Pelo lado coreano, participaram Kang Sok Ju, primeiro vice-ministro das Relações Exteriores; e pelo lado japonês, participaram Masaaki Yamazaki, secretário-chefe adjunto do Gabinete; Koro Bessho, secretário do Primeiro-Ministro; Hitoshi Tanaka, conselheiro do Ministério das Relações Exteriores; Mitoji Yabunaka, diretor do Departamento de Ásia-Oceania do Ministério das Relações Exteriores; e outros membros da delegação.
No encontro e nas conversações, ambas as partes reafirmaram a "Declaração RPDC-Japão de Pyongyang" adotada em setembro de 2002, discutiram questões relacionadas à sua implementação, trocaram opiniões sobre questões internacionais gerais e sobre uma série de temas surgidos no processo de melhoria das relações bilaterais.
O camarada Kim Jong Il apresentou os princípios fundamentais que devem ser considerados para a melhoria das relações RPDC-Japão.
Ele afirmou que o fato dos dois países, que são geograficamente próximos e historicamente interligados, permanecerem em um estado anormal por mais de meio século após a guerra é algo totalmente prejudicial sob qualquer ponto de vista, destacando que a convivência amigável, a coexistência e a coprosperidade entre RPDC e Japão atendem aos interesses de ambas as partes e também contribuem para a paz e a estabilidade da Ásia e do mundo.
Também afirmou que a normalização das relações anormais entre RPDC e Japão é uma missão histórica confiada aos políticos de hoje, e que, se ambas as partes se comprometerem e agirem de acordo com os desejos e interesses dos povos dos dois países, não haverá problema que não possa ser resolvido.
O camarada Kim Jong Il ressaltou que o governo da República continuará se empenhando ativamente na implementação da "Declaração RPDC-Japão de Pyongyang", e observou que o avanço na melhoria das relações RPDC-Japão depende, em grande medida, da atitude e da posição adotadas pela parte japonesa.
O primeiro-ministro Koizumi expressou pesar pelos acontecimentos desagradáveis ocorridos nas relações com a RPDC até então, ressaltou que atribui importância à "Declaração RPDC-Japão de Pyongyang" e manifestou a intenção de cumprir com sinceridade esse acordo, transformando a relação de hostilidade em cooperação e promovendo a normalização das relações entre os dois países.
Ele afirmou com segurança que, doravante, o Japão deixará de aplicar as chamadas “leis de sanção” contra a RPDC, tratará os coreanos residentes no Japão de maneira não discriminatória e amistosa, e, para restabelecer a confiança entre os dois países, retomará imediatamente a ajuda humanitária à RPDC, fornecendo 250 mil toneladas de arroz e medicamentos no valor de 10 milhões de dólares.
O encontro e a cúpula foram conduzidos em um ambiente sério e franco.
Este encontro e cúpula entre os líderes de RPDC e Japão constituem um acontecimento histórico de grande significado para restaurar a confiança entre os dois países, melhorar suas relações e promover a paz e a estabilidade da Ásia e do mundo.
* * * *
Para promover a implementação da "Declaração RPDC-Japão de Pyongyang" e o restabelecimento da relação de confiança entre os dois países, o primeiro-ministro japonês Junichiro Koizumi chegou a Pyongyang no dia 22 em visita ao nosso país.
O avião que transportava o primeiro-ministro e sua comitiva aterrissou no Aeroporto de Pyongyang às 9h15 da manhã.
Junto ao primeiro-ministro vieram Masaaki Yamazaki, secretário-chefe adjunto do Gabinete; Hitoshi Tanaka, conselheiro do Ministério das Relações Exteriores; Mitoji Yabunaka, diretor do Departamento de Ásia-Oceania do Ministério das Relações Exteriores; além de outros membros da delegação.
No aeroporto, Kim Yong Il, vice-ministro das Relações Exteriores, e funcionários de departamentos relacionados receberam o primeiro-ministro e sua comitiva.
* * * *
O primeiro-ministro japonês Junichiro Koizumi, que visitou nosso país, partiu de Pyongyang no dia 22.
No aeroporto, Kim Yong Il, vice-ministro das Relações Exteriores, e funcionários de departamentos relacionados despediram-se do primeiro-ministro e de sua comitiva.
O avião que transportava o primeiro-ministro e seus acompanhantes decolou do Aeroporto de Pyongyang às 18h50.
* * * *
Primeiro-Ministro japonês concede coletiva de imprensa
Em 22 de setembro, o primeiro-ministro japonês Koizumi Junichiro concedeu uma coletiva de imprensa no Hotel Koryo, em Pyongyang, relacionada à sua visita ao nosso país.
Participaram da coletiva jornalistas da imprensa escrita, de agências de notícias e emissoras de Pyongyang, jornalistas de Chongryon, correspondentes estrangeiros residentes em nosso país e os jornalistas que acompanharam o primeiro-ministro japonês.
Na coletiva, o primeiro-ministro declarou que o objetivo de sua segunda visita à RPDC era reafirmar que é de extrema importância implementar com sinceridade a "Declaração RPDC-Japão de Pyongyang", e que esta visita visa normalizar a atual relação anormal entre os dois países, transformar as relações hostis em relações amistosas, e as de confronto em relações de cooperação.
Ele apontou que desta vez ocorreu uma conversa franca e que foi reafirmado que a "Declaração RPDC-Japão de Pyongyang" constitui a base para a melhoria das relações entre os dois países.
Declarou esperar que esta visita se torne um ponto de virada para a realização do estabelecimento de relações diplomáticas entre o Japão e a RPDC.
Em seguida, respondeu às perguntas dos jornalistas.
[Agência Central de Notícias da Coreia]
Nenhum comentário:
Postar um comentário