quinta-feira, 8 de maio de 2025

Fortalecimento do Movimento da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho

Muitas pessoas ao redor do mundo são forçadas a deixar suas casas e submetidas à fome e ao sofrimento devido a frequentes conflitos sectários e étnicos. Os impactos do aquecimento global também são devastadores.

Isso destaca o papel do movimento da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho, cuja missão é promover a cooperação e solidariedade internacional e regional voltadas à proteção da vida e da saúde humanas em risco, além de restaurar a normalidade em suas vidas.

O movimento internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho remonta a uma grande batalha no norte da Itália, em Solferino, em junho de 1859.

A batalha causou cerca de 40.000 baixas entre as partes em conflito, com os feridos abandonados e sem atendimento, esperando impotentes pela morte. Henry Dunant, um suíço que passava pela região em uma viagem de negócios, ficou horrorizado ao ver a cena e organizou voluntários das aldeias vizinhas para ajudá-los.

Mais tarde, em "Lembrança de Solferino", Dunant, uma testemunha ocular da Batalha de Solferino, propôs a criação, em todos os países, de organizações humanitárias capazes de auxiliar nas atividades médicas; também propôs um acordo internacional para a proteção dos feridos em combate.

Sua proposta foi bem recebida na Suíça, seguida pela criação de um comitê de socorro aos feridos de guerra para concretizar o ideal humanitário. E esse comitê foi renomeado como Comitê Internacional da Cruz Vermelha em 1876.

Do reconhecimento de que tais atividades humanitárias são necessárias não apenas em tempos de guerra, mas também em tempos de paz, surgiu a Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho em 1919.

A Sociedade da Cruz Vermelha da RPDC, fundada em 18 de outubro de 1946, ingressou na FICV em maio de 1956, com o objetivo de prevenir e aliviar as dores e sofrimentos das pessoas, promover a saúde pública e o bem-estar, e ajudá-las a levar uma vida independente e criativa.

Como uma organização humanitária voluntária e independente, a sociedade conta com mais de 100.000 voluntários e mais de 250.000 jovens membros da Cruz Vermelha.

Atualmente, realiza uma variedade de atividades para oferecer palestras médicas à população, aumentar a conscientização sobre a resposta a crises e o combate a epidemias, construir comunidades resilientes e prevenir desastres, como parte de seus esforços para implementar as políticas do Estado e seus planos de longo prazo, além de contribuir para alcançar os objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU.

8 de maio é o Dia Mundial da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho.

Yang Ryon Hui

Naenara

Nenhum comentário:

Postar um comentário