, muito significativa. Todos os comunistas elogiam muito e apoiam unanimemente que Lenin iniciou a revolução socialista. Porém, as experiências de 60 anos atrás não podem ser aplicadas hoje tal como são a luta revolucionária de todos os países. Lenin apresentou as linhas da revolução conveniente a sua época.

O mesmo ocorreu com Marx e Engels. Como observaram os problemas da revolução vivendo nos países capitalistas altamente desenvolvidos, eles pensaram que a revolução socialista ocorreria sucessivamente e triunfaria em curto período de tempo em escala mundial. Sendo assim, consideram que seria curto o período de transição do capitalismo ao comunismo. Lenin o definiu como mais longo que Marx e Engels, porque fazia a revolução em um país capitalista não desenvolvido, mas sim atrasado.

Porém agora a revolução é levada a cabo nos países atrasados e assim não se pode considerar tão curto o período de transição. Não devemos interpretar mecanicamente o marxismo-leninismo. Por isso, uma vez dei uma conferência a nossos quadros acerca do período de transição do capitalismo ao socialismo. Há que o considerar ligando-a com as questões práticas da revolução de cada país. A realidade demonstra que se o marxismo-leninismo é aplicado dogmaticamente não se podem resolver os problemas.

Atualmente, tanto vocês como nós nos opomos ao dogmatismo. Isto é muito justo. Triunfaremos sem falta porque marchamos pelo caminho justo. Que cada partido mantenha o chajusong e resolva corretamente os problemas da revolução de seu país conforme as condições reais deste é precisamente ser fiel ao internacionalismo proletário e à causa do comunismos.

Acreditamos que no futuro as relações de amizade entre o povo coreano e o italiano se fortalecerão e se desenvolverão mais baseando-se no princípio do chajusong.

Não me proponho a prolongar nossa conversa de hoje com os temas teóricos. Se me referi a tais problemas é para afirmar que a solidariedade entre nós é muito estreita porque resolvemos por igual todas as questões a partir da posição independente.

Este ano, em nosso país a agricultura marchou bem. Para viver, o homem necessita comer e vestir-se. Ambos requerimentos constituem problemas fundamentais na vida. Nosso povo não tem preocupação com um nem outro.

Agora, estou preparando a reunião plenária do Comitê Central do Partido que começará na manhã de amanhã. Vou apresentar nela uma tese que escrevi sobre a educação socialista, Depois de tomado o poder pela classe operária, é muito importante educar bem as jovens gerações. Nos definimos a educação destas como a questão de maior importância. Uma vez aprovada a referida tese na Reunião Plenária do Comitê Central do Partido, lhes enviarei uma cópia.

Não alcançamos todavia a reunificação da Pátria. Temos adiante a tarefa de desmascarar plenamente a natureza reacionária dos títeres sul coreanos e das manobras agressivas dos imperialistas ianques, ante aos olhos dos povos do mundo, assim como reunificar a Pátria. Por isso, desejamos que vocês apoiem continuamente a luta de nosso povo pela reunificação da Pátria. Faremos todo o possível para realizá-la.

Saúdo mais uma vez a visita de vocês a nosso país e os expresso profundo agradecimento pelo compromisso que fizeram de continuar esforçando-se para promover a amizade e a solidariedade entre os povos da Coreia e Itália.

Nenhum comentário:

Postar um comentário