quinta-feira, 23 de março de 2017

Indelével Ideia Jiwon


No dia em que comemora-se o centenário da formação da Associação Nacional Coreana (ANC), o primeiro grupo anti-japonês estabelecido com organização sob a liderança do patriota Kim Hyong Jik (pai de Kim Il Sung), vamos falar sobre a "Ideia Jiwon", uma ideia patriótica baseada nos interesses das massas populares que serviu de base para posteriormente o Presidente Kim Il Sung criar e desenvolver a Ideia Juche.


Ideia Jiwon

Trata-se da Ideia apresentada por Kim Hyong Jik (1894-1926), dirigente do primeiro movimento organizado de libertação da Coreia do domínio japonês.
Nascido em uma família patriótica revolucionária, o herói experimentou na pele o martírio nacional e a tristeza do povo coreano causada pela ocupação militar do Japão.
Tomou a firme decisão de libertar o país e levantar um Estado civilizado embora pudesse sofrer golpes duros e iniciou uma das mais fortes atividades revolucionárias a fim de libertar seu povo da opressão.

Neste curso concebeu a ideia de buscar tornar independente infalivelmente o país e faze-lo próspero e se não conseguisse, sucederia seus filhos, e se esses também não, seus netos, e assim cosntruindo a Ideia Jiwon.

Visando aprofundar suas ideias, em 23 de março de 1917, fundou em Hakdanggol em Pyongyang a Associação Nacional da Coreia (ANC), uma grande organização revolucionária clandestina  do interior e exterior do país. Foi uma organização de novo tipo que se diferenciou das tentativas anteriores por sua profunda disciplina, valorização das massas populares e de forte caráter anti-imperialista. Com a ANC, o movimento anti-japonês chegou a uma patamar mais elevado, onde foram formadas guerrilhas aglutinadas e com forte poder de ataque ao inimigo e abriu um novo caminho para a formação de unidades coreanas poderosas para combater o imperialismo posteriormente.

Jiwon é ideia de manter firmemente a posição anti-imperialista e continuar de geração em geração a revolução até construir uma nova sociedade em que as massas pudessem desfrutar da verdadeira felicidade.

Kim Hyong Jik passou sua ideia e 2 pistolas a Kim Il Sung (seu filho), Eterno Presidente da República Popular Democrática da Coreia, que concebeu o Juche como uma ideia de independência para combater o imperialismo japonês e estabelecer uma nova Coreia no futuro, iluminando o caminho da revolução coreana.

A Ideia Jiwon, herdada por Kim Il Sung e contida no Juche, foi também herdada pelo querido Dirigente Kim Jong Il, Eterno Presidente do Comitê de Defesa Nacional.

Ele considerou  que o destino das massas populares e a perspectiva da causa de independência  exige um fuzil e sobretudo, armas nucleares, criando assim a politica Songun que mostrou aos Estados Unidos que se considera "a única superpotência mundial" que não poderá nunca encostar na Coreia Popular.

O Jiwon é o conceito principal de independência nacional.

O coreano onde quer que esteja, segundo Kim Hyong Jik, jamais pode perder seu próprio espírito.
"Nada nos presenteará com independência nacional se não o contrário. A história nos ensina que a dependência e exploração de forças estrangeiras nos leva as ruínas".

A Ideia Jiwon de que a libertação e independência estão na monolítica unidade de compatriotas e não na dependência de forças estrangeiras, hoje convoca energicamente os coreanos do norte e do sul e aos que moram no exterior a lutar pela reunificação da pátria. Por ponto final na dominação estrangeira e levantar o quanto antes o Estado unificado, soberano e próspero segundo a Declaração Conjunta de 4 de julho de 1972, a de 15 de junho de 2000 e a de 4 de outubro de 2007, é a vontade unânime de todos os coreanos.

O povo coreano tendo o Marechal Kim Jong Un como líder desta nova era, enriquece o Jiwon.

Kim Jong Un estabeleceu uma nova linha estratégica de simultaneamente construir uma forte economia nacional e preparar armas nucleares, orientando corretamente o empenho para a edificação da potência socialista e buscando a reunificação nacional independente. Sob sua direção, a RPDC tornou-se uma potência nuclear na qual o imperialismo não se atreve a enfrentar e alcança grandes vitórias milagrosas que orgulham o legado de Kim Hyong Jik.


Nenhum comentário:

Postar um comentário