sexta-feira, 1 de agosto de 2025

Milhares de estudantes universitários protestam na cidade de Taegu

Pyongyang, 19 de abril - Agência Central de Notícias da Coreia - Dezenas de milhares de cidadãos em Seul e cerca de 70 mil em Pusan, unidos em uma ação heróica, e as grandes manifestações dos jovens e estudantes em Inchon e Kwangju, tiveram continuidade também na tarde do dia 19, na cidade de Taegu, província de Kyongsang Norte, onde irrompeu o fogo da luta para derrubar o regime ditatorial fascista de Ri Sung Man.

Segundo um informe da Coreia do Sul, a partir das 15h deste dia, cerca de 3 mil estudantes do ensino secundário da província de Kyongbuk expressaram abertamente sua indignação e repulsa contra a política educacional reacionária da camarilha de Ri Sung Man, iniciando manifestações de rua.

Os estudantes marcharam empunhando faixas com frases como “Compatriotas, ergam-se!”, “Pelo resgate da soberania!” e gritando slogans como “Povo, não tema! Os estudantes estão vivos!”. Rompendo a barreira da repressiva polícia fantoche, avançaram pelas ruas.

Por volta das 19h, sob chuva, cerca de mil estudantes do curso noturno da Universidade Chonggu de Taegu iniciaram protestos gritando slogans como “Queremos liberdade nas universidades!” e “Exigimos novas eleições!”. Apesar da imposição da lei marcial de emergência pela camarilha de Ri Sung Man, os manifestantes seguem desafiando a repressão, enchendo as ruas como uma maré revoltada.

Às 20h30, segundo informações da agência Yonhap, as manifestações continuavam se expandindo.

Como é de conhecimento geral, os jovens e estudantes de Taegu foram os que acenderam o estopim das manifestações estudantis nacionais no dia 28 de fevereiro, exigindo liberdade acadêmica e direitos democráticos, em oposição às eleições fraudulentas da camarilha de Ri Sung Man.

Publicado no diário Rodong Sinmun em 20 de abril de 1960

Nenhum comentário:

Postar um comentário