Objeto de debate
O que deve ser resolvido no trabalho de educação de classe dos estudantes?
A educação dos estudantes, que é uma das frentes educacionais indispensáveis à nossa revolução e construção, ainda carece de uma ligação adequada com a educação de classe.
Mesmo que um estudante seja oriundo do campesinato, dentro de poucos anos ele se tornará um intelectual. Por isso, a missão que tem diante do Partido e do povo é muito grande. Não se pode recorrer a artifícios nesse trabalho.
Foi numa aula de história.
“O que devemos ensinar aos estudantes por meio da lição de hoje?”
Depois de apresentar por escrito de onde surgiu a infelicidade nacional e por que ela ocorreu, o professor fez essa pergunta aos alunos.
Os estudantes responderam bem à pergunta.
“Responderam bem. Mas há um ponto que não responderam adequadamente.
É sobre por que os japoneses invadiram a Coreia.”
Disse o professor, levantando uma nova questão.
Qual foi o ponto que nossos estudantes não conseguiram responder de forma perfeita?
Nada mais foi do que o fato de que a educação ateísta entre os estudantes era fraca.
Reforçar a educação ateísta entre os estudantes é uma das tarefas fundamentais para consolidar sua visão de mundo científica.
Na Coreia do Sul, os grupos reacionários religiosos internacionais e os traidores da pátria espalham amplamente o pensamento religioso entre o povo, usando o cristianismo como um anestésico para iludir as massas.
Diante dessa situação, reforçar a educação ateísta entre os estudantes também é uma questão importante para nossa construção e para a luta patriótica pela reunificação.
Qual seria, então, o método correto para reforçar a educação ateísta entre os estudantes?
É o método de explicação e persuasão, vinculado à vida prática.
Para isso, precisamos sempre preparar os conteúdos educacionais.
Obtive a seguinte experiência em um processo de educação individual com um estudante.
Ele acreditava em Deus desde pequeno.
Aproveitei o aniversário dele para presenteá-lo e conversar com ele, ao mesmo tempo em que incutia o pensamento ateísta.
Essa é uma forma de educação e de trabalho ideológico que busca dotá-lo não de fé religiosa, mas de uma visão de mundo científica.
Assim, para realizar a educação ateísta, não devemos perder as oportunidades de, por meio de acontecimentos da vida dos estudantes, armá-los com o pensamento racional e uma visão científica do mundo.
Também é importante criar um ambiente adequadamente ateísta para os estudantes em sua fase de crescimento.
As escolas devem criar todas as condições necessárias.
O que senti ao longo desse processo foi que, para reforçar a educação ateísta entre os estudantes, é preciso não perder a “oportunidade” e saber aproveitar o “momento certo”.
Contudo, ainda há estudantes revolucionários que não estão completamente armados com o ateísmo científico, e mesmo entre os professores há os que não reconhecem corretamente a importância deste trabalho.
Se queremos incutir nos estudantes uma visão científica do mundo baseada no ateísmo, os professores devem antes se armar solidamente com essa visão e desenvolver o trabalho de educação ateísta de forma planejada.
Professora Yu Ju Hui
Kyoyuk Sinmun (Jornal da Educação), 7 de setembro de 1957
Nenhum comentário:
Postar um comentário