quinta-feira, 3 de abril de 2025

Estimado camarada Kim Jong Un dirige preparativos de gestão de importantes estabelecimentos de serviços na área da terceira etapa da zona de Hwasong

O estimado camarada Kim Jong Un, Secretário-Geral do Partido do Trabalho da Coreia e Presidente de Assuntos Estatais da República Popular Democrática da Coreia, averiguou no dia 3, no terreno, os preparativos de gestão dos importantes estabelecimentos de serviços construídos na área da terceira etapa da zona de Hwasong, às vésperas de sua inauguração.

Acompanharam-no funcionários dos órgãos de design e preparação de gestão, bem como os comandantes das unidades de construção.

A era dourada da construção e da cultura de Pyongyang se abre de acordo com o grande propósito político e a enérgica orientação do Partido do Trabalho da Coreia, voltados para proporcionar aos habitantes da capital o melhor bem-estar material e cultural.

Na área de construção da terceira etapa da zona de Hwasong, onde surgiu um novo conjunto arquitetônico em harmonia ideal, foram distribuídos, sob ordem direta do Secretário-Geral do PTC, estabelecimentos peculiares de serviços comerciais e gastronômicos de forte caráter simbólico, além de modernas redes que oferecerão serviços diversos, como conhecimentos técnicos e jogos, realçando a singularidade e o aspecto de desenvolvimento da área.

O estimado camarada Kim Jong Un percorreu o Complexo de Serviços de Veículos de Hwasong.

Ele estudou detalhadamente o andamento dos preparativos de gestão do complexo, equipado com dispositivos e meios modernos necessários para o serviço técnico dos veículos, e avaliou a comodidade de todos os processos desse serviço.

Destacou que o complexo, especializado no serviço técnico de diversos tipos de veículos e recém-instalado na zona de Hwasong, permitirá melhorar a qualidade do serviço técnico dos meios de transporte e atender suas necessidades. Acrescentou que, caso seja construído outro complexo de maior dimensão na área da quarta etapa, a zona de Hwasong se tornará o polo do serviço de transporte, o que representará um avanço importante para melhorar a função e a aparência da capital, bem como a comodidade dos serviços para o povo.

O segundo destino do Secretário-Geral foi a Casa de Jogos Computadorizados com 300 assentos.

Satisfeito ao ser informado de que a operação do centro, equipado com diversas instalações de entretenimento, será bastante popular entre os jovens e crianças, enfatizou a necessidade de prestar atenção especial ao sistema e à ordem de sua gestão, bem como aos preparativos para o serviço, já que essa será a primeira inauguração no país de um espaço especializado em jogos computadorizados.

Averiguando os preparativos de operação de várias bases de serviços comerciais e gastronômicos, o Secretário-Geral avaliou altamente que a rede interligada de serviços, em formato de viaduto, possui um forte caráter simbólico e peculiaridade, e que seu design e construção foram realizados no nível desejado pelo Partido.

"Criar e desenvolver constantemente, de novas formas e maneiras, novos setores de serviços é uma parte importante da implementação da política de nosso Partido, voltada para melhorar rapidamente o bem-estar material e cultural de todos os habitantes do país, sem falar nos moradores da capital", destacou ele. Apresentou, ainda, as diretrizes gerais a esse respeito e deu instruções sobre a manutenção e operação contínuas das bases de serviços.

Reiterou às unidades responsáveis a necessidade de preparar substancialmente a gestão dos estabelecimentos de serviços construídos na área da terceira etapa da zona de Hwasong, pois essas são criações planejadas e edificadas pelo Partido em prol do povo e das gerações futuras.

Fotos

Um ato estúpido que semeia desgraça no país insular

O Japão está mostrando movimentos para aprovar a implantação de mísseis de médio alcance dos EUA em seu território, o que tem causado grande apreensão nos países vizinhos.

Recentemente, um diretor do Ministério das Relações Exteriores da Rússia alertou que, caso os mísseis de médio alcance dos EUA apareçam no Japão, seu país tomará medidas de resposta para eliminar a ameaça à segurança oriunda do arquipélago japonês.

Os EUA já haviam explorado a possibilidade de implantar mísseis de médio alcance não apenas na Europa, mas também no Leste Asiático. No entanto, quase todos os países da região recusaram a implantação desses mísseis. Desde a Guerra Fria, armas como mísseis de médio alcance têm sido reconhecidas como gatilhos para uma guerra nuclear devido ao seu curto tempo de voo.

Apesar disso, as autoridades japonesas, ao invés de rejeitar a proposta, têm tentado convencer sua população de que a implantação de mísseis de médio alcance dos EUA é absolutamente necessária.

O presidente do Comitê de Assuntos Externos do Partido Liberal Democrata do Japão, em um encontro organizado pelo Centro de Estudos Estratégicos e Internacionais dos EUA, afirmou que é preciso implantar mísseis de médio alcance terrestres em Hokkaido para conter a RPDC, a Rússia e a China. Ele acrescentou que essa medida seria o primeiro passo para estabelecer uma "capacidade de contra-ataque" em cooperação com os EUA.

Isso nada mais é do que um ato insensato do Japão, que está se tornando voluntariamente um sacrifício para a estratégia hegemônica dos EUA.

Um jornal de um determinado país escreveu que, caso Tóquio insista em implantar mísseis de médio alcance dos EUA em seu território, isso equivaleria, sem dúvida, a lançar o futuro do país em um mar de fogo. O artigo alertou que, em caso de conflito armado, as bases que abrigam esses mísseis seriam os primeiros alvos prioritários de ataque, apotando que devido à geografia do Japão e às características dos mísseis de médio alcance terrestres, a localização dessas bases seria rapidamente exposta, tornando-as vulneráveis a ataques iniciais e podendo ser destruídas logo no primeiro impacto. O texto enfatizou que implantar mísseis de médio alcance em alguns locais não fortaleceria a chamada "capacidade de dissuasão" do Japão, mas, pelo contrário, tornaria o país um alvo prioritário, levando-o a sofrer dores intensas como se fosse consumido pelo fogo que ele mesmo ateou.

Se o Japão entregar seu território nacional para servir como base de mísseis de médio alcance dos EUA e como plataforma militar avançada, acabará sendo automaticamente envolvido na estratégia militar e na de guerra dos EUA. Os dirigentes japoneses, que no fundo desejam essa situação, veem os conflitos militares como uma oportunidade para concretizar suas ambições expansionistas no exterior.

É por essa razão que o Japão, ao aderir à estratégia de dominação global dos EUA sob o pretexto da "segurança na região do Indo-Pacífico", está se esforçando para trazer a OTAN para a região e intensificando exercícios militares conjuntos com essas forças.

Em janeiro passado, o Japão realizou no arquipélago seu maior treinamento de desembarque aéreo de surpresa, em conjunto com os EUA e o Reino Unido, com o objetivo de testar ataques preventivos. Em seguida, participou de um treinamento aéreo conjunto com os EUA e a República da Coreia títere nos arredores da Península Coreana. Já em fevereiro, expandiu sua atividade para fora da região, participando de exercícios militares com forças invasoras do outro lado do oceano, incluindo os EUA. Em março, continuou suas provocações militares, realizando manobras com diversas forças estrangeiras nas águas próximas.

O Japão, sem considerar as consequências, está apoiando as manobras dos EUA para provocar uma nova corrida armamentista e uma guerra nuclear na região da Ásia-Pacífico. Essa postura inevitavelmente levará a fortes contramedidas militares. A China também declarou firmemente que tomará medidas de resposta caso o Japão permita a implantação de mísseis de médio alcance dos EUA em seu território.

É natural que os países vizinhos acompanhem com grande atenção as ações irresponsáveis do Japão, que agravam a situação regional, ameaçam a paz e a segurança e destroem o equilíbrio estratégico mundial. 

Ri Hak Nam

Rodong Sinmun

O Código de Drácon, conhecido como sinônimo de lei maligna

Conhecimentos gerais internacionais

A primeira lei escrita da Atenas antiga foi criada em 621 a.C. com o objetivo de proteger a propriedade privada e os interesses da classe dos proprietários de escravos da Grécia Antiga.

Por volta do século VIII a.C., com o colapso das comunidades tribais e a formação das cidades-Estados, Atenas foi governada por leis consuetudinárias por um longo período. Nesse sistema, vários magistrados, todos provenientes da nobreza, administravam o poder.

Os aristocratas de Atenas eram conhecidos por oprimir e explorar as pessoas de maneira severa, até mesmo executando-as à vontade. Os plebeus, que não tinham direitos, eram frequentemente despojados de suas terras e caíam na escravidão por dívidas.

