O camarada Ko Kyong Chan (96) é um respeitado veterano de guerra que fez importantes contribuições para a vitória na Guerra de Libertação da Pátria.
Nascido em uma família de trabalhadores pobres, em 1933, trabalhou em uma pedreira ainda muito jovem, antes da libertação da Coreia. Sob o caloroso amparo do grande Líder camarada Kim Il Sung, pôde desfrutar de uma vida digna e cursar os estudos.
Com a eclosão da Guerra da Coreia, alistou-se no Exército Popular em outubro de 1950, com apenas 17 anos, atuando como soldado de reconhecimento.
Deslocando-se por diversos territórios em busca de informações vitais para a vitória da Coreia socialista, arriscou bravamente a própria vida, tornando-se verdadeiramente os "olhos e ouvidos" do Comando Supremo. Investigou as movimentações do inimigo nas províncias de Chungchong Sul e Chungchong Norte. Em especial, no condado de Yongdong, observou o acúmulo de equipamentos militares e trens de suprimento, além de sinais de tentativa de contra-ataque — informações que seriam de grande valor para operações futuras.
Ademais, mesmo sendo o mais jovem de sua unidade, liderou um esquadrão formado por nove soldados, todos mais velhos do que ele.
Por seus méritos, recebeu, em 7 de maio de 1952, a Ordem da Bandeira Nacional de Primeira Classe.
No pós-guerra, continuou contribuindo para a defesa da pátria e o desenvolvimento do país como militar.
Mesmo após a aposentadoria, segue participando da educação das novas gerações, compartilhando suas experiências como veterano de guerra e comparecendo a eventos comemorativos pelo Dia da Vitória.
Em 27 de julho de 2025, a Televisão Central da Coreia exibiu uma reportagem sobre sua vida, por ocasião do 72º aniversário da vitória na Guerra de Libertação da Pátria.
Nenhum comentário:
Postar um comentário