terça-feira, 2 de setembro de 2025

Rússia se esforça para desenvolver a indústria nuclear e a cooperação internacional

A Rússia dedica grande atenção ao desenvolvimento da indústria nuclear.

Ontem como hoje, a indústria nuclear continua sendo na Rússia uma indústria central para o fortalecimento da defesa nacional e para o desenvolvimento de muitos setores. Não poucos cientistas e técnicos servem nesse campo, lutando pela segurança do Estado e pelo desenvolvimento independente e autônomo.

Há pouco tempo, o Presidente Putin, em uma mensagem de felicitação por ocasião do 80º aniversário da fundação da indústria nuclear, avaliou altamente os esforços dedicados dos cientistas e técnicos.

Na mensagem, ele destacou: “Sentimo-nos orgulhosos dos extraordinários fundadores do programa nuclear e das muitas gerações de talentosos cientistas, técnicos e especialistas. Graças às suas qualidades profissionais e ao seu trabalho dedicado, centenas de novas fábricas, institutos de pesquisa e escritórios de design entraram em funcionamento no período passado, e foi organizado um complexo científico-industrial unificado, formando o escudo nuclear confiável da pátria.” E expressou ainda sua confiança de que os especialistas nucleares continuarão mantendo a linha de reforçar a cooperação internacional neste campo e expandirão as pesquisas básicas e aplicadas.

No encontro subsequente com os funcionários das empresas e cientistas do setor nuclear, o Presidente Putin declarou seu respeito aos contribuintes dessa área, afirmando que a segurança e o desenvolvimento da Rússia são graças a eles; que, com seu talento e forte vontade, prepararam o firme escudo nuclear do país e tornaram possível que a energia nuclear pacífica fosse utilizada pela primeira vez no mundo para o bem da nação e de toda a humanidade.

Voltando à história da Rússia, a fundação da indústria nuclear em 1945 foi, sem exagero, um evento histórico nesse país. A indústria nuclear determinou o desenvolvimento da economia, da energia, da saúde e da indústria de defesa, contribuindo para a segurança do Estado e para a garantia do equilíbrio estratégico.

Ainda hoje, os cientistas e técnicos do setor nuclear da Rússia desenvolvem as tradições criativas das gerações anteriores. Estão cumprindo eficazmente tarefas de introdução de tecnologias inovadoras nos setores-chave da economia e de modernização dos quebra-gelos nucleares. Também têm dado contribuições significativas ao desenvolvimento espacial.

A corporação estatal Rosatom desempenha um grande papel no desenvolvimento da indústria nuclear da Rússia.

Recentemente, o diretor-geral da empresa visitou uma usina nuclear localizada na região de Sverdlovsk e anunciou planos para o desenvolvimento de novos reatores.

A Rússia, ao mesmo tempo em que intensifica o desenvolvimento interno de sua indústria nuclear, também vem ampliando a cooperação internacional. Vários países estão levando adiante a construção de usinas nucleares com apoio russo, além de receberem serviços técnicos.

Há pouco, a corporação estatal russa Rosatom informou que as negociações para a construção de uma usina nuclear de pequeno porte no Irã estão em sua fase final e deverão ser concluídas em breve.

Com o Níger, país africano, foi assinado um acordo de cooperação nuclear civil que inclui a construção de uma usina nuclear e a reorganização da infraestrutura energética nacional. No memorando de entendimento final, assinado entre a Rosatom e representantes do Ministério da Energia do Níger, estão previstos projetos de cooperação nas áreas de geração de energia elétrica, medicina nuclear e educação.

A Rússia também firmou documentos de cooperação com o Egito e Burkina Faso para a construção de infraestrutura nuclear com fins pacíficos.

Os esforços da Rússia para desenvolver sua indústria nuclear e ampliar a cooperação internacional continuam em andamento.

Ri Hak Nam

Nenhum comentário:

Postar um comentário