Em resposta ao crescente descontentamento popular e às revoltas, um dos magistrados, Drácon, promulgou um código legal escrito, com o intuito de apaziguar a população.

Essas leis defendiam firmemente a propriedade privada da nobreza e eram notoriamente cruéis e severas. Por exemplo, a lei estipulava a pena de morte para o furto de bens como ovelhas, legumes ou frutas. Na época, dizia-se que essas leis estavam "escritas em sangue" e eram amplamente amaldiçoadas pela população.

Como resultado, Drácon, o autor dessas leis, acabou sendo lembrado como um temido ditador, e o "Código de Drácon" passou a ser um sinônimo de leis tirânicas e desumanas.

Método de trabalho partidista

Explicação de terminologias políticas

O método de trabalho partidista consiste em colocar a política à frente, educar as pessoas, unificá-las em torno do Partido, mover seus corações e mobilizá-las conscientemente para a revolução e a construção. Estabelecer o método de trabalho partidista tem grande importância na construção e nas atividades do Partido. Apenas aprofundando e melhorando continuamente este método, o Partido pode se fortalecer e elevar seu papel de liderança, avançando vigorosamente na revolução e na construção.

O método de trabalho partidista é um método revolucionário que faz com que as massas populares mantenham sua posição como mestres da revolução e da construção, desempenhando seu papel como tal. A legitimidade do método de trabalho do Partido, baseado na confiança nas massas populares e na dependência total delas, foi totalmente confirmada pela prática da nossa revolução.

Um ponto importante na implementação do método de trabalho partidista é colocar firmemente o trabalho político à frente de todas as atividades, garantir que as autoridades superiores ajudem as inferiores, que os funcionários estejam sempre no meio das massas e que o trabalho do Partido seja feito de forma científica e criativa, adaptando-se à realidade objetiva e às condições específicas. Além disso, é essencial concentrar forças no elo central, criar exemplos em uma unidade e generalizá-los, além de promover ativamente movimentos de massas.

Todos os funcionários do Partido devem se armar firmemente com a teoria e os métodos de liderança do Juche, estabelecer corretamente a relação com as massas revolucionárias, elevar ainda mais o partidismo, o caráter revolucionário e o espírito de serviço abnegado ao povo e travar uma luta vigorosa para superar métodos antigos de trabalho, como o burocratismo.

Rodong Sinmun

Realizada sessão ampliada da Reunião Plenária do Conselho de Ministros

Foi realizada em 3 de abril a sessão ampliada da Reunião Plenária do Conselho de Ministros.

A reunião foi dirigida por Pak Thae Song, membro do Presidium do Bureau Político do Comitê Central do Partido do Trabalho da Coreia e Primeiro-Ministro da República Popular Democrática da Coreia.

Estiveram presentes os vice-primeiros-ministros Kim Jong Gwan, Yang Sung Ho e outros membros do gabinete.

Participaram na qualidade de observadores os funcionários das instituições subordinadas diretamente ao CM, ministérios e órgãos centrais, os presidentes dos comitês populares das províncias, cidades e condados, e os funcionários diretivos dos órgãos de direção agrícola e das fábricas e empresas importantes.

A reunião avaliou o estado de cumprimento do plano da economia nacional do primeiro trimestre para a implementação das resoluções da 11ª Reunião Plenária do 8º Período do CC do PTC e discutiu as questões de medidas para executar a tarefa do primeiro semestre.

O informe foi apresentado pelo vice-primeiro-ministro e presidente do Comitê Estatal de Planificação, Pak Jong Gun.

"Na última reunião plenária do CC do PTC, o estimado camarada Kim Jong Un apresentou a direção da marcha histórica e as tarefas para avançar na era de prosperidade integral do Estado e dirigiu sabiamente essa tarefa", iniciou.

Lembrou que começaram a produção as primeiras cristalizações da "política de desenvolvimento local 20x10" do Partido e foram alcançados os sucessos orgulhosos no cumprimento do plano de economia nacional para o primeiro trimestre graças ao elevado ímpeto ofensivo de todo o povo em direção ao 9º Congresso do Partido e às forças científicas e técnicas que se multiplicam constantemente.

Após analisar e avaliar com base nos dados as deficiências e desvios de algumas unidades, observados no cumprimento do plano, apontou a necessidade de dinamizar a luta para eliminar o modo de trabalho passivo e autoprotecionista dos funcionários revelado na materialização da política econômica do Partido.

Concluiu exortando os funcionários a liderar com cautela a luta para levar a bom termo as resoluções do Congresso do Partido, com a firme determinação de se responsabilizarem totalmente pelas tarefas de seus respectivos setores e unidades perante o Partido e o Estado.

Foram proferidas as intervenções.

A reunião tomou as medidas necessárias após mencionar os problemas de trabalho para preparar a firme garantia do cumprimento do Plano Quinquenal ao executar a tarefa de economia nacional para o segundo trimestre e fazer preparativos rigorosos para entrar na etapa superior de desenvolvimento.

Ri Kwang Su

Ri Kwang Su foi um combatente revolucionário que, em 1982, durante o serviço militar, sacrificou-se para salvar dois camaradas e seis crianças que corriam sérios riscos de vida em uma circunstância inesperada.

Seu ato heroico rendeu-lhe a condecoração póstuma de "Herói da República", em 1992, além de ser exaltado pelo grande Dirigente camarada Kim Jong Il como exemplo de herói que todos devem seguir.

A escola onde se formou foi renomeada, sendo atualmente conhecida como Escola Secundária Superior Ri Kwang Su, localizada no distrito de Songyo, em Pyongyang. Nela, foi erguido um busto em homenagem ao Herói da República, que fomenta nos estudantes a vontade de defender a pátria, o líder, o partido, o povo e os camaradas com determinação inabalável.

Grande liderança para o desenvolvimento da saúde pública popular

Há 45 anos, foi adotada na RPDC a Lei da Saúde Pública.

O grande Líder camarada Kim Il Sung fez com que fosse aprovada no quarto período de sessões da VI Legislatura da Assembleia Popular Suprema, realizado em abril de 1980.

E em sua obra-prima "Apliquemos consequentemente a lei da saúde pública", esclareceu a diretriz programática para materializar a ideia e a política autênticas do Partido em matéria de saúde pública.

A aprovação deste código permitiu manifestar plenamente a superioridade do sistema de saúde socialista, no qual o Partido e o Estado cuidam com responsabilidade da vida e da saúde da população, e levou a saúde pública do país a uma nova etapa.

Sob a enérgica orientação do estimado camarada Kim Jong Un, que apresenta o desenvolvimento constante da saúde para o povo como uma política estatal eterna da RPDC, foram criados o Instituto de Tumor Mamário vinculado à Casa de Maternidade de Pyongyang, o Hospital Universal de Oftalmologia Ryugyong, o Hospital Odontológico Ryugyong, o Hospital de Pediatria Okryu, entre outros, que possibilitam melhorar o serviço médico.

Em todas as cidades e condados do país, foram construídas farmácias padronizadas e está sendo promovida a construção de estabelecimentos de saúde avançados como um dos 3 objetivos indispensáveis suplementados na "política de desenvolvimento local 20x10" do Partido.

Durante sua visita ao recém-construído Hospital Universal de Pyongyang, em fevereiro passado, o Secretário-Geral do Partido do Trabalho da Coreia enfatizou que o Partido tem a firme decisão de iniciar uma revolução sanitária da nova época para transformar a saúde pública do país na mais avançada, moderna e de padrão mundial.

Sob a orientação do Secretário-Geral, com fervoroso amor pelo povo, está sendo escrita uma nova história de desenvolvimento da saúde pública socialista, da qual todos os habitantes se beneficiam.

Qual é o povo bendito?

A cidade de Samjiyon, que possui o monte Paektu, lugar sagrado de nossa revolução, se transformou em um centro de educação da tradição revolucionária, no modelo de uma cidade moderna entre as montanhas, com sua figura majestosa e imponente no território norte do país, uma paisagem que atrai admiração e inveja de todo o mundo.

Samjiyon, antes chamada de "primeira aldeia sob o céu", era conhecida como um lugar péssimo para se viver devido às condições climáticas desfavoráveis, mas hoje se tornou uma cidade civilizada, cheia de risos felizes do povo. Este acontecimento é fruto da abnegação e esforços do estimado camarada Kim Jong Un dedicados para o melhoramento da vida dos habitantes das províncias.

