sexta-feira, 12 de outubro de 2018

A raiz histórica do Partido



No próximo dia 17 de outubro de Juche 107 (2018) será comemorado o 92º aniversário da constituição da União para Derrotar o Imperialismo (UDI), a primeira organização de massa marxista-leninista, orientada a derrubar o imperialismo japonês pela força do povo coreano e construir uma nova Coreia, independente, democrática e socialista.

Determinado a seguir o caminho revolucionário de seu pai e alcançar a causa histórica da libertação da pátria, tão ansiada pelas amplas massas do povo coreano, o jovem Kim Song Ju embarcou na estrada da revolução em sua adolescência buscando compreender as falhas e defeitos do movimento anti-japonês, observar as características de seu país e as condições de vida do povo em todo o território pátrio, e aplicar as ideias avançadas para garantir ao povo em futuro próximo uma vida feliz, livre de exploração, onde pudessem ser verdadeiros donos do Estado.

Imbuído pelo marxismo-leninismo após dedicar-se a ler obras valiosas de Marx, Engels e Lenin durante seus dias de escola na China, Kim Song Ju formou-se como um revolucionário capaz de liderar outros jovens para a luta pela libertação da Coreia e a se formarem como verdadeiros comunistas. Assim, ele fundou em 17 de outubro de Juche 15 (1926) a União para Derrotar o Imperialismo no distrito de Huadian na província de Jilin no noroeste da China.

Em seu discurso, Kim Song Ju esclareceu que a missão da UDI de derrotar o imperialismo deveria apresentar como tarefa imediata derrotar os imperialistas japoneses, inimigo jurado do povo coreano, e alcançar a libertação e independência da Coreia. Explicou também de forma claro que o propósito final é construir na Coreia o socialismo e o comunismo, derrotar todos os imperialismos do mundo e contribuir com a causa comunista internacional.

Assim, pela primeira vez a juventude coreano passou a se guiar, de forma ampla, pelas ideias progressistas e não mais pelas ultrapassadas ideias "nacionalistas" de direita, incluindo aquelas voltadas e reestabelecer o feudalismo na Coreia após a libertação. Representou a união também a união das amplas massas de jovens, tanto comunistas como anti-imperialistas, em busca da causa da libertação da Coreia.

A União para Derrotar o Imperialismo foi um evento histórico que provocou uma reviravolta no movimento anti-japonês na Coreia ao ponto que contribuiu para a formação de novos comunistas, ajudou a elevar a consciência de classe e o patriotismo do povo coreano e a unir os combatentes dispersos por conta das lutas faccionistas de grupos que buscavam apenas auto-promoção.

A fundação da UDI serviu assim de ponto de partida para a fundação do partido revolucionário de tipo jucheano e seu programa de organização viria a constituir o programa do Partido do Trabalho da Coreia, bem como o princípio de independência da organização foi adotada para a construção e atividades do partido e os revolucionários formados pela UDI se converteram em pilares confiáveis do PTC.

Desde sua fundação, o PTC vem mantendo invariavelmente o ideal da UDI em cada período e etapa do desenvolvimento da revolução e está é a razão pela qual sempre sai vitorioso.

A tradição brilhante da União para Derrotar o Imperialismo permanece viva mesmo passada nove décadas de sua constituição em terra estrangeira e os membros do Partido do Trabalho da Coreia e todo o povo coreano fortalecem sua determinação de levar adiante de geração em geração o espírito revolucionário dos combatente revolucionários anti-japoneses.

Por: 레난 쿠냐

Nenhum comentário:

Postar um comentário