quinta-feira, 21 de agosto de 2025

Discurso do embaixador chinês Wang Yajun, na recepção comemorativa pelo 80º aniversário da vitória da Guerra de Resistência do Povo Chinês contra a Agressão Japonesa e da Guerra Mundial Antifascista

Pyongyang, 20 de agosto de 2025

Estimado camarada presidente Choe Ryong Hae,

Excelentíssimos embaixadores acreditados na RPDC,

Camaradas e amigos:

Saudações a todos!

Este ano marca o 80º aniversário da vitória da Guerra de Resistência do Povo Chinês contra a Agressão Japonesa e da Guerra Mundial Antifascista. Há 80 anos, após 14 longos anos de árdua e extraordinária luta sangrenta, o povo chinês obteve a grande vitória na Guerra de Resistência contra a Agressão Japonesa, proclamando a vitória total da Guerra Mundial Antifascista. Essa foi a vitória do povo chinês! Foi também a vitória de todos os povos do mundo amantes da paz e da justiça!

Hoje, reunimo-nos aqui para comemorar essa grande vitória, justamente para, em conjunto, recordar a história, dela extrair sabedoria e força, e abrir um futuro ainda mais belo. Em nome da Embaixada da China na RPDC, expresso minha sincera gratidão e calorosas boas-vindas a todos pela presença!

Camaradas e amigos,

Nós celebramos a grande vitória para defender a correta visão histórica da Segunda Guerra Mundial. O secretário-geral Xi Jinping apontou: “Esquecer a história significa traição.” Sendo o principal campo de batalha oriental da Guerra Mundial Antifascista, a China, com o enorme sacrifício nacional de mais de 35 milhões de militares e civis mortos e feridos, fez uma importante contribuição para a vitória da Guerra Mundial Antifascista. Todos os países do mundo também fizeram sacrifícios para conquistar essa vitória. Pode-se dizer que o sistema internacional com as Nações Unidas como núcleo e a ordem internacional com o direito internacional como norma foram conquistados com o sangue e a vida dos povos amantes da paz de todos os países, constituindo o alicerce da paz e estabilidade mundiais de hoje. Nós comemoramos essa grande vitória justamente para defender com firmeza a ordem internacional do pós-guerra, travar uma luta resoluta contra todo tipo de historicismo niilista que embeleza ou nega a agressão, distorce ou falsifica a história, a fim de evitar que o retrocesso histórico recomece e a tragédia da Segunda Guerra Mundial se repita.

Nós celebramos a grande vitória para realizar o grande rejuvenescimento da nação chinesa. O secretário-geral Xi Jinping apontou: “O grandioso espírito da Guerra de Resistência é um patrimônio espiritual de valor inestimável para o povo chinês.” Diante da bárbara invasão do militarismo japonês, o Partido Comunista da China desempenhou o papel de pilar central, unindo o povo de todo o país e reunindo uma poderosa força capaz de esmagar a tentativa do militarismo japonês de colonizar e escravizar a China, estabelecendo o status da China como grande potência mundial e lançando as bases para a realização do grande rejuvenescimento da nação chinesa. Nós comemoramos essa grande vitória justamente para herdar e promover o grandioso espírito da Guerra de Resistência, unir-nos ainda mais estreitamente em torno do Comitê Central do Partido, tendo o camarada Xi Jinping como núcleo, e lutar com afinco para escrever um novo e ainda mais glorioso capítulo da modernização ao estilo chinês, criando novas conquistas históricas no processo da revitalização nacional.

Nós celebramos a grande vitória para abrir um futuro promissor para a causa da paz e da justiça da humanidade. O secretário-geral Xi Jinping apontou: “A guerra é um espelho que permite compreender melhor o valor precioso da paz.” A vitória da China na Guerra de Resistência contra a Agressão Japonesa foi uma grande vitória conquistada pelo povo chinês ombro a ombro com os países aliados antifascistas e com os povos de todo o mundo. Em qualquer tempo, o povo chinês jamais esquecerá o valioso apoio recebido dos diversos países. Nós comemoramos essa grande vitória justamente para continuar, juntamente com todos os países e povos amantes da paz e da justiça, estando sempre do lado correto da história, acompanhar a corrente de nosso tempo, opor-nos ao hegemonismo e à política de poder, e promover incansavelmente a construção de uma comunidade de destino comum da humanidade, criando em conjunto um futuro promissor para toda a humanidade.

Camaradas e amigos,

A amizade tradicional entre China e RPDC foi forjada e consolidada na luta revolucionária de sangue e fogo. Há mais de 80 anos, os exércitos e povos dos dois países uniram-se contra o inimigo comum, infligindo duros golpes aos agressores japoneses. Muitos homens e mulheres de valor da Coreia foram à China para desenvolver a luta contra o Japão, recebendo firme apoio do povo chinês e, ao mesmo tempo, inspirando o ânimo combativo dos chineses. Em particular, o grande líder do povo coreano e amigo íntimo do povo chinês, o camarada Kim Il Sung, combateu lado a lado com o Exército Unido Antijaponês do Nordeste da China em batalhas de vida ou morte contra os agressores japoneses, estabelecendo não só imortais méritos pela libertação da Coreia, como também dando importante contribuição para a vitória do povo chinês na Guerra de Resistência contra o Japão. O camarada Kim Il Sung recordou com emoção os dias junto aos companheiros do Exército Unido do Nordeste, afirmando que “foi construída uma profunda amizade” e que “as cenas daquela época permanecem vivas na memória”.

Hoje, ao comemorarmos essa grande vitória comum, trata-se de herdar e enaltecer essa valiosa amizade combativa, em meio a uma conjuntura internacional e regional de turbulências entrelaçadas e riscos e desafios recorrentes. Quero reiterar que preservar, consolidar e desenvolver bem a amizade tradicional China-RPDC é uma diretriz inabalável do Partido e do Governo da China. A parte chinesa está disposta a trabalhar em conjunto com a parte coreana para implementar firmemente os importantes consensos alcançados pelos máximos dirigentes dos dois Partidos e dos dois países, desenvolver bem as relações tradicionais de amizade e cooperação entre China e RPDC, promover a causa socialista de ambos os países de maneira estável e de longo prazo, beneficiar os dois povos e contribuir para a paz e estabilidade regionais e mundiais.

Camaradas e amigos!

No dia 3 de setembro, a China realizará em Pequim uma grandiosa cerimônia de comemoração do 80º aniversário da vitória da Guerra de Resistência do Povo Chinês contra a Agressão Japonesa e da Guerra Mundial Antifascista. A China, junto com todos os países do mundo, levantará a poderosa voz de nossa era em memória da história, em homenagem aos mártires, em valorização da paz e na construção do futuro, dedicada a promover a nobre causa da paz e do desenvolvimento mundial!

Neste momento, rendamos profunda homenagem às almas heroicas que se sacrificaram bravamente pela vitória do povo chinês na Guerra de Resistência contra o Japão e pela causa da paz e da justiça da humanidade!

Por fim, proponho:

Pelo belo futuro de paz, segurança, prosperidade e progresso mundial,

Pelo contínuo aprofundamento e desenvolvimento da amizade e cooperação China-RPDC,

Pela saúde do estimado secretário-geral Kim Jong Un,

Pela saúde do estimado secretário-geral Xi Jinping,

Pela saúde do camarada presidente Choe Ryong Hae,

Pela saúde de todos os camaradas e amigos presentes,

Um brinde!

Nenhum comentário:

Postar um comentário