segunda-feira, 5 de maio de 2025

Canção do Programa de Dez Pontos da Associação para a Restauração da Pátria


Trata-se da canção revolucionária, obra clássica imortal criada pelo grande Líder camarada Kim Il Sung (15 de abril de 1912 - 8 de julho de 1994) no período da Luta Armada Antijaponesa.

O grande Líder, a partir da demanda subjetiva e objetiva do desenvolvimento revolucionário de nosso país, no início da década de 1930, traçou a linha de constituir a frente unida nacional antijaponesa e lutou com tenacidade para sua materialização, fundando finalmente a Associação para a Restauração da Pátria (ARP), primeira organização da frente unida nacional antijaponesa em nosso país.

No dia 5 de maio de 1936, na reunião para fundar a ARP realizada em Tongjiang, proclamou-se ao mundo sua fundação e, como seu presidente, foi eleito o General Kim Il Sung pela vontade unânime e desejo de nosso povo.

Na reunião, foram tornados públicos o Programa de Dez Pontos, a Declaração Inaugural e os Estatutos da ARP.

Após a fundação da ARP, o grande Líder organizou e dirigiu o trabalho de explicar de forma clara e compreensível para as massas de diferentes classes e camadas a ideia revolucionária jucheana, suas linhas e orientações, para mobilizá-las ativamente na luta revolucionária antijaponesa.

Naqueles dias, ele criou pessoalmente a "Canção do Programa de Dez Pontos da Associação para a Restauração da Pátria".

A canção, composta por 10 estrofes, reflete de maneira concisa e fácil de compreender o conteúdo das cláusulas do “Programa de Dez Pontos da Associação para a Restauração da Pátria”, que consiste em derrubar a dominação colonial do imperialismo japonês por meio da mobilização geral da nação coreana, estabelecer o genuíno Poder Popular de trabalhadores e camponeses e fundar um próspero Estado soberano e independente.

A letra é muito popular, com grande capacidade descritiva e, bem coesa com melodias alegres que acentuam a intimidade, clareza e graça, enriquece a inspiração sentimental.

É por essa razão que, tão logo foi criada, se propagou vertiginosamente e contribuiu para que os guerrilheiros e os habitantes compreendessem profundamente a justeza da causa revolucionária, alimentassem a fé na vitória certa e o otimismo revolucionário, cumprindo fielmente seu papel como uma poderosa arma ideológica que os convoca energicamente para a sagrada guerra pela libertação da pátria.

Hoje, ao comemorar o 89º aniversário da fundação da Associação para a Restauração da Pátria, a canção estimula ativamente a luta do nosso povo para levantar uma potência socialista, unido firmemente sob a direção do estimado camarada Kim Jong Un.

Yang Ryon Hui

Naenara

Nenhum comentário:

Postar um comentário