Há seis anos, no dia 3 de abril de 2019, o estimado camarada Kim Jong Un visitou o então condado de Samjiyon para verificar o estado da construção e deu instruções fervorosas para que a cidade natal da revolução fosse transformada em uma cidade montanhosa que sintetizasse a civilização moderna, como um condado peculiar que ninguém poderia imitar e a região mais rica de nosso país.

Com a nobre concepção de cumprir todos os desejos do povo, mesmo que fosse necessário pegar as estrelas do céu ou cultivar flores sobre as rochas, o estimado camarada Kim Jong Un cuida mais dos habitantes que vivem longe do que daqueles que vivem perto, e daqueles que sofrem escassez em locais distantes como Samjiyon mais do que dos que vivem em condições acomodadas.

O estimado camarada Kim Jong Un visitou a cidade novamente em julho do ano passado e apresentou as tarefas importantes para transformá-la em uma cidade nova, mais civilizada e inovadora, de acordo com as crescentes demandas da atualidade.

Alguns países do mundo transformam sua capital de maneira moderna para ostentar seu poderio nacional, e outros países desenvolvem áreas com abundantes recursos naturais subterrâneos como polígonos industriais para impulsionar o desenvolvimento do Estado.

Mas não haverá nenhum como o nosso, que, em acato ao nobre propósito do estimado camarada Kim Jong Un, que considera os risos felizes do povo como o padrão absoluto para avaliar o poderio nacional, oferece a magnífica cidade civilizada, investindo muitos recursos, ao povo das aldeias montanhosas, que nem sequer são as zonas industriais importantes.

Nos países capitalistas do Ocidente, os ricos desfrutam de mansões luxuosas e os pobres moram nas ruas. Mas em nosso país, a construção rural é impulsionada para a melhoria da vida dos habitantes locais, tomando como modelo a nova cidade moderna e turística de categoria mundial. Comparando as duas realidades, as pessoas do mundo expressam unanimemente:

O povo coreano é o mais abençoado do mundo, pois tem um pai generoso que dedica esforços e entusiasmo infinitos para a felicidade e os risos do povo, visitando até os lugares mais abruptos e ventosos.

Ministério das Relações Exteriores da República Popular Democrática da Coreia

Irã rechaça tentativa de adotar "projeto de resolução de Direitos Humanos" contra seu país Conselho de Direitos Humanos da ONU

Recentemente, o representante permanente do Irã em Genebra rejeitou totalmente a apresentação do “projeto de resolução de direitos humanos” contra seu país na 58ª sessão do Conselho de Direitos Humanos da ONU.

Ele destacou que, se o “projeto de resolução de direitos humanos” apresentado ao Conselho fosse adotado, o Irã reconsideraria sua colaboração com o Conselho.

"Este organismo questiona os infundados 'problemas de direitos humanos' do Irã, ignorando a questão da Palestina e enganando a opinião pública com a pressão de forças externas, em vez de manter a imparcialidade e sinceridade", condenou o representante.

"Os países que se pronunciaram contra o Irã na reunião não têm direito de falar sobre os verdadeiros direitos humanos", concluiu ele.

Ministério das Relações Exteriores da República Popular Democrática da Coreia

quarta-feira, 2 de abril de 2025

Méritos brilhantes pela pátria

Herói da República Ri Su Bok, que cobriu com o peito a casamata inimiga aos 18 anos de idade, em outubro de 1951, para garantir o avanço de sua unidade durante a batalha defensiva em uma elevação sem nome no lado esquerdo da Altitude 1211. Seu poema “Por Minha Única Pátria” é um dos mais recitados pelos jovens coreanos da nova geração.

Han Se Gon, tripulante do tanque 312, é um Herói da República que liderou a batalha para tomar o "edifício da capital" de Seul, a fortaleza inimiga, três dias após o início da guerra, e hasteou a bandeira da República. Ele pertence à primeira geração de tripulantes de tanque do Exército Popular da Coreia, tendo eliminado muitos inimigos e alcançado brilhantes resultados na fase de avanço.

A Heroína da República Thae Son Hui foi a primeira mulher piloto da RPDC, prestando serviços notáveis que são transmitidos ao longo da história da força aérea do Exército Popular da Coreia. Entre suas façanhas, destacam-se os bombardeios no final de dezembro de 1951 que destruíram aviões de guerra no aeroporto de Kimpho, navios de guerra estacionados no porto de Inchon e um depósito de munições.

O Herói da República Ryang Kwan Ok foi um dos 16 valentes soldados de Pohang. Em meados de agosto de 1950, fiel ao plano operacional do Comandante Supremo Kim Il Sung, demonstrou coragem incomparável na batalha da Altitude 384.6, a porta de entrada para Pohang, defendendo-a até o fim.

O Herói da República Kim Yo Hong, que, ao cumprir uma missão de reconhecimento junto com o Herói da República Hong Cho Ui, em fevereiro de 1951, encontrou uma companhia inimiga na área de Wonju, na província de Kangwon, e assustou os inimigos com seus gritos, conseguindo capturar mais de 80 deles.

O Herói da República Kong Jae Hwa, que, sozinho, repeliu quatro ataques inimigos na batalha para defender a Altitude 666, em maio de 1951. Quando ficou sem munição, eliminou muitos inimigos com granadas de mão, sendo, por isso, chamado de “herói das granadas de mão”.

https://www.friend.com.kp/

Após o fim da Guerra Fria, revelou ainda mais sua natureza agressiva

A existência cancerígena para a paz – denunciando os crimes da OTAN (4)

Após a queda do Muro de Berlim, na Alemanha, em 1989, a estrutura da Guerra Fria desmoronou rapidamente.

A Organização do Tratado de Varsóvia, que confrontava a OTAN, encerrou seus 36 anos de história e foi dissolvida em março de 1991. Com isso, a OTAN perdeu sua justificativa de existência baseada na "defesa do mundo livre contra a ameaça comunista". No entanto, ao invés de se limitar a uma "defesa regional coletiva", a OTAN expandiu sua missão e tarefas para a "garantia da segurança mundial", buscando consolidar uma posição hegemônica no cenário político-militar internacional.

Na época, o presidente do Estado-Maior Conjunto dos EUA declarou que a afirmação de que a OTAN havia "cumprido sua missão" "não condizia com a realidade", reafirmando a manutenção das tropas estadunidenses na Europa e a continuidade da participação dos EUA nas atividades da OTAN. Os ministros da Defesa dos países membros da OTAN, ignorando a oposição da opinião pública mundial, decidiram criar uma força de resposta rápida, revelando sua intenção de ampliar o alcance das operações militares da aliança.

Em novembro de 1991, os EUA e os países membros da OTAN adotaram um novo "conceito estratégico" durante a cúpula da aliança realizada em Roma, na Itália. Originalmente, o "conceito estratégico" servia como diretriz para as atividades e métodos da OTAN, sendo elaborado em sigilo a cada dez anos durante a Guerra Fria.

Com o desaparecimento de seu adversário, esse "conceito estratégico" foi abertamente adotado, estipulando que a OTAN responderia rapidamente a "crises reais e principais", tais como guerras locais e conflitos regionais, confrontos étnicos, disputas religiosas, crimes transnacionais e problemas relacionados a refugiados ao redor do mundo. Isso ultrapassava em muito o escopo da "defesa regional coletiva" da época da Guerra Fria.

No ano seguinte, em outubro, a força de resposta rápida da OTAN foi oficialmente estabelecida.

Essa mudança estratégica foi resultado da tentativa dos EUA, fortalecidos pelo fim da Guerra Fria e pela Guerra do Golfo, de utilizar a OTAN como uma ferramenta poderosa para consolidar sua dominação unipolar.

Em agosto de 1990, quando a invasão do Kuwait pelo exército iraquiano gerou uma grave crise, os Estados Unidos organizaram uma força multinacional com seus aliados da OTAN e outros países seguidores, lançando operações militares como "Escudo do Deserto" e "Tempestade no Deserto" para expulsar o Iraque. Na época, o presidente dos EUA, George H. W. Bush, declarou na Assembleia Geral da ONU que "estabelecer uma nova ordem mundial é uma responsabilidade inadiável dos Estados Unidos" e, em seu discurso televisivo de janeiro de 1991 ao declarar guerra, proclamou com entusiasmo: "Temos diante de nós a oportunidade de estabelecer uma nova ordem mundial".

A OTAN, ferramenta da estratégia de dominação mundial dos EUA, não hesitou em intervir militarmente na Iugoslávia. Com o fim da Guerra Fria, os conflitos internos na Iugoslávia se intensificaram, e as forças da OTAN, lideradas pelos EUA, iniciaram em março de 1999 uma invasão militar contra o país sob o pretexto de evitar uma "catástrofe humanitária", desconsiderando a oposição e condenação da opinião pública mundial e sem a aprovação do Conselho de Segurança da ONU. Durante quase 80 dias, até o início de junho, a OTAN realizou cerca de 2.300 bombardeios indiscriminados contra o país, matando mais de 1.800 civis, causando um êxodo de mais de um milhão de refugiados e provocando perdas econômicas de mais de 200 bilhões de dólares.

