EditorialSob a extraordinária orientação do grande Comitê Central do Partido, que conduz com firme convicção a sagrada causa revolucionária do Juche rumo a um auge incessante, a fase de desenvolvimento da prosperidade integral do Estado vem se ampliando de forma extraordinária, e o ímpeto de marcha do nosso povo, que avança segundo seu próprio método e ao longo de seu próprio curso de desenvolvimento, eleva-se a cada dia.
No contexto em que o ardor revolucionário de todo o Partido e de todo o povo, destinado a alcançar um desenvolvimento qualitativo ainda mais elevado da construção socialista por meio da vigorosa luta de lealdade e patriotismo e da prática resoluta de abertura de novos caminhos e transformação, vem se intensificando e sublimando sem precedentes, realizou-se a sessão ampliada da 13ª Reunião Plenária do 8º Período do Comitê Central do Partido do Trabalho da Coreia.
A sessão ampliada da 13ª Reunião Plenária do 8º Período do Comitê Central do Partido do Trabalho da Coreia tornou-se um importante momento político que definiu claramente o rumo para novos avanços da construção socialista e impulsionou com força a marcha de todo o povo.
Unir-se ainda mais firmemente em torno do Comitê Central do Partido, concluir com êxito a luta pela implementação das resoluções do 8º Congresso do Partido e receber o 9º Congresso do Partido como um congresso dos vencedores, um congresso de glória, é a convicção inabalável e a vontade ardente de todos os militantes do Partido e do povo.
O estimado camarada Kim Jong Un disse:
"Devemos, assumindo com responsabilidade e sem vacilações cada passo da luta que desbrava a grandiosa causa do desenvolvimento integral, cumprir até o fim a sagrada missão que a época e a revolução nos confiaram."
O ano de 2025 é, para o nosso Partido e o nosso Estado, e para o nosso povo, um ano verdadeiramente significativo. Sendo ao mesmo tempo o ano do 80º aniversário da fundação do Partido e do 80º aniversário da libertação da pátria, bem como o último ano da execução do plano quinquenal, cada dia deste ano esteve longe de ser comum.
A 11ª Reunião Plenária do 8º Período do Comitê Central do Partido apresentou como orientação geral do trabalho de 2025 a promoção substancial dos preparativos para ingressar na etapa seguinte do desenvolvimento, ao mesmo tempo em que se conclui com êxito o plano quinquenal.
Todo o povo, elevando bem alto o programa de ação prática apresentado pelo Partido e levantando-se em uníssono, lutou de forma ainda mais ousada, mais concreta e mais intensa, alcançando, assim, resultados notáveis e sucessivos em todos os domínios da construção socialista.
Como declarou o estimado camarada Secretário-Geral, o ano de 2025 é um ano histórico de virada, no qual, com o vigoroso ímpeto de avanço do desenvolvimento integral, se rompe com confiança a linha final da execução do plano quinquenal e se acumula a força motriz para uma transição enérgica a uma nova etapa.
Com este ano, que fez sentir de modo vívido a velocidade acelerada do avanço e a força autossustentada duplicada por meio de transformações e mudanças deslumbrantes, o percurso orgulhoso dos últimos cinco anos firmou-se como um sólido alicerce que sustenta a luta incessante rumo a uma etapa mais elevada e as novas vitórias que continuarão sendo alcançadas.
Ao atravessar os processos preparatórios indispensáveis para a luta da próxima etapa, reforçando cem vezes mais a independência e a capacidade de autodefesa, mantendo de forma coerente a iniciativa e o espírito progressista, e intensificando o ímpeto de inovação, criação e avanço, o nosso povo transborda de grande confiança e vitalidade. A elevada autoconfiança e a coragem de todo o povo são, precisamente, a força motriz inesgotável do desenvolvimento do nosso Estado.
Nesta reunião, foram apresentadas diversas tarefas destinadas a garantir a realização bem-sucedida do 9º Congresso do Partido, que se tornará um ponto de virada decisivo para impulsionar com vigor o fortalecimento e o desenvolvimento do nosso Partido e para ampliar ainda mais a força motriz do avanço rumo ao desenvolvimento integral da construção socialista.
Receber o 9º Congresso do Partido como um congresso de glória é uma importante tarefa política que confirma, mais uma vez, que a ideia e a política do Partido do Trabalho da Coreia são científicas e que sua extraordinária capacidade de liderança é invencível e infalível.
