quarta-feira, 21 de fevereiro de 2024

O alfabeto mais simples e excelente


Atualmente existem no mundo mais de 6 mil idiomas, dos quais mais de 2.900 possuem alfabeto próprio.

Uma revista chinesa de julho de 2004 divulgou que a Escola de Linguística da Universidade Oxford definiu a ordem de todos os alfabetos do mundo segundo a norma de racionalidade, cientificidade e originalidade e pôs o coreano em primeiro lugar. Ademais, como resultado da busca do alfabeto mais adequado realizada de 1998 a 2002, o alfabeto coreano recebeu a máxima avaliação e foi reconhecido como o mais simples e excelente do mundo.

Nosso povo, que utilizou as letras Ridu desde o período dos Três Reinos, inventou em 1444 Hunminjongum, o mais desenvolvido, contribuindo grandemente ao desenvolvimento da cultura.

Como o círculo linguístico mundial reconhece oficialmente, o alfabeto coreano é o mais excelente no mundo por sua cientificidade, originalidade e racionalidade.

O alfabeto coreano imita a figura dos órgãos de pronúncia de sons do ser humano.

Em “Explicação com exemplos de Hunminjongum” publicado em 1446, é assinalado que as cinco letras básicas “ㄱ, ㄴ, ㅁ, ㅅ, ㅇ” imitam a figura dos órgãos de pronúncia de sons do ser humano como a língua, a boca, os dentes e a garganta.

Na realidade, os valores de sons destas letras têm estreita relação com o funcionamento dos respectivos órgãos de pronúncia.

Foram criadas as consonantes básicas imitando os órgãos de pronúncia e às consonantes que emitem sons agudos foram acrescentados traços em relação às básicas.

E as consonantes fortes foram feitas mediante o acréscimo da mesma consonante.

Nosso idioma é científico e peculiar em seu método de anotação.

No coreano uma sílaba é constituída por consonante e vogal. Se pode dizer que esta é uma ideia engenhosa baseada na análise científica que a sílaba é constituída por três elementos de sons.

Na “Versão em Hunminjong-um”, é assinalado que pode aprender nosso alfabeto em uma manhã uma pessoa inteligente e em 10 dias uma pessoa comum. Com ele se pode anotar o som do vento, o grasnido da cegonha, o cacarejo do galo e o latido do cão.

Por ser fácil de aprender e escrever e ter o princípio científico de criação, em 1990 a UNESCO instituiu o Prêmio de alfabetização mundial e apreciou o alfabeto coreano como o mais apropriado para a alfabetização entre os que são usados em distintas nações do mundo.

O coreano, língua oficial da República Popular Democrática da Coreia, é um excelente idioma polido e moderno que sintetiza a característica original e superioridade da língua nacional.

Ri Kum Il, Doutor, candidato a Professor de Mérito e investigador do Instituto de Linguística da Academia de Ciências Sociais.

Naenara

Nenhum comentário:

Postar um comentário