Por meio dessa intervenção militar, a OTAN revelou ainda mais abertamente sua intenção de estabelecer um sistema de dominação unipolar liderado pelos EUA.

Em abril de 1999, quando a invasão da Iugoslávia estava em pleno curso, a cúpula da OTAN realizada em Washington adotou um novo "conceito estratégico" para o século XXI. Esse documento acrescentou às funções principais da OTAN, além da defesa coletiva, a missão de "proteger a democracia, a liberdade, os direitos humanos e o Estado de Direito", ampliou seu campo de atuação para além dos territórios de seus países membros e estipulou que poderia intervir militarmente em determinada região sem a aprovação da ONU.

A imprensa internacional criticou a OTAN por ignorar as organizações internacionais, incluindo a ONU, interferir nos assuntos internos de Estados soberanos e conduzir diversas atividades militares violando o direito internacional, classificando o novo "conceito estratégico" como uma expressão clara de seu desejo belicista, que ameaça a soberania, a independência e a liberdade dos países do mundo.

A OTAN, que deveria ter sido dissolvida com o fim da Guerra Fria, transformou-se, ao contrário, na maior aliança político-militar do mundo e em um instrumento militar para a realização da estratégia de dominação global dos Estados Unidos, permitindo sua interferência em qualquer questão fora de sua região.

Jang Chol

O bravo combatente de Pohang e os 13 certificados de alistamento

O estimado camarada Kim Jong Un disse:

"O espírito de defesa da pátria criado nas chamas da guerra, essa é a força mais poderosa, incomparável a qualquer poder físico, e a herança mais preciosa que nossas novas gerações devem receber dos veteranos, fortes em ideologia e convicção."

No bairro Tongsan 1, no distrito de Rakrang, há uma família que guarda uma medalha de herói impregnada com o cheiro da pólvora. É a medalha de herói que o pai do camarada Ryang Ung Chol recebeu durante a Guerra de Libertação da Pátria.

Seu pai, que vestiu o uniforme militar da revolução por toda a vida e esteve na linha de frente da defesa da pátria, é o herói da República Ryang Kwan Ok, um dos 16 bravos combatentes de Pohang.

Os 16 bravos combatentes de Pohang...

Seguindo a ordem do grande Líder, os soldados do nosso Exército Popular alcançaram façanhas brilhantes ao derrotar um inimigo numericamente muito superior na feroz batalha travada na frente de Pohang, que ficou registrada como uma página gloriosa na história da Guerra de Libertação da Pátria.

Décadas se passaram desde então, mas nosso povo não esquece a lealdade ilimitada e o heroísmo incomparável demonstrados pelos 16 bravos combatentes de Pohang, e a pátria os homenageou com a Medalha de Ouro. Mas pelo que exatamente esses bravos combatentes lutaram até o último suspiro na batalha de vida ou morte contra o inimigo?

O filme artístico "Eram Soldados Comuns" transmite de forma emocionante os feitos heroicos dos bravos combatentes de Pohang. O protagonista do filme, que perdeu sua pátria e nem mesmo pôde ter um nome próprio, sendo forçado a viver uma vida de sofrimento—essa era exatamente a trágica realidade enfrentada por todos os 16 bravos combatentes de Pohang antes da libertação.

Recentemente, Ryang Ung Chol nos contou que as cenas do filme não são meras criações artísticas, mas sim retratos fiéis da realidade. Ele compartilhou a dolorosa história de seu pai, afirmando que os heróis da guerra, que sofreram na pele e na alma sob o domínio colonial do imperialismo japonês, lutaram sem hesitar para defender a pátria.

O herói Ryang Kwan Ok nasceu no final da década de 1920, em uma família de trabalhadores diaristas na província de Kangwon.

Em sua família, a pobreza sempre o seguiu como uma sombra. Antes mesmo de seus ossos se fortalecerem, Ryang Kwan Ok foi submetido a árduos trabalhos como servo de um senhorio. Tanto sob o sol escaldante do verão quanto no frio rigoroso do inverno, não tinha nada além de roupas esfarrapadas para vestir. Somente com a libertação da pátria pôde, pela primeira vez em sua vida, ser tratado com dignidade e desfrutar de uma vida significativa.

Por isso, carregando um ódio ardente contra os inimigos que tentavam roubar a felicidade do povo, ele brilhou em inúmeras batalhas com façanhas heroicas.

Ryang Kwan Ok nunca tirou seu uniforme militar até o último momento de sua vida. Ele compreendia profundamente que a felicidade da família e a esperança só existem porque há uma pátria. Por essa razão, seus filhos seguiram seu espírito e também se tornaram soldados, empunhando armas para defendê-la.

Com o passar dos anos, o número de certificados de alistamento militar dessa família continuou crescendo. Hoje, os netos e netas do herói ocupam os mesmos postos de defesa da pátria onde seus avós e pais serviram. Assim, a família do herói agora possui 13 certificados de alistamento no Exército Popular da Coreia.

O bravo soldado de Pohang e os 13 certificados nos ensinam uma verdade inabalável:

Se perdermos a pátria, voltaremos a ser escravos. Defendamos até o fim, com a própria vida, a sagrada mãe-pátria!

Kim Hyon Chol

As decisões e concepções do nosso Partido são imediatamente postas em prática

Sob a direção do grande Partido do Trabalho da Coreia, um grande período de prosperidade foi aberto, transformando todo o país, e foi acolhido pelo povo

Graças à extraordinária habilidade política e à grande prática de liderança do nosso grande Partido, hoje, nesta terra, estamos vivendo uma era emocionante em que os ideais, antes apenas imaginados pelo nosso povo com convicção, florescem como uma realidade. Uma nova história de grandes transformações, com as regiões mudando e prosperando, está sendo escrita.

O estimado camarada Kim Jong Un disse:

"A causa socialista do Juche é invencível, e em nosso caminho sob a direção do Partido do Trabalho da Coreia haverá apenas vitória e glória."

Nos últimos anos, de acordo com o grandioso plano de construção de nosso Partido, surgiram na capital Pyongyang grandiosas e esplêndidas áreas arquitetônicas socialistas, onde a ideia de construção centrada nas massas populares foi plenamente implementada. Entre elas estão Songhwa, Hwasong, Rimhung e Jonwi, avenidas ideais do povo que simbolizam o período de desenvolvimento integral de um Estado próspero. Paralelamente, a construção de modernas moradias rurais foi amplamente promovida no processo de implementação do novo programa da revolução rural, fazendo surgir cidades culturais rurais ideais e aldeias ideais em todo o país.

A ardente dedicação de nosso Partido ao povo fez com que, após a criação das imensas estufas de Jungphyong e Ryonpho, uma nova base de produção de hortaliças de nível mundial fosse estabelecida na zona de Kangdong, assegurando plenamente a inteligência, a intensificação, a modernidade, a cultura e a funcionalidade. Além disso, diversas riquezas para a melhoria do bem-estar do povo foram criadas, como a Fazenda de Frangos de Kwangchon, novo padrão e modelo para o desenvolvimento da indústria avícola do país, e a Fábrica de Sorvetes de Taesongsan, referência para o setor de alimentos processados.

Em menos de um ano, dezenas de fábricas da indústria local foram construídas com excelência em 20 cidades e condados do país, dando origem aos primeiros frutos preciosos do desenvolvimento regional. A Empresa de Maricultura de Shinpo surgiu como uma criação distintiva da transformação local, e a frase "o início da construção é também sua conclusão" tornou-se uma realidade, registrando uma grande mudança histórica.

Neste significativo ano do 80º aniversário da fundação do Partido, nosso Partido continua abrindo incessantemente novos domínios e horizontes para o desenvolvimento integral do país, ao mesmo tempo em que promove a construção de fábricas da indústria local. Grandes empreendimentos para o povo, como a construção de hospitais modernos, centros de serviços integrados, instalações de gerenciamento de cereais, a maior fazenda de estufas do país, um centro de pesquisa em horticultura, a nova instalação de repouso para trabalhadores em Onpho, a Empresa de Maricultura de Rakwon e a vila de pescadores, estão sendo realizados de forma simultânea e dinâmica, expandindo continuamente sua abrangência.