Os resultados notáveis que vêm sendo alcançados na luta de abertura e na luta de transformação da primeira etapa rumo ao desenvolvimento socialista integral estão diretamente ligados à extraordinária liderança do nosso Partido. Graças aos claros programas de luta e às estratégias apresentadas pelo nosso Partido, o nosso povo pôde multiplicar sua força de avanço e de mobilização e avançar diretamente para vitórias ainda maiores. Pela liderança extraordinária do nosso Partido, que inculcou profundamente em todo o povo o verdadeiro significado do patriotismo e estimulou a todos a se engajarem na luta pela revitalização e desenvolvimento do Estado, avivando em todos os campos da construção socialista o espírito de criação de novos padrões, novos recordes e novos milagres, cada ano da execução do plano quinquenal foi repleto de conquistas em expansão e crescimento, ficando nitidamente gravado na história do país.
Quando, em todos os setores e em todas as unidades, se alcançam mais excelentes resultados com uma capacidade de execução firme e inabalável, a autoridade dirigente e o poder combativo do Partido do Trabalho da Coreia se elevam ainda mais.
Receber o 9º Congresso do Partido com orgulhosos êxitos de trabalho constitui uma grande demonstração do poder da unidade monolítica, na qual todo o povo se une de um só coração e uma só vontade em torno do grande Partido.
Para o nosso povo, que compartilha com o Partido o pensamento, a vontade e os passos, não existe o impossível na concretização dos desígnios do Partido. Quanto mais se acumulam as dificuldades e obstáculos, quanto mais vastas são as tarefas da luta, mais firmemente ele guarda a lealdade inabalável e se levanta com ousadia. O poder da unidade indissolúvel, mais forte que as provações e mais impetuoso que os desafios, torna-se a fonte que faz surgir milagres que surpreendem o mundo.
Receber de forma significativa, com grandes realizações impregnadas de esforço árduo e de ardor inesgotável, o congresso do Partido que constitui um divisor de águas no desenvolvimento da nossa revolução é a tradição de luta do nosso povo. A honra de poder gravar em suas próprias criações o cartão de visita de presente oferecido ao congresso do Partido é um direito reservado apenas aos verdadeiros patriotas que, iniciando com uma partida ousada movida pelo amor à pátria, prosseguiram com uma luta incessante e alcançaram resultados orgulhosos. O espírito criador e o estilo de luta do povo da província de Kangwon, que, por meio de uma luta ousada e ininterrupta, estabeleceu sólidas bases motrizes de autossustento e autossuficiência e ofereceu ao 9º Congresso do Partido um precioso patrimônio do qual também as gerações futuras se beneficiarão, vêm agora estimulando infinitamente todo o povo à luta pela implementação das resoluções do Partido.
O período até a convocação do 9º Congresso do Partido constitui um momento extremamente importante e responsável para concluir com êxito a implementação das resoluções do Partido e avançar para uma nova etapa de transformação. Mesmo que se trate de dar passos ainda maiores rumo ao cumprimento das metas do próximo plano quinquenal, ou de expandir rapidamente a fase ascendente conquistada a um alto custo de luta, não pode haver sequer uma pendência mínima na execução das tarefas apresentadas.
O Comitê Central do Partido, nutrindo grande orgulho e autoconfiança por ter sublimado os últimos cinco anos como um grandioso período de abertura rumo à prosperidade integral, conclamou ardorosamente a imprimir ainda mais ímpeto ao espírito de luta ousado e ofensivo e a avançar com vigor para uma nova etapa de transformação.
Todos os funcionários, militantes do Partido e trabalhadores devem, com ainda maior confiança e coragem quanto ao futuro de sua causa e de sua luta, continuar dedicando-se incansavelmente à abertura do porvir com seus próprios métodos de luta e com o poder da autodeterminação e do autossustento.
Sob a sábia liderança do Partido, alcançamos nos últimos cinco anos transformações verdadeiramente grandiosas e fizemos surgir um panorama de desenvolvimento extraordinário que antes sequer podia ser imaginado. Tudo isso é uma demonstração cabal da invencibilidade da liderança do nosso Partido, e a convicção de todo o povo de que somente no caminho único de seguir o grande Partido residem todas as vitórias, a glória e o amanhã da revitalização civilizacional torna-se cada vez mais firme.
Mesmo um caminho de centenas de milhares de quilômetros se conclui com o último passo. Se, hoje, diante do 9º Congresso do Partido, afrouxarmos a tensão interior e estagnarmos no lugar, as preciosas vitórias alcançadas até agora perderão seu brilho.
Devemos examinar, cláusula por cláusula, as resoluções do Partido e submeter à prova da própria consciência limpa se somos capazes de apresentar ao nosso Partido um relatório de lealdade. Ao mesmo tempo em que concluímos, no mais alto nível, os projetos de construção oferecidos como presentes laborais ao congresso do Partido, devemos assegurar, em todos os lugares, a implementação perfeita das resoluções do Partido, sem que reste sequer o menor ponto insuficiente ou pendente.
