Nascido em uma família de camponeses pobres em 2 de março de 1917, sofreu o destino de apátrida, tendo que deslocar-se para terras estrangeiras.
Ainda jovem ingressou no caminho da revolução, juntando-se à Vanguarda das Crianças na Manchúria. Posteriormente, juntou-se à Guarda Antijaponesa e à Guerrilha Popular Antijaponesa, seguindo a direção do General Kim Il Sung. Por seus conhecimentos e grande capacidade de direção militar, logo foi apontado como comandante do Exército Revolucionário Popular da Coreia, dirigindo importantes operações na luta pela libertação da pátria, seguindo fielmente as orientações e táticas do General.
Após a libertação, dedicou-se à fundação, ao fortalecimento e ao desenvolvimento do Partido do Trabalho da Coreia e das forças armadas revolucionárias regulares. Durante a guerra, foi comandante de unidades combinadas do Exército Popular, contribuindo grandemente para a vitória na guerra. Em especial, em 1953, serviu como guarda-costas do grande Líder.
Depois da guerra, exerceu os cargos de vice-ministro da Defesa Nacional, reitor da Academia Militar Geral Kim Il Sung, ministro das Forças Armadas Populares e primeiro vice-presidente da Comissão de Defesa Nacional.
Foi membro titular do Comitê Central do Partido e deputado à Assembleia Popular Suprema em várias ocasiões. Também foi secretário do Secretariado do Partido (1968), chefe do Estado-Maior Geral (1969), tenente-general do EPC (março de 1958) e Marechal (abril de 1992).
Por seus méritos político-militares, foi concedorado duas vezes com o título de Herói da República e uma vez com a Ordem Kim Il Sung.
Faleceu em 25 de fevereiro de 1995, aos 77 anos.
Em sua homenagem, uma Escola Geral de Oficiais de Artilharia recebeu seu nome.
Nenhum comentário:
Postar um comentário