A concepção e as decisões de nosso Partido são o grandioso projeto para o fortalecimento e a prosperidade de nosso Estado e o objetivo da luta pela concretização dos belos ideais de nosso povo. As obras significativas que constituem o precioso fruto da luta pioneira e transformadora pela prosperidade integral do socialismo, bem como a tendência irreversível de mudanças e ascensão, insuflam uma confiança e um entusiasmo cem vezes maiores em todo o povo e demonstram que nossa causa avança com ainda mais ímpeto.

Todos os trabalhos planejados e promovidos por nosso Partido se fundamentam em estratégias científicas para a construção de um Estado próspero.

A vitória da revolução é garantida por estratégias e táticas científicas. Somente quando as linhas e políticas estabelecidas se baseiam na exigência do desenvolvimento revolucionário, na realidade concreta do país e em uma análise precisa de nossas próprias forças, o socialismo pode superar todos os obstáculos e desafios, avançando vitoriosamente.

Os últimos dez anos brilharam como um percurso de orgulho, no qual a cientificidade, a veracidade e a força transformadora das políticas de nosso Partido foram plenamente demonstradas. No caminho da luta intensa, em que nosso povo, sob a direção do Partido, tem marcado cada ano nesta terra com grandes transformações e avanços, foram conquistadas vitórias milagrosas que outros sequer ousariam imaginar, impulsionando vigorosamente a construção de um Estado próspero.

Hoje, a construção do socialismo ao nosso estilo entrou em uma nova fase de desenvolvimento, um período de pleno florescimento, no qual se desdobram imensas transformações e um avanço dinâmico em todas as frentes. Graças à liderança excepcional de nosso grande Partido, mesmo sob circunstâncias extremamente adversas, a capacidade dos setores da economia nacional foi ampliada, a economia como um todo entrou de forma firme em uma trajetória de crescimento contínuo e foram alcançados feitos extraordinários sem precedentes desde a fundação do país. A essência superior de nosso socialismo e seu aspecto de progresso acelerado foram plenamente evidenciados, com todas as esferas da vida social do Estado avançando simultaneamente, transformações tanto na capital quanto nas regiões locais e grandes mudanças no pensamento e no espírito do povo. Essa realidade demonstra de forma clara que a linha e as políticas de nosso Partido são o caminho mais preciso para a construção de um Estado próspero.

Nosso Partido apresentou programas científicos e estratégias de luta para fazer deste ano um período de ascensão para um estágio de desenvolvimento mais elevado, um ano de grande transformação histórica. As imortais diretrizes que duplicam nosso otimismo quanto ao futuro de nossa causa e seu imenso potencial, impulsionando a marcha histórica rumo à plena revitalização do Estado com a força invencível da autoconfiança e da dignidade nacional, farão com que a construção de um Estado próspero seja ainda mais acelerada.

Todos os trabalhos decididos e promovidos por nosso Partido são, do início ao fim, dedicados ao povo.

A revolução é a luta para realizar as aspirações e interesses independentes das massas populares. Por isso, as concepções e ações do Partido, que assume a responsabilidade pelo destino do povo e conduz a revolução e a construção, devem ser direcionadas inteiramente para o bem-estar popular.

"Tudo para o povo, tudo apoiando-se nas massas populares!" e "Tudo pela melhoria da vida do povo!" – esses são os princípios fundamentais que permeiam os planos e as resoluções de nosso Partido, sendo o ponto de partida e o critério absoluto de todas as suas atividades.

O Partido, o Estado e tudo o que existe nesta terra só têm significado por causa do povo. Assim, quando se trata dos anseios do povo, não se deve discutir se algo é possível ou não, mas sim realizá-lo incondicionalmente. Essa é a inabalável convicção de nosso Partido.

Graças à grande concepção e à determinação audaciosa de nosso Partido, a cada ano surgem novas cenas de entrega de moradias em todo o país, e o grandioso trabalho de transformação regional, inédito desde a fundação do Estado, avança plenamente, concretizando um a um os desejos seculares do povo.

Nosso Partido estabelece continuamente objetivos progressistas para o bem-estar do povo e os executa com firmeza. A inclusão da construção dos três principais objetos essenciais na política de desenvolvimento local, o início deste ano como ponto de partida para elevar nossa área da saúde a um nível global através de uma nova revolução sanitária e o lançamento do projeto de renovação de todas as escolas do país demonstram de forma ainda mais clara o caráter popular de nosso Partido, que nunca se satisfaz ao trabalhar para o povo e luta incansavelmente por ele.

As tarefas de luta que devemos cumprir são imensas, e os desafios e dificuldades que enfrentamos não são poucos. No entanto, nosso povo está convicto de que, sob a liderança do Partido do Trabalho da Coreia, todos os seus desejos serão realizados. Em meio às sucessivas cerimônias pela conclusão e pelo início de grandes obras em todo o país, a crença de que nosso Partido, nosso país e nossa sociedade pertencem ao povo se enraizou ainda mais profundamente no coração de todos.

A nobre ideologia política e o espírito de devoção total ao povo de nosso Partido, bem como seu poder criador e sua capacidade prática extraordinária, garantem que todos os habitantes desta terra, entoando a canção "Não invejamos nada no mundo", desfrutem plenamente das bênçãos do socialismo e avancem rumo a um futuro brilhante.

Graças ao estimado camarada Secretário-Geral, que, considerando como a maior honra carregar responsabilidades sobre responsabilidades pelo progresso do país e pelo bem-estar do povo, segue incansavelmente sua trajetória imortal de amor à pátria e ao povo, a dignidade e a glória do Estado poderoso resplandecem ainda mais no mundo, e a verdadeira vida e felicidade de nosso povo florescem amplamente.

Todos os funcionários, militantes do Partido e trabalhadores devem apoiar incondicionalmente a direção do Partido, multiplicando sua determinação e confiança inquebrantáveis e impulsionando com força a marcha rumo a uma revolução ainda maior e a transformações de um nível superior no processo revolucionário.

A sagrada missão dos revolucionários, a verdadeira essência da luta

Sob a sábia liderança do nosso Partido, uma nova história de desenvolvimento e transformação está sendo escrita em cada canto do país. 

A era atual, na qual grandes transformações que surpreendem o mundo estão sendo realizadas, exige que todos vivam de maneira ainda mais revolucionária e lutem pelo fortalecimento e prosperidade da pátria, bem como pelo bem-estar do povo.

O estimado camarada Kim Jong Un disse:

"As imensas tarefas revolucionárias diante de nós e o ambiente severo de hoje exigem, mais do que nunca, unir firmemente todas as massas trabalhadoras em torno do Partido, mobilizando seu espírito e criatividade para superar as dificuldades e acelerar ainda mais a marcha revolucionária."

O estimado camarada Secretário-Geral, em seu discurso histórico na cerimônia de inauguração das fábricas da indústria local do condado de Songchon, afirmou que, independentemente das condições dadas, transformar ideais em realidade por meio de uma prática intransigente e perfeita é uma missão sagrada e a verdadeira essência da luta dos nossos revolucionários, que assumiram a grandiosa e sublime tarefa do desenvolvimento integral.

O ensinamento do estimado camarada Secretário-Geral demonstra a superioridade absoluta do socialismo ao estilo coreano e nos ensina, na luta de hoje, a fim de trazer rapidamente o brilhante futuro da revitalização nacional, como nossos funcionários devem viver e lutar com grande responsabilidade.

O caminho da revolução não é uma estrada fácil e plana. No caminho, podem surgir espinhos inesperados e, em alguns momentos, pode ser necessário arriscar até mesmo a vida. Apenas aqueles com determinação inquebrantável, que buscam terminar o que começam e têm um espírito de luta indomável, podem percorrer até o fim o árduo caminho revolucionário e ser considerados verdadeiros revolucionários.

Ao refletir sobre o caminho que percorremos no ano passado, vemos que foi uma sequência de lutas difíceis, um caminho que exigiu superar inúmeras dificuldades. No entanto, mesmo em meio a esses desafios, nossa revolução seguiu firmemente seu caminho sem a menor hesitação e transformou os ideais do povo em uma brilhante realidade.

Os brilhantes resultados conquistados ao superar as adversidades no ano passado não foram frutos do acaso. Eles são o precioso fruto da liderança excepcional do estimado camarada Secretário-Geral, que, com um profundo senso de missão para com a pátria e o povo, passou o ano inteiro refletindo incansavelmente e dedicando-se com afinco, sem um único passo em falso ou descanso, para realizar os ideais do povo.

Há muitos países no mundo e políticos que dizem que trabalham pelo bem do povo. No entanto, não existe outro grande revolucionário como o estimado camarada Secretário-Geral, que assumiu com coragem a responsabilidade de trazer um futuro feliz para o povo e, por meio de uma prática intransigente, fez os sonhos e ideais do povo florescerem em uma brilhante realidade.