A elevada disposição combativa e a autoconfiança das massas são uma força inesgotável que gera milagres. A imensa força espiritual de milhões de militantes do Partido e de todo o povo, que encarnam fielmente o grande espírito ofensivo do nosso Partido, é precisamente a poderosa garantia capaz de concluir vitoriosamente a nossa luta rumo ao 9º Congresso do Partido.
Atualmente, a situação geral é extremamente encorajadora, e o fervor político e o ímpeto de avanço do nosso povo encontram-se extraordinariamente elevados. É preciso imprimir ainda mais vigor a esse espírito de luta ousado e ofensivo.
A luta de hoje é uma batalha ofensiva tenaz para consolidar e ampliar ainda mais os êxitos já alcançados. A inovação contínua e os saltos sucessivos são características próprias do nosso povo, que gosta de fazer revolução, gosta de lutar, avança incessantemente e combate sem jamais se curvar, e constituem também o método de liderança do Partido do Trabalho da Coreia, que supera com firmeza qualquer provação e avança sempre para a frente, rumo ao futuro, como uma tempestade.
Em todos os setores, é preciso estabelecer com precisão os objetivos da luta da próxima etapa voltados ao desenvolvimento qualitativo e encontrar métodos científicos e realistas para sua realização. Devem-se preparar de maneira sólida as condições para que a nova era de transformação das localidades se estenda continuamente ano após ano, e, no setor agrícola, realizar de forma substancial os preparativos da produção para assegurar colheitas abundantes no ano significativo em que se realiza o 9º Congresso do Partido. Em todos os setores e unidades, deve-se aprofundar incessantemente a luta pelo aumento da produção e pela economia, acumulando possibilidades e potencialidades que permitam dar um novo salto a um patamar ainda mais elevado.
Quando os militantes do Partido avançam com vigor, as massas os seguem, e a força espiritual de todo o povo irrompe como um vulcão em erupção.
Para que os militantes do Partido do Trabalho da Coreia comprovem com prática resoluta o juramento feito diante da bandeira do Partido, para que deem brilho à vida de pioneiros que abrem as brechas do avanço, cada um deve tornar-se uma chama que não se apaga, fazendo com que sua unidade e seu posto fervilhem de ardor revolucionário, ardor de luta e ardor patriótico. Na luta para receber dignamente o 9º Congresso do Partido, devem demonstrar com feitos notáveis quem são, de fato, os militantes do Partido do Trabalho da Coreia.
É necessário elevar por todos os meios a atividade das organizações partidistas, a fim de intensificar ainda mais o ímpeto de luta de todo o povo do país para receber o 9º Congresso do Partido como um congresso de glória.
As organizações partidistas de todos os níveis devem fazer com que as massas compreendam profundamente a ideia da 13ª Reunião Plenária do 8º Período do Comitê Central do Partido, o grande significado do 9º Congresso do Partido e as tarefas de luta colocadas diante de suas respectivas unidades, ao mesmo tempo em que sintetizam de forma rigorosa a situação da implementação das resoluções do Partido, garantindo a obtenção dos melhores resultados. Devem mobilizar totalmente as forças e os meios de propaganda e agitação, elevando ao máximo sua eficácia, para que em todos os lugares ressoe com força o toque da corneta de avanço rumo ao 9º Congresso do Partido e transbordem nova vitalidade e novo ambiente. Seguindo métodos de trabalho ideológico inovadores e dinâmicos das fileiras revolucionárias, deve-se fazer com que milagres e inovações floresçam em todos os campos da implementação das resoluções do Partido.
A luta de hoje exige que os nossos funcionários, que são os quadros dirigentes da revolução, tornem-se os porta-estandartes da execução incondicional da política do Partido.
Os funcionários devem, por meio de uma prática responsável e ousada, transformar suas unidades e regiões em lugares capazes de receber dignamente o glorioso congresso do Partido, assumindo a dianteira, elevando ainda mais o nível de exigência e conduzindo habilmente as massas como comandantes de campo. Quando os funcionários organizam e dirigem todo o trabalho com ímpeto combativo, em estilo de linha de frente, criando novos padrões com uma nova visão e um novo modo de atuar, o ímpeto geral da marcha torna-se ainda mais elevado.
Há a sábia liderança do Partido do Trabalho da Coreia e há um povo forte que sustenta os desígnios e as decisões do Partido com ação prática resoluta; por isso, a vitória é certa.
Avancemos todos com vigor para receber o 9º Congresso do Partido como um congresso dos vencedores, um congresso de glória!