sábado, 26 de julho de 2025

Armas beneméritas que brilham junto com as medalhas de herói

Na exposição de armas de mérito e de interesse histórico do Museu Comemorativo à Vitória na Guerra de Libertação da Pátria, destacam-se os caças nº 12, 009 e 1032 e o torpedeiro nº 21, que ostentam em seus corpos a Medalha de Herói da República Popular Democrática da Coreia.

Esses artefatos transmitem os méritos heroicos dos aviadores e marinheiros que lutaram com valentia segundo os métodos originais de combate apresentados pelo grande Líder camarada Kim Il Sung.

O piloto do caça nº 12, Kim Ki Ok, abateu 11 aviões inimigos, inclusive o bombardeiro estadunidense "B-29", que era dito como uma “fortaleza aérea”, e danificou outros quatro em vários combates aéreos.

O caça nº 009 também derrubou aviões das tropas ianques no céu do rio Chongchon e do lago Jangjin, cumprindo com excelência várias missões de combate.

O outro, nº 1032, derrubou 7 aviões inimigos e danificou 3 apenas em um mês, no céu sobre regiões da costa oriental como Hamhung e Ryonpho.

O torpedeiro nº 21 afundou o cruzador pesado estadunidense "Baltimore" na batalha naval de Jumunjin, travada no início de julho de 1950.

Em novembro de 2011, o grande Dirigente camarada Kim Jong Il tomou a medida de conceder o título de Herói às armas e equipamentos técnicos de combate que realizaram méritos durante a passada guerra coreana.

Os caças nº 12 e 009 receberam o título de Herói da República em janeiro de 2012, e o caça nº 1032 e o torpedeiro mencionado, em julho do mesmo ano.

Agência Central de Notícias da Coreia

Nenhum comentário:

Postar um comentário