A jornada de 2024, que trouxe a chegada de uma nova era de prosperidade na construção do socialismo, com mudanças significativas no desenvolvimento integral e revitalização tanto da capital quanto das regiões, fez com que todos sentissem de forma palpável as grandes transformações que estão se tornando uma realidade. Essa jornada nos fez perceber de maneira profunda e inesquecível que, no que diz respeito à responsabilidade sobre o destino da pátria e do povo, e à prática perfeita, não existe nenhum líder que se iguale ao estimado camarada Secretário-Geral, em qualquer época ou lugar.

Um grandioso avanço em direção à realização dos ideais do desenvolvimento integral do socialismo foi iniciado novamente nesta terra. Agora é o momento em que todo o povo deve se unir, sem jamais esquecer o sentido histórico de sua missão, e reunir cem, mil vezes mais força para sustentar os nobres planos do Comitê Central do Partido com uma prática firme e inabalável.

Transformar os ideais em realidade por meio de uma prática intransigente e perfeita é uma missão sagrada e a verdadeira essência da luta dos revolucionários, que assumiram a grandiosa e sublime tarefa do desenvolvimento integral da construção socialista.

Quando todos mantiverem em mente os nobres ideais do estimado camarada Secretário-Geral e se dedicarem com responsabilidade e um espírito de luta inquebrantável, este ano será lembrado como um ano incrível, no qual um novo estágio de desenvolvimento será alcançado e os ideais se tornarão uma realidade ainda mais brilhante.

terça-feira, 1 de abril de 2025

A expansão incessante da esfera da luta para o progresso integral é uma manifestação do ardente amor do nosso Partido ao povo

Hoje, o grande Partido do Trabalho da Coreia continua a trajetória de desenvolvimento da República com dignidade, glória e um plano centenário de prosperidade, guiado por seu ardente amor e dedicação ao povo.

Trilhando sem hesitação um caminho jamais percorrido por ninguém, rumo ao fortalecimento do país, e abrindo uma nova era de transformações sem precedentes, a destacada ideia e a sábia liderança do Partido do Trabalho da Coreia elevaram a dignidade e o status de nosso povo ao mais alto patamar. Além disso, mudanças reais e qualitativas, que contribuem para a melhoria do bem-estar do povo, têm sido alcançadas sucessivamente.

O estimado camarada Kim Jong Un disse:

"Nosso Partido busca acelerar o desenvolvimento integral do socialismo para, em um futuro próximo, edificar uma potência socialista próspera, baseada na autossuficiência e na dignidade nacional."

Desde o 8º Congresso do Partido, nosso Partido tem elevado incessantemente a força autodefensiva para proteger a soberania do Estado e a vida independente do povo, ao mesmo tempo em que reorganiza e impulsiona o desenvolvimento de todos os setores da economia nacional. Além disso, tem assumido, com ainda mais compromisso, sua missão original de servir ao povo, buscando por conta própria novas tarefas e executando-as com perfeição.

Em 2021, ecoaram estrondosos sons de detonação anunciando o início da tão esperada construção de 50 mil moradias em Pyongyang, um projeto que nosso Partido preparou para oferecer aos cidadãos da capital condições de vida mais estáveis e civilizadas. Foi também iniciada a construção de um moderno distrito residencial com terraços na pitoresca margem do rio Potong, enquanto a cidade de Samjiyon foi magnificamente transformada em um modelo de cidade cultural socialista na região montanhosa e um padrão para o progresso rural.

Em 2022, avançou a primeira fase da construção da nova zona residencial moderna no distrito de Hwasong, com 10 mil unidades habitacionais, e foi levantada a Fazenda de Estufas de Ryonpho para beneficiar os habitantes da cidade industrial e científica de Hamhung e da província de Hamgyong Sul.

Em 2023, grandes frentes de construção se abriram nos distritos de Hwasong e Sopho, e iniciou-se o projeto do Complexo de Estufas de Kangdong, que supera o de Ryonpho em nível de inteligência e eficiência produtiva, representando um salto geracional em seu desenvolvimento.

No ano passado, a Fazenda Avícola Kwangchon foi construída como um novo marco e modelo para o avanço da avicultura no país, e teve início a construção das fábricas da indústria local no condado de Songchon, um grande empreendimento para concretizar rapidamente o anseio secular da população local. Ao mesmo tempo, cidades rurais culturais e ideais, bem como aldeias de contos de fadas, surgiram em regiões atingidas por desastres naturais nas províncias de Pyongan Norte, Jagang e Ryanggang, enquanto a conclusão da Empresa de Maricultura de Sinpho abriu um novo horizonte para o desenvolvimento econômico das localidades.

Neste significativo ano do 80º aniversário da fundação do Partido, nossa luta se expandiu ainda mais, abrangendo tanto a construção das fábricas da indústria local quanto os três grandes projetos prioritários.

A vida eterna de nosso socialismo, a honrosa identidade de nosso povo heroico, a prosperidade da pátria e a felicidade das gerações futuras – tudo isso só pode ser protegido e garantido sob a bandeira invencível do Partido do Trabalho da Coreia. Essa é a crença inabalável que nosso povo consolidou ao longo da grande trajetória de luta para materializar as grandiosas aspirações do Partido e inaugurar uma nova era de progresso integral.

A história de nosso Partido é chamada de história de amor pelo povo porque a profundidade e a amplitude de seu serviço devotado, que faz florescer os sorrisos e a felicidade do povo com energia inesgotável e paixão ardente, não têm limites.

Hoje, nosso partido está incessantemente planejando e impulsionando vigorosamente grandiosas e frutíferas iniciativas para o desenvolvimento e a prosperidade do Estado e o bem-estar do povo. Cada uma dessas iniciativas não é fácil e enfrenta consideráveis desafios, mas nosso partido, com firme autoconfiança e inabalável determinação, vem concretizando avanços notáveis e abrindo audaciosamente novos domínios e patamares para a prosperidade integral. Graças ao grande partido que estabelece metas elevadas mesmo diante de dificuldades e as alcança uma a uma com perfeição, o futuro do nosso povo se desenha brilhante e promissor.

O Partido do Trabalho da Coreia é o partido-guia que, munido de grandiosos ideais e ambições, amplia com determinação os domínios da luta pelo bem-estar do povo.

O avanço e o desenvolvimento da revolução são proporcionais aos ideais e ambições que se tem. Se alguém se contenta com o nível já atingido e não avança, inevitavelmente será relegado à retaguarda da era. Na luta pelo bem do povo, as metas devem ser estabelecidas no mais alto patamar, inimaginável para os outros, e as ambições devem ser amplas e voltadas para o futuro.

Os ideais e ambições do Partido do Trabalho da Coreia em prol do povo são os mais grandiosos que qualquer outro partido no mundo jamais teve. A inabalável vontade de elevar nosso grande povo ao mais alto patamar de reconhecimento mundial e a convicção de que todas as criações nesta terra só têm valor se promoverem o bem-estar do povo permeiam os grandiosos ideais e ambições do nosso partido.

As grandiosas vitórias e conquistas históricas alcançadas em nossa pátria chamam a atenção do mundo porque foram conquistadas na luta por desbravar novos domínios e patamares.

Hoje, nosso partido vem fortalecendo e aprofundando suas políticas e planos práticos para acelerar a construção de uma potência por meio de um desenvolvimento mais amplo e concreto das regiões. O plano e a determinação do nosso partido para a prosperidade integral do Estado não têm limites; há apenas o novo e o avançado.

As expressões “nível mundial” e “constantemente renovado” são as mais utilizadas em nossas políticas atuais. Seja no fortalecimento da economia, no desenvolvimento da cultura ou na implementação de políticas socialistas, tudo está vinculado a essas expressões. Como o amor pelo povo é tão intenso e ardente, nosso partido, ao dar uma coisa ao povo, deseja dar dez, cem a mais, e mesmo ao realizar grandes feitos, os considera como simples grãos de areia diante de montanhas, planejando continuamente projetos ainda mais amplos e profundos.

Graças aos nobres ideais e ambições do nosso partido, nos últimos anos ocorreram mudanças concretas na vida material e cultural do nosso povo. Em breve, o mundo verá claramente como o Partido do Trabalho da Coreia, que considera a realização dos anseios seculares do povo sua missão fundamental, elevará a dignidade e o status do nosso povo ao topo da era e fará florescer uma felicidade sem igual.

