quinta-feira, 19 de outubro de 2017

Delegado da RPDC na ONU fala sobre "cooperação internacional no uso pacífico do espaço exterior".


Um delegado da RPDC dirigiu-se à Quarta Comissão da 72ª Assembléia Geral das Nações Unidas em 17 de outubro que discutiu a "cooperação internacional no uso pacífico do espaço exterior".

Ele disse:

"Hoje, impulsionar o desenvolvimento da economia através da exploração do espaço exterior está se tornando uma tendência internacional. No meu país, também, sob a liderança coordenada do Estado, o desenvolvimento pacífico do espaço exterior é conduzido ativamente de acordo com o plano 2016-2020 para o desenvolvimento do espaço exterior nacional.

De acordo com o plano quinquenal para o desenvolvimento do espaço exterior nacional, a RPDC lançará muitos mais satélites práticos que podem contribuir para o desenvolvimento econômico e a melhoria da vida do povo, incluindo o satélite geoestacionário.

O governo da RPDC está fazendo esforços ativos para alcançar o desenvolvimento pacífico do espaço exterior, prestando uma profunda atenção aos intercâmbios internacionais e à cooperação no domínio do espaço exterior com base na igualdade e nos benefícios mútuos.

Como parte de vários tratados espaciais, as atividades de desenvolvimento espacial da RPDC estão completamente em bases legais em todos os aspectos. No entanto, os Estados Unidos ficam frenéticos para ilegalizar o nosso desenvolvimento do espaço exterior, alegando que é contra as "resoluções de sanções" anti-RPDC do Conselho de Segurança da ONU.

Essa "resolução de sanções" preparada pelos EUA não é mais do que documentos ilegais que denunciaram o lançamento pacífico de satélites como "ameaça à paz e à segurança internacional".

Os EUA são o país que lançou o maior número de satélites e, no entanto, afirma que o nosso lançamento de satélites é uma "ameaça à paz e à segurança internacionais". Esta é uma alegação absurda e um duplo padrão intolerável.

O Tratado do Espaço estabelece claramente que o espaço exterior é um bem comum da humanidade e todos os países podem desenvolver o espaço exterior sem qualquer discriminação. Não há nenhum artigo no tratado que tenha mencionado o lançamento de satélites constitui uma ameaça para a paz e a segurança internacional, nem existe um artigo que estipule que não se pode usar a tecnologia do foguete (míssil) balístico no lançamento de um satélite.

Nosso desenvolvimento pacífico do espaço exterior é um direito legítimo de um Estado soberano reconhecido pelas leis internacionais que ninguém pode negar, e o status da RPDC como um país de  fabricação e lançamento de satélites nunca será alterado, embora os EUA condenem.

A RPDC continuará o desenvolvimento pacífico do espaço conquistando uma maior parte do espaço e fortalecendo a cooperação internacional e os intercâmbios no campo dos satélites artificiais. "

Nenhum comentário:

Postar um comentário