O Partido do Trabalho da Coreia é um grande partido que, com práticas de liderança extraordinárias, abre novos domínios na luta pelo bem-estar do povo e os eleva ao nível mais alto.

Expandir e concretizar incessantemente novos domínios é um empreendimento criativo que exige tenacidade, paciência e ação prática. Os territórios inexplorados, que ninguém conhece, não podem ser conquistados com coragem e vontade comuns. Espírito de luta inquebrantável, esforço audacioso e capacidade de execução responsável são os elementos essenciais para explorar e concretizar novos domínios e patamares.

A determinação do nosso partido se traduz em execução firme e inabalável.

Nosso partido apresentou uma nova política de desenvolvimento regional e, em menos de um ano, estabeleceu modernas fábricas da indústria local em 20 cidades e condados, construiu em Sinpho um novo modelo de maricultura avançada, elevando a experiência na criação de grande escala, e construiu o Hospital Geral de Pyongyang como uma instalação médica de classe mundial, onde se concretizam a modernização dos serviços de saúde e a estética arquitetônica jucheana. Além disso, aproveitando as características geográficas do nosso país costeiro, transformou Myongsasipri em uma esplêndida área turística costeira ao nosso estilo.

Essas criações de grande significado são fruto da firme convicção de que os compromissos assumidos com o povo devem ser cumpridos incondicionalmente e da inabalável crença de que a justiça e a força transformadora da ideologia do povo são inegáveis diante do mundo.

A confiança absoluta e a convicção incondicional do nosso povo nas políticas do partido não são meras palavras ou discursos, mas sim o resultado concreto da inabalável capacidade de execução do nosso partido, que cumpre tudo o que decide, mesmo que o céu desmorone. No ousado compromisso de ampliar constantemente o alcance do bem-estar do povo e realizá-lo de maneira impecável no mais alto nível, nosso povo compreende mais profundamente o verdadeiro significado da frase: “A ideia e a decisão do partido são ciência, verdade e vitória”.

As cerimônias de início de construção do Hospital e Centro de Serviços Gerais do condado de Kangdong, da maior fazenda de estufas moderna e centro de pesquisa científica de hortaliças no noroeste do país, da base avançada de maricultura do condado de Rakwon e da vila de pescadores, entre outras, demonstram plenamente o desenvolvimento do nosso Estado e fortalecem a convicção do povo no socialismo. Este ano, uma nova revolução na área da saúde foi lançada para elevar nossa medicina ao nível mundial, todas as escolas do país estão passando por uma renovação e os três projetos essenciais para a vida do povo foram incorporados à política de desenvolvimento regional. Como resultado, a amplitude da luta pelo progresso integral do país foi ainda mais expandida.

Agora, nosso povo testemunha, em cada canto do país, transformações diárias e concretas que anunciam um futuro civilizado e próspero.

Sob a sábia liderança do partido, os bens da prosperidade, que anunciam uma felicidade ainda maior, estão aumentando dia após dia, ampliando continuamente o alcance da vida digna do nosso povo e fortalecendo sua autoconfiança e ambições de alcançar o mais alto ideal de um país próspero e civilizado.

Isso, por si só, representa a autoridade do nosso Estado e a nova vida em ascensão do nosso povo, assim como o nosso belo futuro que se aproxima.

O Partido do Trabalho da Coreia, que considera a promoção do bem-estar do povo como seu princípio supremo e sua prioridade máxima, tornará realidade a sociedade socialista onde todos desfrutam juntos da felicidade, abrindo uma nova era de prosperidade nacional plena.

No mundo, existem inúmeros partidos, mas nenhum tão poderoso quanto o Partido do Trabalho da Coreia, que, apesar das dificuldades, realiza tudo o que pode em sua época e antecipa ao máximo o que pertence ao futuro.

No futuro também, o Partido do Trabalho da Coreia continuará explorando corajosamente novos domínios e patamares da prosperidade integral por meio de sucessivos e audaciosos avanços, conquistando vitórias históricas e transformações sem precedentes na nova era.

Myong Ju Hyok

O revolucionário comunista é a personificação do elevado conceito da organização partidista

Tomemos como princípio de vida e trabalho a ideia e intenção do partido

Hoje, em que se abre o brilhante auge do fortalecimento do Partido, a questão importante no fortalecimento de todo o partido e no estabelecimento do partidismo revolucionário é fazer com que todos os funcionários se dediquem ao seu aprimoramento e treinamento revolucionário, a fim de cumprir fielmente seus deveres revolucionários através da vida organizacional do Partido.

Se o povo é o mestre para os funcionários, pode-se dizer que a organização do Partido é como o seio materno, que cuida e guia os funcionários para que cumpram seu dever como membros de comando da revolução. Essa é a intenção do estimado camarada Secretário-Geral.

O estimado camarada Kim Jong Un disse:

"Os funcionários terem um elevado conceito da organização partidista e participarem com sinceridade na vida do partido na posição de membros comuns não é apenas um dever estatutário do partido, mas também um processo de formação de sua postura revolucionária."

A organização partidista é a mãe que educa e guia os revolucionários para se tornarem verdadeiros comunistas, sendo também o ponto de apoio confiável para sua vida e trabalho revolucionário, onde depositam tudo ao longo da vida. A vida do revolucionário não pode existir nem por um instante sem a organização partidista, nem tampouco pode haver luta fora dela. Para os funcionários, que são os quadros centrais de nosso partido, levar a sério a vida organizativa no partido é não apenas um dever sagrado, mas também uma das questões essenciais na consolidação do estilo revolucionário do partido.

O conceito da organização partidista, que é uma exigência indispensável para fortalecer nosso partido como uma fileira revolucionária invencível e que constitui o fundamento do estabelecimento do estilo revolucionário do partido, em sua essência, expressa a atitude e a posição em relação ao líder. Somente quem possui um correto conceito da organização do partido pode servir sinceramente ao líder e seguir sua direção com total lealdade. É por isso que se afirma que o conceito da organização partidista equivale à fidelidade ao partido.

Participar conscientemente e com sinceridade na vida do partido na posição de membro comum, e não como quadro diretivo, é a atitude correta que o estimado camarada Secretário-Geral deseja de todos os nossos funcionários. Os pioneiros da fundação do partido foram aqueles que, sem ostentação, viveram unicamente para a revolução e se dedicaram com devoção ao povo.

Não se deve permitir, sob nenhuma circunstância, uma dupla disciplina contrária aos princípios da construção partidista. A lição é clara: quem quer que se considere uma figura especial torna-se acomodado e arrogante, o que não apenas impede o cumprimento adequado das tarefas revolucionárias atribuídas, mas pode levá-lo, no final, à traição ao próprio partido.

Um elevado conceito da organização partidista é uma garantia fundamental para prevenir até mesmo as menores infrações à disciplina do partido. A disciplina partidista é obrigatória para todos os membros e deve ser rigorosamente observada sem exceção. Quem não tem um alto conceito da organização partidista não conseguirá sequer seguir os princípios básicos da disciplina partidista.

Todo membro do partido, independentemente de sua posição ou mérito, tem o dever de viver de acordo com as exigências dos estatutos e regulamentos da vida partidista. Em especial, os funcionários devem ser modelos no cumprimento da disciplina partidista para que possam elevar o nível de exigência entre os militantes do partido e influenciá-los positivamente.

Somente os funcionários que internalizam profundamente o espírito de participação consciente na vida partidista, sem jamais esquecer seus deveres como membros do partido, podem relatar à organização todas as questões, desde as falhas que surgem no trabalho até os menores pensamentos íntimos. Somente assim poderão receber educação e auxílio da organização, aprimorando-se e fortalecendo-se continuamente.

É evidente que, entre esses funcionários, jamais surgirão tendências como se considerarem figuras especiais, rejeitarem o controle e a crítica da organização partidista ou esperarem privilégios. É fundamental que se esforcem conscientemente para se submeter à liderança e ao controle da organização partidista, sempre se colocando humildemente diante dela.

Embora existam diferenças de cargo e hierarquia no trabalho, perante a organização partidista, todos são membros comuns do partido. Como se pode esperar que um funcionário, que se coloca acima da organização partidista, reveja sua conduta diária para verificar se agiu conforme a intenção do partido, se houve falhas no trabalho e, com base nisso, faça um relatório à organização?

Hoje, quando o grande Comitê Central do Partido exige que todos os nossos funcionários glorifiquem com redobrada luta e resultados concretos a grande honra e a pesada responsabilidade de serem quadros centrais do partido e comandantes da revolução, é necessário refletir: corresponder ou não à confiança e expectativa do partido?

Os funcionários devem gravar profundamente em sua mente que essa questão não pode ser separada de um elevado conceito da organização partidista. Aqueles que possuem essa consciência se dedicam com total empenho às suas funções e obtêm resultados concretos.

As atitudes irresponsáveis, a execução mecânica de ordens sem criatividade e iniciativa, o oportunismo, o formalismo e a autopreservação não têm absolutamente nenhuma relação com a mentalidade, postura e métodos de trabalho dos funcionários leais à organização partidista.

Para aqueles que têm um conceito da organização partidista profundamente enraizado e são infinitamente fiéis à vida do partido, existe apenas um princípio: aceitar as ideias e intenções do partido como a verdade mais justa e absoluta e defendê-las e implementá-las até o fim, independentemente de qualquer circunstância difícil e complexa.

Valorizar esse princípio mais do que a própria vida — aqui reside o verdadeiro caminho para cumprir com honra o dever de ser um quadro central do partido e um membro de comando da revolução.

Ryang Sun

Publicada declaração do vice-diretor-geral de Armamentos do MDN da RPDC

O vice-diretor-geral de Armamentos do Ministério da Defesa Nacional da República Popular Democrática da Coreia fez pública no dia primeiro uma declaração intitulada "Nova 'arma de disposição conjunta' da aliança militar EUA-Japão prenuncia o ambiente de segurança mais instável da região".

A declaração completa segue abaixo:

As relações de aliança EUA-Japão, chamadas de eixo central do sistema de aliança militar sob o comando dos EUA na região da Ásia-Pacífico, demonstram a cada dia, com uma nova aparência, o sinal de instabilidade para os países periféricos e para a sociedade regional.

Para citar um exemplo, os dois países concordaram oficialmente em produzir em conjunto o míssil ar-ar de última geração "AIM-120", por ocasião da recente visita ao país insular do secretário da Defesa dos EUA.

O grave do caso é que não se pode aceitá-lo simplesmente como a produção de uma arma para aviões de combate com fins de defesa e controle do espaço aéreo. Sua perigosidade se revela quando se leva em consideração a peculiaridade do ambiente geopolítico e de segurança militar do Nordeste da Ásia.

Os caças principais de diferentes missões, mobilizados nos exercícios aéreos conjuntos EUA-Japão e em outros exercícios EUA-Japão-República da Coreia, que são frequentemente realizados no espaço aéreo ao redor da Península Coreana e mais distante, sobre os mares do Leste e do Sul da China, podem carregar o "AIM-120", com alcance superior a 160 km.

De acordo com a doutrina militar das forças aéreas estadunidenses, a introdução e uso de grandes quantidades de armas aéreas sofisticadas de longo alcance como o "AIM-120" permitirá tomar o domínio aéreo e neutralizar de maneira preventiva o sistema antiaéreo dos países inimigos. A saída imediata de caças estratégicos desferirá o golpe devastador à profundidade estratégica do inimigo.

Nesse sentido, o "AIM-120" é uma nova "arma de disposição conjunta" da aliança militar EUA-Japão que se transforma em uma ferramenta de ataque e agressão.

A fabricação conjunta dessa arma sofisticada, que os EUA e o Japão buscam, cria um ambiente desfavorável à região da Ásia-Pacífico, adicionando um novo fator de instabilidade estratégica.

Os EUA, que vêm tolerando e incentivando a transformação do Japão em uma potência militar desde o século passado, expandiram a aplicação do tratado de segurança EUA-Japão, que antes se limitava à "emergência do Japão", para incluir o espaço cósmico e cibernético, oferecendo-lhe sem escrúpulos até o míssil de cruzeiro "Tomahawk" e outros meios de ataque de longo alcance, amparando sua tentattiva de adquirir a "capacidade de contra-ataque".

Neste momento, em que os EUA e o Japão estudam a integração do atual sistema de operação e comando militares por meio da reorganização das tropas estadunidenses estacionadas no Japão e da criação do "comando de operação conjunta", e com o constante acesso ao ambiente de guerra, já não é segredo que a colaboração militar bilateral, que se estreita proporcionalmente, visa o objetivo de manter sob controle, com armas, os países regionais.

Certamente, está sendo alterado o equilíbrio da estratégia de segurança militar dos EUA com fins hegemônicos, o que representa um novo sinal de alerta para a região da Ásia-Pacífico, incluindo os países do Nordeste da Ásia.

A força sem justiça é uma tirania, e é insignificante a justiça sem força.

No futuro também, a principal tarefa da RPDC será a preparação de uma forte dissuasão capaz de enfrentar o ambiente estratégico instável criado ao seu redor pelos EUA e seus aliados, fazendo com que os países inimigos renunciem a sua ambição política e militar.

Continuaremos nossos esforços para aplicar o remédio mais eficaz para controlar a tensão militar da região e não permitiremos jamais a tentativa de Washington e seus lacaios de alcançar a hegemonia militar.

RPDC pratica política de dar importância à educação

Hoje, foram realizados em todas universidades e escolas do país os atos de início do novo ano letivo.

Visto que o ensino é uma tarefa de grande relevância para dar continuidade à revolução coreana e impulsionar o desenvolvimento do país, o Partido e o Estado o colocam como prioridade, não suspendendo ou negligenciando nem por um momento, mesmo nas condições difíceis.

Sob a sábia orientação do estimado camarada Kim Jong Un, que não poupa esforços para as gerações futuras, considerando a educação como uma questão estatal de maior importância, abre-se na RPDC uma nova era dourada de desenvolvimento da educação Juche.

Implementa-se o ensino obrigatório geral de 12 anos e foram reformados o Acampamento Internacional das Crianças de Songdowon, o Palácio das Crianças Mangyongdae e outros acampamentos e palácios situados em várias localidades.

As escolas e as anexas, assim como os jardins de infância, foram renovados em escala nacional, e foram construídos institutos pedagógicos em todas as divisões do país.

Graças à benevolência do Partido e do Estado, que apresentam como política nacional invariável o fornecimento de uniformes e materiais escolares a todos os estudantes do país às custas do Estado, foram construídas em todas as províncias fábricas especializadas na produção de uniformes, mochilas e sapatos para os estudantes, estabelecendo-se o sistema ordenado de seu fornecimento.

Cadernos da marca "Mindulle" e outros materiais escolares são fornecidos às crianças escolares e aos estudantes universitários.

O Secretário-Geral do Partido do Trabalho da Coreia, Kim Jong Un, implementou no ano passado o sistema de emergência para levar a Pyongyang todas as crianças e alunos das regiões afetadas pelas inundações, oferecendo-lhes, às custas do Estado, cuidado e ensino em um ambiente seguro e confortável. Ele também visitou as salas de aula provisórias montadas no Hotel 25 de Abril para verificar os preparativos docentes para o novo ano letivo.

Em reuniões importantes, trata-se do tema da educação relacionada diretamente com o futuro das crianças e são registrados avanços substanciais no ensino.

Diante dessa realidade, todos os habitantes percebem quão grande é a ideia do Partido e do Estado de dar importância à educação.

Agência Central de Notícias da Coreia

China demanda que Japão não desafie princípio de uma só China

Recentemente, o Japão afirmou que a Declaração Conjunta China-Japão de 1972, que definiu Taiwan como uma parte inalienável do território chinês, não é juridicamente vinculante. Em relação a isso, a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China rejeitou categoricamente a conduta do governo japonês, considerando-a um desafio à base política das relações entre China e Japão.

"Em 1972, os governos da China e do Japão assinaram a Declaração Conjunta China-Japão, na qual a parte japonesa assumiu o compromisso de que 'o Governo do Japão reconhece o Governo da República Popular da China como o único governo legal da China'. Em 1978, China e Japão assinaram o Tratado de Paz e Amizade China-Japão, no qual ambas as partes confirmaram que a Declaração Conjunta China-Japão constitui a base das relações de paz e amizade entre os dois países e que os princípios estabelecidos nessa declaração conjunta devem ser rigorosamente observados. Portanto, a declaração é juridicamente vinculante", afirmou a porta-voz.

A diplomata enfatizou que a China se opõe categoricamente ao fato do Japão ter violado severamente o compromisso do governo japonês de aderir ao princípio de uma só China, desafiando a base política das relações sino-japonesas e enviando um sinal muito errado às forças separatistas pela "independência de Taiwan".

Por fim, ela instou seriamente a parte japonesa a respeitar os princípios e o espírito dos quatro documentos políticos entre China e Japão, a ser prudente em suas palavras e ações com relação à questão de Taiwan e a honrar seu compromisso de aderir ao princípio de uma só China com ações concretas.

Ministério das Relações Exteriores da República Popular Democrática da Coreia